Se tem um setor que cresceu, muito além do esperado, nos últimos anos, esse foi o da logística. Certamente, esse crescimento foi impulsionado pelo boom do e-commerce, com as empresas buscando soluções que permitissem um serviço melhor e mais rápido.
Assim, hoje a logística, que antes tinha como única preocupação as operações físicas para o armazenamento de materiais, ou como entregar encomenda tal, hoje precisa lidar com uma enorme demanda, com estoques monstruosos e com prazos muito mais apertados, para não ficar para trás num mercado, cada vez mais, tão competitivo.
Atualmente, a logística assumiu um status tão importante dentro de toda a rotina empresarial que acabou dando origem a outro conceito, a de logística integrada, cujo objetivo é melhorar a comunicação entre pessoas e as diferentes áreas, dentro e fora da empresa, ou seja, integrando os setores e atividades.
Mas, afinal o que é logística
Muito se falou em logística mas, na verdade, pouco se sabe sobre o que, realmente, significa logística.
Basicamente, a logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos que visam facilitar todo o fluxo, do estoque, abastecimento, até a movimentação de mercadorias, envolvendo diversos departamentos dentro de uma empresa, desde o de suprimentos, comercial e finanças.
Porém, para que a logística seja eficaz, é fundamental que o gerenciamento aconteça de forma integrada e a melhoria de cada etapa do fluxo é muito importante para o desenvolvimento do sistema como um todo.
Por isso, hoje um bom trabalho de logística exige, também, o uso de tecnologia e de maquinários. Mas, afinal, qual o impacto da logística para as empresas?
A importância de apostar em máquinas pesadas na logística
Por trabalhar com estoque, fluxo de mercadorias, certamente, as máquinas não iriam ficar de fora, as quais exercem função de transporte, movimentação e empilhamento de materiais diversos, geralmente, são fundamentais em situações onde há uma grande quantidade de carga a ser movimentada.
Nesse sentido, ganham destaque as empilhadeiras, ajudando a aumentar a produtividade e otimizar todo o planejamento logístico em indústrias, fábricas, centros de distribuição e varejo, estoques, ou seja, armazenagem e movimentação de produtos em grande quantidade.
Na verdade, embora não sejam as únicas máquinas, atualmente, utilizadas em logística, as empilhadeiras são importantes, substituindo o esforço físico de funcionários para realizarem determinadas tarefas, assim, contribuindo para diminuir riscos de acidentes de trabalho.
Mas, por outro lado, para fazer uso das máquinas, sem comprometer a segurança dos funcionários, é fundamental que as empresas invistam em capacitação, para que as pessoas possam operá-las com total segurança.
Outra máquina muito usada em logística é a plataforma elevatória articulada, que oferece praticidade, rapidez e segurança, ajudando a aumentar a produtividade, diminuindo o tempo de espera e descanso.
A plataforma elevatória funciona como se fosse um elevador, transportando pessoas, materiais, cargas, garantindo muito mais produtividade.
Como podemos ver, a importância da logística atual vai muito além da simples movimentação de mercadorias, sendo responsável pelo gerenciamento de estoques e todo o planejamento que visa suprir as demandas de mercado e a satisfação dos clientes.
E, claro, para poder garantir um bom trabalho de logística, e melhorar os resultados das empresas, é preciso investir em tecnologia e maquinários, enfim, em tudo aquilo que possa garantir mais produtividade e eficácia.