O mercado de fusões e aquisições (M&A) têm se demonstrado cada vez mais aquecido, e o volume de transações continua crescendo mesmo diante do impacto que a crise decorrente da pandemia de COVID-19 trouxe para o Brasil e o mundo. No quarto trimestre de 2020, por exemplo, o número de operações surpreendeu e ficou acima do registrado no mesmo período de 2019.
Já este ano, o volume de M&A teve crescimento de 54% até setembro, sendo mapeadas 1.716 transações que movimentaram R$ 376,2 bilhões, de acordo com dados da Transactional Track Record – TTR. O setor de Tecnologia foi o mais ativo do ano, com 640 transações e crescimento de 83%.
Mesmo diante desse saldo positivo, pode haver dúvidas sobre o melhor momento de entrar em uma operação de fusão ou aquisição de empresas. Como saber se esse é o tipo de negócio ideal para a sua companhia e quais as vantagens que podem ser proporcionadas a partir dessa transação?
Abaixo citamos alguns dos principais ganhos que podem ser decorrentes de uma operação de fusão e aquisição de empresa:
1. Expansão para novos mercados
A primeira grande vantagem de um M&A é a possibilidade de expandir os negócios para novos mercados. Essa é a maneira mais rápida e barata de acessar regiões ainda não exploradas pela companhia, podendo ainda pegar a expertise cultural de uma empresa que já atua em outro estado ou país, superando também barreiras regulatórias e administrativas que seriam impostas ao começar um negócio do zero em um lugar novo.
2. Redução de custos fiscais e de capital
A economia de impostos também é um fator importante e que gera vantagens para quem está pensando em fazer uma operação de M&A. Isso ocorre principalmente quando uma das empresas tem créditos fiscais, mas também há a possibilidade de obter tributos mais baratos a depender de onde a empresa adquirida está localizada. Além disso, pode ocorrer uma redução de custos e capital a partir dessa transação, já que empresas maiores têm mais facilidade na obtenção de recursos financeiros.
3. Acesso a recursos e clientes
Uma fusão ou aquisição de uma empresa que já conta com um bom know how em um determinado setor, com capital humano qualificado e especializado, e recursos tecnológicos e de processos bem consolidados, pode ser uma grande vantagem para o comprador. Tudo isso deve gerar um aumento de receitas, mais facilidade em fidelizar clientes do que se fosse conquistar novos consumidores, e oportunidade de acessar ferramentas que, de outra maneira, gerariam um custo adicional para a empresa.
4. Diversificação de produtos
Empresas com atuação em mercados parecidos podem se complementar e aproveitar a diversificação da grade de produtos ou serviços oferecidos. Isso ocorre a partir da união do portfólio da empresa adquirente com o da adquirida, aumentando as possibilidades de alcance nos mercados em que atuam.
5. Ganho de escala
Um M&A também proporciona maior economia de escala, pois acaba diluindo custos fixos e aumentando a produção. Isso ocorre principalmente por conta da consolidação das empresas, que inclusive podem reduzir a concorrência de mercado ao se fundirem.
Fusão e aquisição com menos risco
Entendendo as vantagens, cabe ao empreendedor mapear quais os riscos que uma operação de fusão e aquisição pode trazer ao seu negócio. Isso inclui a escolha de uma empresa que tem um descasamento em relação à atuação de sua companhia, o que pode gerar uma expansão para segmentos diferentes, tornando a gestão dos negócios mais complexa.
Além disso, a aquisição de uma empresa de um tamanho muito grande pode trazer desafios para o comprador na hora da integração dos processos operacionais, financeiros e administrativos. Outro cuidado é o de não formar um conglomerado que amplie demais a linha de atuação da companhia, pois isso pode dificultar a geração de valor a partir da transação.
Por fim, há um risco dessa estratégia ser motivada por um excesso de fundos, sem uma avaliação precisa sobre as sinergias que a fusão ou aquisição irá trazer ao negócio, dificultando a execução ao final da operação.
É sempre importante fazer um estudo de mercado, avaliando quais são os principais alvos da operação, tendo a certeza de que o perfil da empresa a ser adquirida está de acordo com a companhia compradora. O empresário precisa manter em seu foco a possibilidade de criar valor a partir desse tipo de transação para não cair na armadilha de não conseguir implementar os benefícios que a compra geraria para seu negócio.
Para que a operação de fusão e aquisição seja bem executada, criando valor e diluindo os riscos, é importante contar com uma assessoria especializada que ajude a mapear as melhores oportunidades, passando por todo o processo de compra e venda com foco em entregar as sinergias apontadas no início da operação. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a prepararem suas empresas para transações que gerem maior valor com menor risco.
Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.