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Como fazer uma campanha de SEO eficaz?

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Como você pode imaginar, os resultados orgânicos ocorrem naturalmente. Porém é normal pensar que existe uma meritocracia no algoritmo que faz com que o Google mostre esse ou aquele resultado na frente de outros.

E isso é verdade. Porém, existem empresas especializadas em Otimização de Sites (SEO) que conhecem as técnicas necessárias para fazer seu site ter o mérito exato para subir nas pesquisas e levar mais tráfego orgânico.

Os resultados de tráfego orgânico são o Santo Graal para muitas empresas - indica frequentemente que uma empresa está fornecendo informações e soluções valiosas ao seu público ou a determinado nicho específico de mercado.

O tráfego orgânico é considerado tão valioso, de fato, que estar no topo dos resultados da pesquisa orgânica é visto como uma indicação clara de sucesso.

E PORQUE O SEO DEMORA TANTO TEMPO PARA GERAR RESULTADO?

Esta é uma pergunta que sempre ouvimos dos clientes. SEO é mal compreendido, e pode ser difícil comunicar o valor do tráfego orgânico e dos resultados aos clientes que estão habituados a ver retornos imediatos em outras formas de marketing, como o link patrocinado por exemplo.

Os resultados do tráfego orgânico em que nos vamos concentrar hoje incluem:

- Topo dos Resultados da Pesquisa Orgânica

- Palavras-chave mais populares

A fim de entregar eficazmente os resultados do seu trabalho, a agência web precisa ser capaz de explicar como funciona SEO e o que significa o tráfego orgânico e qual a importância do volume de pesquisas de determinada palavra chave.

Vamos supor que um cliente queira otimizar para a palavra Telas de Proteção. Essa palavra sozinha tem uma busca aproximada de 31.000 pesquisas mensais.... Só nessa palavra.

Fora as suas variantes, que vamos denominar aqui de Long Tails, ou termos de cauda longa. Esses termos seriam, por exemplo, telas de proteção para janelas, ou onde comprar telas de proteção em SP, e assim por diante.

Cada palavra chave dessa tem seu volume próprio de pesquisas e você, somando isso, cria um número absurdo de intenções de compra em torno do nicho “telas de proteção”.

Se uma empresa consegue ficar nas primeiras posições das pesquisas orgânicas para esse nicho, vai com certeza fechar muitos negócios e instalar muitas redes em sua região.

E o melhor, sem custos... já que diferente do link patrocinado (que cobra por clique), a pesquisa orgânica é gratuita. Seu trabalho e investimento é fazer com que seu site esteja no topo das pesquisas para palavras chaves relevantes.

COMO COLOCAR MEU SITE NO TOPO DO GOOGLE?

O primeiro passo é entender que você precisa estar lá. Aceitando isso, você deve contratar uma empresa especializada em otimização de sites.

Eles vão fazer uma auditoria completa em seu projeto e vão levantar todos os problemas existentes no seu site e vão criar uma estratégia para corrigir tudo isso.

Essas correções envolvem mudanças nos textos, chamadas, etc., para valorizar as palavras chaves com mais pesquisas em seu nicho.

Depois vão ajustar a parte técnica, como velocidade, acessibilidade, ver se o projeto é responsivo (se abre em todos os tipos de dispositivos) e tudo mais o que compõe a parte de SEO On Page do projeto.

Feito isso, vão verificar a parte de autoridade de domínios, páginas e linkbuilding. Seu site vai ser mais presente em redes sociais e em outros projetos, com divulgação constante de notícias em sites de alto tráfego. Essa etapa é conhecida como SEO Off Page.

Tudo isso junto vai mostrar para o Google que seu projeto tem uma cara nova, que vem sendo bem cuidado, estão preocupados em oferecer aos seus leitores a melhor qualidade de conteúdo e imagens, e com isso, outros projetos estão comentando sobre você, citando você como referência sobre o assunto.

Tudo isso leva meses para acontecer. Em média de 3 a 6 meses. Mas, uma vez que a estratégia entre em cena e você seja notado, o resultado é muito bom. Seu tráfego vai aumentar, sendo que você vai ser visualizado por pessoas que realmente querem saber sobre o que você vende ou oferece serviço.

Não adianta ter um site de telas de proteção e o seu melhor artigo em termos de tráfego falar sobre mensagens de feliz ano novo. Você precisa aparecer para quem procura por coisas semelhantes ao que você vende. Só assim vai fazer sentido para aumentar sua conversão.

EU NÃO ENTENDO O QUE EU ESTOU PAGANDO

No início, é o que os profissionais de SEO mais ouvem e é normal, né? Se o cliente soubesse tudo o que o site precisa ter para aparecer no Google, ele mesmo faria a otimização do site dele.

Mas o cliente está lá, matando um leão por dia. Como vai sobrar tempo para ele trabalhar, estudar sobre otimização e ainda aplicar tudo isso? Não dá!

Então ele deve contratar a agência e essa agência deve mostrar relatórios constantes sobre tudo o que está sendo feito no site. Isso porque nos primeiros meses, toda essa questão técnica fica invisível aos olhos do cliente.

Até que toda a estratégia dê resultados visíveis para ele, a agência já fez muito, e consegue mostrar muito pouco. Mas esse pouco deve ser planilhado e mostrado mensalmente, para que assim todos saibam em que pé está a campanha.

O cliente só vai acreditar quando ele ver o site dele começando a aparecer no Google. Ele vai sentar e pesquisar “Tela de proteção para janelas” por exemplo, e vai se ver lá nas primeiras páginas, coisa que ele nunca apareceu. Só aí ele vai ficar mais calmo.

Mas, dependendo do termo e do nicho de mercado, isso pode demorar mais ou menos. Tudo é incerto porque, ao mesmo tempo que você está investindo em SEO, seus concorrentes também podem estar.

E isso faz do Google um organismo vivo que tem mudanças diárias em termos de pesquisa.

Uma coisa é certa. Você que é empresário, empreendedor, vendedor, afiliado ou o que for, não pode descartar em hipótese alguma uma campanha de tráfego orgânico.

Porque não dá pra viver só de tráfego pago. Você precisa estruturar uma estratégia que faça recorrência e para isso, o tráfego orgânico é imbatível. Sabendo disso, vamos começar uma campanha de otimização de sites ainda hoje?

Esse texto foi desenvolvido pela equipe da 4 Cores Comunicação, onde você pode encontrar em seu blog outras dezenas de conteúdo sobre Otimização de Sites e Marketing Digital.


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