Trabalho desenvolvido pelo setor de RH tem papel fundamental para atração e retenção de talentos.
O plano de carreira é um instrumento estratégico para as empresas conquistarem longevidade. Por meio dele, é possível estruturar a jornada dos colaboradores no negócio, identificando os perfis compatíveis com cada cargo e possibilitando o desenvolvimento profissional. Essa estruturação é um diferencial competitivo para atrair e reter talentos.
Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em 2020, mostrou que para 37% dos trabalhadores brasileiros, a perspectiva de crescimento na empresa é o principal fator para a escolha de uma vaga de emprego, superando até mesmo a remuneração e os benefícios, mencionados por 20% dos entrevistados.
Para os profissionais, o plano de carreira assegura mais transparência sobre os processos da empresa e mais oportunidades de crescimento. Além disso, é um fator motivacional. Estudo realizado pela consultoria Etalent, em parceria com a Catho, em 2015, revelou que 55% dos colaboradores que têm plano de carreira se sentem mais felizes com a vida profissional.
Como colocar em prática
A chegada de um novo ano é o momento de planejamento para as empresas. É a hora de analisar os possíveis desafios, criar metas, organizar os processos e se preparar para um novo ciclo. Esta também pode ser a oportunidade de estruturar um plano de carreira para os colaboradores.
A tarefa deve ser desenvolvida pelo setor de Recursos Humanos. Na prática, é preciso criar um programa interno que permita a mobilidade dos talentos, ou seja, identificar competências e objetivos dos profissionais que integram a equipe e fazer o alinhamento com os valores e os projetos da empresa.
Para isso, é necessário conhecer bem os colaboradores e dar espaço de escuta para a equipe; mapear os cargos existentes na empresa e quais as competências necessárias para ocupá-los; definir um plano de cargos e salários; oferecer treinamentos; dar feedbacks sobre o trabalho da equipe; e incentivar a participação dos funcionários.
A implantação e a manutenção de um plano de carreiras é um trabalho abrangente e feito em várias etapas, que pode ser otimizado com o uso de um software de gestão de RH.
Estratégia de retenção
A alta rotatividade é um dos principais problemas enfrentados pelo mercado de trabalho brasileiro. Em 2013, o país apareceu como líder nesse quesito em pesquisa feita pela Robert Half em 13 países. De acordo com o levantamento, a falta de reconhecimento e os baixos salários foram apontados como os principais motivos para a demissão de profissionais.
A chegada da geração Z – que reúne as pessoas nascidas entre 1995 e 2012 – ao mercado de trabalho aumentou a convivência de diferentes faixas etárias nos ambientes corporativos e trouxe novos desafios para gestores e líderes sobre como reter talentos com anseios e posturas tão diversas. A implantação de um plano de carreiras pode ser um atrativo para as tantas gerações.
A diversidade geracional é positiva em termos de troca de experiências e presença de diferentes vozes e ideias nas organizações. Na avaliação da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), as empresas que souberem extrair os pontos fortes de cada grupo etário serão mais produtivas e bem sucedidas.