Ainda que tenham sido criadas somente a pouco mais de vinte anos, as mídias sociais tomaram conta do dia a dia das pessoas, ganhando números expressivos de usuários em todo o mundo. E no Brasil não é diferente.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, em 2010, aproximadamente 152 milhões de pessoas possuíam acesso à internet, o que representa 81% de toda a população do país.
Dessas pessoas, cerca de 150 milhões são usuárias de redes sociais. Sendo que a média de tempo gasto com esses aplicativos, apenas pelos brasileiros, é de pouco mais de 10h de acesso diário.
No entanto, engana-se quem acredita que esses aplicativos são apenas fontes de entretenimento e distração. As plataformas digitais têm se tornado um dos principais canais de compra e construção de relacionamentos comerciais.
Isso porque, o público consumidor aproveita o fácil acesso a informação para realizar pesquisa de preços, comparação de produtos e, principalmente, para realizar uma avaliação sobre a empresa e qualidade do serviço disponibilizado.
Por esse motivo, as empresas de todos os setores estão cada vez mais fazendo uso das redes sociais como um importante meio de atrair novos leads e compradores. E o mesmo se aplica ao mercado odontológico.
Como utilizar as redes sociais para divulgar o consultório odontológico
A utilização de estratégias de marketing e publicidade é, comumente, um tópico que gera resistência entre os profissionais da medicina e da odontologia. Isso porque, ao contrário dos demais segmentos comerciais, essas áreas são regulamentadas pelo Código de Ética.
No entanto, o investimento neste tipo de ação estratégica não somente é possível dentro das normas da profissão, como também extremamente necessário para que os consultórios consigam desenvolver uma vantagem competitiva e fazer o negócio prosperar.
Neste cenário, o uso das redes sociais e das mídias digitais é uma ótima forma de iniciar essas atividades publicitárias. Especialmente porque, o Marketing Digital tende a ser bastante simples e muito mais econômico e eficiente do que os meios mais tradicionais.
Por isso, se você deseja utilizar esses canais de comunicação na sua clínica, certifique-se de efetuar as seguintes práticas:
1. Faça um planejamento
A realização de um planejamento é extremamente importante para conseguir mensurar a efetividade de cada ação e para ter mais clareza quanto aos objetivos daquele investimento.
Isso guiará os gestores quanto ao tipo de conteúdo a ser produzido, a linguagem que deve ser adotada, a frequência das publicações, entre outros.
Por exemplo, dependendo do objetivo, você pode criar conteúdos que atraiam os usuários de um plano odonto empresa ou ainda divulgar os serviços disponibilizados.
2. Interaja com os seguidores
As redes sociais são, por natureza, um ambiente voltado para a comunicação. Por isso, a interação com o público é extremamente importante para tornar a sua página mais relevante e para aumentar o alcance do seu conteúdo.
Assim, além de investir muitos recursos na produção de postagens – como os tipos de plano dental empresarial que podem ser utilizados para fazer consultas –, também é fundamental responder os comentários das postagens, incentivando novas interações.
3. Invista no Marketing de Conteúdo
Como dito anteriormente, a utilização desses canais de comunicação como meio de promoção de consultórios odontológicos, envolve a produção contínua de conteúdos.
No entanto, é muito importante garantir que esses materiais tenham qualidade, sejam autorais e se adaptem às plataformas em que estão inseridas.
Afinal, tão importante quanto a escolha de um tema que se relacione com o seu meio de atuação, como os beneficios plano odontologico empresas, ainda é necessário:
- Adaptar a linguagem para o seu público;
- Moldar o material à plataforma utilizada;
- Diversificar o formato – em foto, vídeo ou texto –;
- Aplicar as estratégias de SEO;
- Investir nas hashtags e palavras-chave, entre outros.
4. Acompanhe o desempenho das ações
Uma grande vantagem do marketing digital e da utilização das redes sociais é que, geralmente, os próprios aplicativos disponibilizam o acesso a planilhas de resultados e dados acerca do engajamento obtido em cada uma das publicações, em tempo real.
Isso permite uma análise sobre as estratégias que são mais bem recebidas pelo público e sobre as quais não estão dando muito certo. Mas, para isso, é fundamental que o acompanhamento dos resultados seja realizado constantemente.
Erros mais comuns na gestão de mídias sociais
Ainda que a criação de postagens sobre os planos odonto pme ou sobre as vantagens dos tratamentos ortodônticos, sejam consideravelmente fáceis de realizar, é muito importante que os gestores de clínicas odontológicas se atentem a alguns erros relevantes.
Entre alguns dos principais erros – e os mais sérios – estão, é claro, negligenciar as normas do código de ética. Por isso, é preciso manter-se alerta com a lei que proíbe:
- Anúncio de preços de serviços;
- Oferecimento de tratamento gratuito como publicidade;
- Realizar publicações sem assinalar o nome e a inscrição profissional;
- Fotos que permitam a identificação de equipamentos ou tecido biológicos;
- Publicação de fotos ou vídeos durante o tratamento, entre outros.
Mas, além disso, também é importante não cometer erros como o investimento na criação de perfis em muitas redes sociais simultaneamente, a produção excessiva de conteúdos, a falta de constância nas atualizações e a perda da qualidade dos conteúdos.
A postagem de matérias sobre o plano odontologico pme é uma ótima forma de atrair pacientes que possuam esse tipo de assistência, para o seu consultório.
No entanto, também é preciso garantir que esse mesmo conteúdo não seja replicado em diversos sites distintos.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.