A abundância de opções no meio digital, especialmente para os consumidores, tornou a tarefa do marketing mais trabalhosa e especializada.
Mas, existe uma modalidade que traz um “norte” às estratégias de divulgação. É a técnica do geomarketing.
Já que o mercado consumidor é pautado por muitíssimas ofertas, constantes demandas e um público cada vez mais segmentado, o marketing.
Isto é, a via entre a marca e o cliente, deve ser pensado de forma a conquistar máxima eficácia.
Existem profissionais do marketing, gestores e empresários que já usam o método, mas talvez ainda não o conheçam por definição.
Ao ativar a localização do Google para a rede social ou site de uma empresa, isso é um exemplo de fazer geomarketing.
Mas, essa é apenas uma das formas de empregar o método.
As mídias sociais, os aplicativos, as plataformas online e os canais de divulgação evoluíram para que o geomarketing se tornasse uma realidade e para que a captação de leads aumentasse.
Confira abaixo qual a definição de geomarketing, seus tipos e os muitos benefícios que a implementação dessa técnica pode trazer à sua empresa.
O que é Geomarketing?!
O marketing é um ramo de conhecimento muito amplo, do qual o geomarketing faz parte.
Este se define como uma técnica de aprimoramento das ações de marketing através da análise de dados de localização tanto da empresa quanto dos potenciais clientes.
Apesar de ser uma tática tradicional, implementada a partir da década de 1950, o geomarketing ganhou mais força atualmente, com a chegada e popularidade dos smartphones.
É possível rastrear endereços de IP, informações sobre GPS; tudo em tempo real. Hoje em dia, uma empresa consegue rastrear literalmente para onde o público irá.
O marketing eficaz deve ser segmentado, ou seja, orientado a partir de dados para que a marca atinja o seu público específico: as pessoas com reais demandas que convergem com a oferta da empresa em um casamento perfeito.
Mas para que esse casamento aconteça, todas as ações de marketing devem ser focadas. Quanto mais preciso, melhor.
Faz sentido que o geomarketing seja particularmente valioso no B2B, pois é um mercado de clientes selecionados por natureza.
Haja vista que os consumidores do B2B são empresas que desejam contratar outras empresas.
Saber a localização das empresas que podem se tornar leads é essencial para criar uma Lista de Empresas personalizada, apenas com clientes potenciais para o seu negócio!
Dessa forma, será possível prospectar Leads, propensos a fechar uma venda com a sua empresa.
Um detalhe importante a ser revisto é a localização onde as vendas em alta ocorrem.
Dessa forma, você poderá prospectar regiões onde seu produto ou serviço possui uma excelente taxa de conversão.
Conheça os tipos de Geomarketing
Se o marketing, como um todo, já é absurdamente amplo, as novas tecnologias fizeram com o que geomarketing tornasse igualmente abrangente.
Existem as modalidades de marketing tanto online quanto offline. Confira elas quais são:
Geomarketing offline
Essa espécie de geomarketing é mais ampla do que específica, no sentido de que aborda um perímetro de atuação de um negócio.
A estratégia busca saber quem são os consumidores de uma determinada região e quais são seus hábitos, suas necessidades.
É especialmente focada na localização do público consumidor.
O geomarketing offline pode ser usado de forma micro, por regiões menores como endereços pessoais, bairros e cidades, até a forma macro, que abarca estados, países e continentes inteiros.
É uma estratégia bem empregada por empresas em crescimento que buscam lugares propícios à instalação de novas filiais.
A observação deste tipo de marketing é feita em cima de dados das pessoas, do clima, da história cultural e econômica de uma localidade, bem como dos mapas.
Por isso é chamada de offline. Não é necessário o uso mais comum da localização no Maps, por exemplo, para que as estratégias de marketing sejam definidas.
Geomarketing online
Já o geomarketing online depende dos dispositivos de localização para que funcione.
Se o geomarketing offline trabalha de forma mais ampla, a maior e melhor virtude do geomarketing online é a precisão.
Com geomarketing as possibilidades são infinitas.
Por causa do advento da internet móvel e dos avançados smartphones, as empresas são capazes de acompanhar o dia inteiro das pessoas online.
Os dados vão muito além dos demográficos.
É possível saber para onde vão, em quais lojas compram, quais estabelecimentos frequentam e em que momento do dia.
Cada um desses dados é usado para construir, bloco a bloco, a chamada perfeita de maneira que a oferta torne-se cada vez mais irresistível.
Mas, é preciso ressaltar que a prática efetiva e constante do geomarketing online requer ferramentas tecnológicas.
Não é à toa que o Big Data, por exemplo, tornou-se de inestimado valor.
Benefícios do Geomarketing para empresas
Por tudo o que já se conhece sobre o geomarketing, é fácil notar o seu impacto benéfico tanto no dia-a-dia quanto nos resultados almejados por uma empresa.
Usar essa técnica permite a criação de estratégias mais cirúrgicas, com altas chances de acerto, o que em última análise reduz custos e traz lucratividade.
Alinhamento dos objetivos
É basicamente a noção de saber onde se quer chegar.
Quando não se conhece bem os rumos que o consumidor toma, para onde vai e o que faz, é difícil pensar em metas claras a serem atingidas.
Infelizmente, isso afeta todo o plano de ação, desde a concepção de uma campanha de marketing até as etapas de vendas.
Portanto, com os dados extremamente precisos levantados pelos programas de localização, o risco de traçar metas sem sentido é mínimo.
Logo, chegar aos objetivos se torna uma tarefa realizável.
Otimização de Investimentos
O geomarketing visa dar direção a toda produção de marketing, seja de conteúdo, seja em tráfego pago ou em qualquer espécie.
Quando se parte dessa premissa, fica claro que o investimento será realizado somente em atividades e estratégias que convergem com o resultado da análise de dados.
Ao olhar para o geomarketing, um gestor dessa área saberá onde é melhor investir pesado, e onde é conveniente não investir.
Aumento de conversão de Leads
Saber onde estão os leads, de forma literal, é uma informação valiosa para posicionar uma empresa em sua estratégia de marketing.
O uso de dados permite que uma empresa qualifique esse lead através do marketing de conteúdo para que, ao cabo do funil de vendas, seja convertido.
No que tange a prospecção B2B, as informações precisas do geomarketing são ainda mais importantes ao longo das atividades de conversão de leads.
Conclusão
Uma empresa de sucesso é aquela que observa as transformações do mundo e, consequentemente, do mercado, a todo o tempo.
Com a transformação digital, veio também o uso tecnológico da localização e a expansão do geomarketing.
Se a empresa entra nessa tendência, pode se transformar em uma vitrine, em um referencial, e por fim em uma verdadeira especialista em entender clientes e suas demandas, a ponto de criar uma oferta irresistível.
Até o próximo insight,
Abraço!