Cada empresa, grande ou pequena, requer um site profissional nos dias de hoje. No entanto, começar pode ser bastante intimidante para aqueles que nunca lidaram com um site antes. Aprender a como desenvolver um site para seu negócio local pode ser um engajamento para os seus negócios, proporcionando um maior sucesso.
Um site pode ser um dos elementos mais importantes de um negócio local, ajudando a criar confiança entre os clientes ou afastando clientes em potencial caso não seja elaborado da maneira certa.
Não é suficiente hoje em dia abrir as portas de sua loja física. É importante ter um site também. Muitos negócios locais negligenciam esse aspecto de seu marketing.
Um site permite que você atraia clientes enquanto cria e controla a mensagem que envia. Na maioria dos casos, seu site será a primeira impressão que os clientes terão de sua empresa, e você deseja que seja positiva.
Diante da importância de ter um site, mesmo para pequenas empresas, neste artigo vamos te dar dicas de como desenvolver um site para seu negócio local.
Saber como desenvolver um site para seu negócio local pode significar derrota ou sucesso para a sua pequena empresa, por isso se atente às dicas a seguir.
Defina metas claras
A primeira etapa para descobrir como desenvolver um site para seu negócio local é definir uma meta geral. O objetivo do seu site deve ser antecipar o que os consumidores desejam saber e fornecer essas informações de uma forma que se alinhe à sua imagem e marca.
Para atingir esse objetivo, seu site deve ser uma mistura de conteúdo escrito e imagens que transmitam a mensagem que você deseja enviar sobre sua empresa.
Planeje seu conteúdo
A próxima etapa é planejar o conteúdo do seu site. Consulte seus objetivos, contribuições de clientes e inspiração de sites de outras empresas. Quais informações seu site precisa exibir para seus clientes?
Se precisar de novas fotos para o seu site, tire-as antes de prosseguir com o seu site. Um smartphone e uma boa iluminação podem ajudar muito na tentativa de dar a suas fotos uma aparência profissional.
É importante planejar o design do seu site em torno do seu conteúdo, em vez de criar seu conteúdo para se adequar a um determinado tema do site. O conteúdo é a parte mais importante do seu site.
Não limite as informações que você fornece aos seus clientes apenas porque o tema escolhido não tem espaço para exibir o que você precisa. Tenha seu conteúdo pronto antes de escolher um tema para seu site.
Acerte no nome
Como os pais que escolhem um apelido vitalício para seus filhos, seja seletivo ao escolher um nome de domínio
Você deseja que os clientes se lembrem dele facilmente e até mesmo pensem que é inteligente. Mas você não quer ser impróprio.
Não use palavras ou combinações de palavras que possam ser consideradas vulgares, insultuosas ou mesquinhas. Se você tiver dúvidas, diminua o nome ou mude. Um nome de domínio é uma parte fundamental da marca. Você quer acertar.
Apresente-se em sua página “sobre nós”
Os clientes querem saber quem está por trás do negócio. Conhecer o histórico do negócio humaniza a empresa e gera confiança em sua marca. Algumas informações para compartilhar podem incluir prêmios, anos no negócio e uma explicação de por que você começou seu negócio e o que a torna especial. Se você tem uma empresa familiar ou já opera há vários anos, pode incluir um breve histórico da empresa.
Compartilhar a biografia de uma curta equipe é outra forma de humanizar seu negócio local. Ele também permite que os clientes em potencial saibam mais sobre sua equipe e a experiência de cada membro.
Isso é particularmente importante para empresas que oferecem serviços em vez de produtos, pois permite que os clientes saibam quão bem os funcionários estão equipados para atender às várias necessidades.
Metaforicamente, olhe nos olhos dos clientes em potencial, diga-lhes como você começou seu negócio e o que isso significa para você. Deixe que eles se envolvam em sua história e queiram entrar em contato com você para obter o que precisam.
Facilite o contato
Isso é crítico. Deixe os clientes saberem como entrar em contato com você. Ofereça vários métodos, incluindo um número de telefone, endereço de e-mail, um formulário de contato e o endereço da sua empresa, se for o caso.
Coloque as informações de contato de sua empresa em algum lugar que os clientes não podem perder, como o canto superior esquerdo ou direito de cada página. Você também pode incluir um mapa do Google em sua localização para colocá-la em contexto.
Se você vende produtos alimentícios, medicamentos, ou qualquer outra coisa que viabilize um serviço de entregas, deixe isso claro no seu site, e informe o aplicativo que os clientes podem te achar, como por exemplo o Rappi Brasil.
Se você seguir essas dicas de como desenvolver um site para seu negócio local, com certeza o seu negócio vai tomar grandes proporções e o seu sucesso estará garantido!