Se até bem pouco tempo atrás poucos sabiam a importância do SEO para as empresas, hoje o trabalho de Search Engine Optimization (otimização para pesquisas de buscas), pode ser decisivo para o sucesso de qualquer marca ou produto.
Um bom trabalho SEO, dentre outras coisas, é o que vai levar seu site a aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa do Google.
Para se ter uma ideia, atualmente, existem mais de 200 critérios que o Google leva em consideração na hora posicionar os sites, e isso está sempre mudando.
Por isso, se precisa melhorar seu posicionamento no Google e não tem como contratar um especialista em SEO, vamos mostrar aqui algumas dicas básicas de SEO, para você colocar em prática no seu site agora mesmo. Confira!
1. Adquira o Certificado SSL
A primeira vista pode parecer algo meio complicado, porém, o certificado SSL nada mais é que aquela sigla “HTTPS” que aparece antes do domínio de um site, com um cadeado do lado esquerdo.
Esse certificado SSL ajuda a proteger os dados dos usuários e garantir que seu site seja um espaço seguro para a navegação. Na verdade, ele é uma chave de criptografia instalada no servidor, que cria um canal de transmissão segura, dificultando roubos de dados.
Justamente, por levar em conta a segurança dos usuários, o Google tem o certificado SSL como um dos critérios para posicionar bem um site.
2. Cadastre sua empresa no Google My Business
O Google My Business é um recurso que permite criar e gerenciar o perfil da sua empresa no buscador e no Google Maps, e é mostrado sempre logo abaixo dos anúncios, em local privilegiado na página.
Por isso, não deixe de cadastrar sua empresa, com todas as informações relevantes e é muito importante, também, não deixar de responder às avaliações e perguntas dos usuários que interagiram com o perfil.
3. Ofereça conteúdo de qualidade
O Google tem como monitorar o tempo que cada usuário navega em sua página, em seu conteúdo, e quanto mais tempo o internauta passar na página, mais o Google entenderá que seu conteúdo é de qualidade.
Por isso, invista em conteúdos interessantes e de qualidade, com dicas úteis e assuntos ligados à sua área.
Além de demonstrar autoridade no assunto, irá atrair tráfego e maior permanência de visitantes em seu site, o que é ótimo para o Google.
4. Crie URLs amigáveis
Para quem não sabe, a URL é o endereço de um site ou página, ela aparece lá em cima, na barra de pesquisa.
O problema é que, muitas vezes, a URL é bem complicada, tanto para o usuário, quanto para o Google.
Por isso, na hora de criar novas páginas para o seu site, procure se atentar para a URL, investindo em URLs amigáveis, de preferência, que sejam curtas e objetivas, jamais insira espaços na URL, não coloque letras maiúsculas, caracteres especiais ou acentos em sua URL e, por fim, não se esqueça de usar a palavra-chave principal da página na URL.
5. Invista em Backlinks
E os backlinks também são um dos fatores de rankeamento de SEO mais importantes, e se deseja aumentar o tráfego do seu site vindo do Google, precisa dar uma atenção especial a eles.
O próprio Google já confirmou que, juntamente com o conteúdo, os backlinks são fatores muito importantes a considerar na hora de ranquear os sites.
E se você não sabe, os backlinks são aqueles links que apontam de uma página em um site para uma página em outro, ou seja, links externos que apontam para o seu site, em vez daqueles links internos que usa em seu site apontando de uma página a outra.
Assim sendo, sem backlinks de qualidade apontando para o seu site, você estará perdendo um dos fatores de ranqueamento mais decisivos, que mostram que você é autoridade em seu setor e, por isso, merece aparecer no topo das pesquisas.
Por isso, a dica é comprar backlinks de qualidade e garantir mais chances de se posicionar bem no seu site.
E é isso, agora é só aplicar essas dicas SEO e, com certeza, já começará a sentir os resultados!