Publicação

6 maneiras de encontrar o que precisa na internet

foto de
Adriano Luz

Navegar na Internet pode ser um negócio frustrante. Você digita uma palavra ou frase em um mecanismo de busca e surge uma pilha de informações irrelevantes. O que você precisa aprender é como melhorar a capacidade de refinar sua pesquisa para obter exatamente o que deseja.

Neste artigo, examinamos sete etapas que você pode seguir para encontrar certas informações online.

NÃO USE SEMPRE O MESMO MECANISMO DE PESQUISA

Os mecanismos de pesquisa classificam em torno de 625 milhões de sites ativos e que veiculam conteúdo. Você pode preferir um (e a maioria prefere...rs), mas não deixe esse hábito limitá-lo. Nenhum mecanismo de pesquisa é perfeito e todos têm diferentes pontos cegos.

Os mecanismos de pesquisa mais usados são o Google®, o Bing® e o Yahoo®.

O Google geralmente retorna a maior variedade de resultados e tem, de longe, o maior catálogo de páginas. O Bing não apresenta resultados com preenchimento automático, mas tem um bom acervo para quem não vive refém do Google (apesar que o termo mais pesquisado no Bing deve ser Google).

O Yahoo (pouco utilizado no Brasil) oferece pesquisa como parte de uma ampla gama de serviços, incluindo notícias e compras. Outros mecanismos de pesquisa como DuckDuckGo® e Dogpile® também têm seus seguidores.

#SuperDica:

Você pode fazer pesquisas mais específicas usando mecanismos de pesquisa dedicados. Por exemplo, você pode usar o Google Acadêmico® para pesquisar artigos escolares ou estudos científicos que, em uma pesquisa geral, podem ser difíceis de encontrar. E o Wolfram Alpha é útil quando você precisa de dados e estatísticas.

REFINE SUAS PESQUISAS

Palavras-chave são os termos usados para encontrar conteúdo na Internet. Tornar suas palavras-chave o mais específicas possível permitirá que seu mecanismo de pesquisa rastreie as informações que você deseja.

Suponha que você queira encontrar um fornecedor local para instalar uma rede de proteção na sua janela. Digitar o apenas rede de proteção pode dificultar a vida do algoritmo de pesquisas, que pode não entender se você quer uma informação sobre rede de proteção (aquela de nylon) ou proteção de dados em uma rede de computadores, por exemplo. Agora, se você digitar instalar rede de proteção para janelas no Tatuapé, não tem dúvidas sobre o que você quer, concorda? Nem sempre o termo exato do que você quer é a melhor solução ao fazer uma pesquisa.

O PODER DAS ASPAS NA HORA DE PESQUISAR

Colocar um termo de pesquisa entre aspas faz com que o mecanismo de pesquisa pesquise essa palavra ou frase de forma específica.

Se o termo for uma única palavra, o uso de aspas cortará as variações radicais dela. Por exemplo, se você pesquisar a palavra diretor, provavelmente receberá muitos resultados para diretor, direção, instruções sobre direção (de filmes ou de carros... rs) e assim por diante. Digitar "diretor" (entre aspas), no entanto, garantirá que você obtenha resultados apenas para aquela palavra raiz.

Se o termo de pesquisa for uma frase, sua pesquisa será para aquela frase específica, ao invés de todas as palavras componentes como itens individuais. Portanto, por exemplo, se você pesquisar a frase diretor de recursos humanos, sem aspas, sua pesquisa retornará resultados com base em todas as palavras da frase. Envolvendo o termo entre aspas, no entanto, irá gerar resultados que apresentam este termo específico.

REMOVA PALAVRAS INÚTEIS

Inserir um hífen / sinal de menos antes de uma palavra exclui aquele termo das pesquisas relacionadas. Por exemplo, imagine que você deseja aprender mais sobre marketing. No entanto, você quer se concentrar nas técnicas de marketing tradicionais, já que a internet parece estar cheia de referências ao marketing digital e às mídias sociais, todas elas aparecendo misturadas em sua pesquisa.

Se você inserir marketing -digital, o “digital” será excluído da pesquisa. Isso tornará mais fácil encontrar as informações que procura. Se você digitar marketing -digital -social, poderá limpar ainda mais a bagunça de resultados que vão retornar.

UTILIZE OPERADORES NA HORA DE PESQUISAR

Outros caracteres ou termos, conhecidos como operadores, permitem que você restrinja sua pesquisa na Internet de maneiras mais específicas. Exploramos alguns, abaixo:

• Pesquisas curinga: use o símbolo * como um espaço reservado para outra palavra. Por exemplo, pesquisar por * Homem no mundo retorna resultados para o homem mais rico do mundo, o mais alto, o mais velho e assim por diante. As pesquisas com curinga também são úteis quando, por exemplo, você não sabe o texto completo de uma citação que quer procurar.

• Pesquisas de combinação: o operador OR permite que você pesquise dois ou mais termos simultaneamente e é mais útil quando esses termos são muito semelhantes. Digitar venda OU varejo, por exemplo, retornará páginas onde qualquer um dos termos é usado, sem a necessidade de ambos estarem presentes.

Outra maneira de combinar pesquisas é usar AND. Este operador garante que você receba apenas os resultados da pesquisa que incluem dois ou mais termos. Por exemplo, a pesquisa "Notebook I7" AND "DELL" forneceria apenas resultados de pesquisa que incluíssem os computadores da empresa específica.

• Pesquisar um site específico: ao digitar site: seguido da URL do site que deseja pesquisar e de um termo de pesquisa, você limita sua pesquisa a um único site. Portanto, site: 4corescomunicacao.com.br "otimização de sites" retornará todas as páginas do site 4corescomunicacao.com.br que apresentam o termo "otimização de sites".

• Encontrar sites relacionados: outro operador útil é o relacionado: digitando-o na frente de um endereço da web que você já conhece - como em related: 4corescomunicacao.com.br - seus resultados de pesquisa fornecerão uma variedade de sites semelhantes ao 4corescomunicacao.com.br.

EVITE ARMADILHAS

Quando você for pesquisar algo, deve-se observar que muitas empresas têm funcionários comprometidos em melhorar sua visibilidade online. Eles estão constantemente adaptando o texto de seus sites às palavras-chave mais comumente usadas - um processo conhecido como otimização de sites -SEO.

Isso se tornou comum porque muitas empresas utilizam o link patrocinado. Elas PAGAM para estar com anúncios nas primeiras páginas, mas isso não significa que elas são as empresas de referência naquele assunto. Geralmente é bem ao contrário... é comum ver empresas com sites mal feitos, sem conteúdo, sem gerenciamento de redes sociais aparecendo nos patrocinados... Elas apenas PAGAM para estar lá.

Já as empresas que aparecem no conteúdo orgânico (onde a otimização SEO atua), conseguem esse posicionamento porque investem na marca, no branding, no conteúdo do site, nas suas redes sociais, e etc. Elas estão na primeira página porque merecem estar.

Com tantas informações à sua disposição agora, você precisa saber o que é oficial e o que é apenas opinativo. Por exemplo, alguns blogs têm alta classificação sem serem criados por especialistas credenciados. Portanto, verifique cuidadosamente se o autor de todas as informações que você usa é confiável e, de preferência, está associado a uma instituição acadêmica, associação profissional ou organização de notícias confiável.

Também vale a pena estar ciente dos anúncios pagos que podem aparecer no topo das listagens de mecanismos de pesquisa porque as empresas pagaram por eles. Destinam-se simplesmente a vender para você, o que é bom quando você quer comprar, mas pode ser uma barreira para a pesquisa geral e sobre a qualidade daquela empresa.

#RESUMO

A internet é enorme e muitas vezes confusa. Para encontrar o que deseja, existem algumas etapas básicas que você precisa seguir para tornar sua pesquisa a mais focada e gratificante possível. As estratégias para identificar o melhor e mais relevante conteúdo incluem:

Variar seu mecanismo de pesquisa: Na verdade, acostume-se a usar vários, pois eles têm características diferentes. Você vai gostar do que vai ver.

Use as palavras-chave certas: seja o mais específico possível em suas palavras.

Simplifique seus termos de pesquisa: elimine palavras irrelevantes desnecessárias e evite sufixos.

Use aspas: isso limitará sua pesquisa a palavras e frases específicas.

Remova palavras inúteis: Remova termos confusos ou mal direcionados de sua pesquisa com o operador - (menos).

Use operadores para refinar sua pesquisa: Use operadores para encontrar sites específicos, sites relacionados e combinações específicas de termos.

Evite problemas de pesquisa: A Internet é uma ferramenta de vendas e um recurso fantástico. Certifique-se de ver os anúncios apenas quando desejar.


Comentários