Você começou seu negócio de gestão de condomínios, por exemplo, e agora precisa contar às pessoas sobre ele. Parece bastante simples, mas a verdade é que realmente não é.
O tipo de marketing que você faz pode fazer ou quebrar seu negócio. Aqui estão algumas dicas essenciais de marketing para pequenas empresas para você começar no seu caminho para o sucesso.
1. Conheça o seu cliente
Saber mais sobre o seu público é uma das primeiras coisas que você precisa fazer. O planejamento para seu público-alvo pode ajudá-lo a moldar suas ações e decisões.
Quanto mais precisamente você entender quem é seu público, mais eficazmente poderá promover seu negócio e gerar leads. Você precisa identificar o comportamento, as necessidades e os dados demográficos de seus clientes para que possa personalizar suas promoções de acordo. Esta é realmente uma das dicas mais importantes de marketing para pequenas empresas.
2. Defina seus objetivos
Agora que você sabe a quem se destina, a próxima etapa é definir suas metas. A chave do sucesso é um bom planejamento. Você precisa definir seus objetivos, o que deseja alcançar e como chegar lá. Quando você consegue essas coisas, pode desenvolver suas estratégias e táticas.
Medir os resultados de suas ações também é importante. Acompanhando seu progresso, você pode descobrir o que funciona e o que não funciona. Isso permite que você personalize suas ações conforme necessário para obter os resultados desejados.
3. Concentre-se nos benefícios, não nos recursos
A questão do que isso significa é um aspecto central do processo de tomada de decisão do seu cliente. Destacar os benefícios disso, em vez de focar na funcionalidade de seu produto, pode dar a você uma vantagem sobre a concorrência.
Conheça o seu USP e o que torna sua empresa única. Pode parecer óbvio para você, mas é importante que você informe seus clientes sobre os benefícios que eles podem obter ao escolher você e seu produto.
4. Torne o atendimento ao cliente importante
Outro fator essencial que você precisa considerar para ter sucesso em sua área é o excelente atendimento ao cliente. Com o advento das mídias sociais e o crescimento de uma cultura de revisão e recomendação, garantir um atendimento ao cliente extremamente ágil pode fazer maravilhas para o seu negócio.
Ao responder às perguntas das pessoas, você cria confiança em sua marca. Lembre-se sempre de que clientes satisfeitos são seu melhor agente de RP, porque o boca a boca é, de longe, a melhor forma de publicidade.
5. Descubra tudo o que pode afetar o seu negócio
Ao administrar uma empresa, é importante saber o que está acontecendo em seu setor. É uma boa ideia analisar os desenvolvimentos mais recentes e garantir que seus produtos e serviços estejam alinhados com os comportamentos e tendências mais recentes.
Manter-se atualizado com os desenvolvimentos mais recentes o ajudará a ficar um passo à frente de sua concorrência e atender às demandas de seu público.
6. Estabeleça a conexão
A conexão com seus clientes é vital. Uma presença ativa nas redes sociais não é apenas importante.
Seu público presume que pode se comunicar com você a qualquer momento. A interação regular, divertida e envolvente com seu público por meio da mídia social ajudará seus clientes a construir uma conexão emocional com sua empresa.
7. Mantenha seu site atualizado
Um site não é apenas um local estático na Internet. Deve ser verificado e atualizado regularmente. Além disso, sempre deve representar sua empresa.
Além da atualização, também pode ser útil otimizar seu site para as palavras-chave que seus clientes usam com frequência para pesquisar produtos e serviços. Se esta é uma área sobre a qual você sabe pouco, conversar com seu desenvolvedor da web é uma decisão sábia.
Se você tiver orçamento, contratar uma agência de SEO ou um especialista pode resolver o problema. Se você tiver tempo de sobra, pode aprender sozinho.
8. Construa sua rede
A boa publicidade pessoal à moda antiga nunca pode ser subestimada. Afinal, as pessoas fazem negócios com outras pessoas.
Existem várias maneiras de construir sua rede. Por um lado, você pode entrar em contato com seus colegas para promover seu negócio. Você também pode participar de exposições e conferências para marcar presença.
Outra boa ideia é aproveitar a oportunidade para falar o máximo que puder para educar, informar e interagir com um novo público. Com o tempo, você será capaz de construir uma reputação de especialista em sua área, o que pode despertar a curiosidade e o conhecimento das pessoas sobre sua marca. Até mesmo sua concorrência pode estar interessada nas dicas de marketing para pequenas empresas que você usou.