Publicação

Como construir uma estratégia de marketing de conteúdo em 5 etapas

Com 25% das empresas admitindo que não têm uma estratégia de conteúdo de qualquer tipo, não é de se admirar que a pergunta que sempre recebemos no ESM Inbound seja: 'Como faço para construir uma estratégia de conteúdo?

Talvez você esteja publicando algum conteúdo - postagens de blog ,postagens de mídias sociais, boletins informativos - de forma intermitente? Nesse caso, é um bom começo. Talvez você tenha tido um grande envolvimento no LinkedIn ou algum sucesso com o Google Ads.

Mas essas ações disparatadas e pontuais não equivalem a uma estratégia . Publicar um post a cada quatro meses - não importa o quão bem seja escrito - não significa que você está se comportando estrategicamente . E se você não pode alocar nenhum negócio novo para o conteúdo que você publica, isso levanta a questão: por que se preocupar em fazer isso afinal?

Nesta postagem, examinamos os cinco pilares da criação de estratégias de conteúdo . Pode ser que você já esteja fazendo alguma coisa - nesse caso, você não precisa ir tão longe! Mas mesmo que você esteja começando do zero e tudo isso seja novo para você, começar com uma estratégia de longo prazo é a única maneira de ver o progresso real em seus esforços de conteúdo e atribuir novos negócios à sua atividade de marketing.

Etapa 1:

É importante saber quem são suas buyer personas. Isso deve está no centro de sua estratégia de marketing de conteúdo e, bem ... tudo o mais que você faz em seu negócio.

Muitas vezes, encontramos empresas que:

  • Não tem nenhuma personalidade.
  • Ter muitas personas que as tornam confusas.
  • Acreditam que trabalham em um mercado tão complexo que suas personas são impossíveis de definir.
  • Tem personas, mas não as revisito há anos.
  • Não considera as personas relevantes para eles.

Mas como pode não ser relevante saber quem você está tentando solucionar os problemas?

Por isso é importante a empresa, obter insights do marketing, da liderança a qualquer outra pessoa que esteja lidando com o cliente - alguém do marketing pode ter um entendimento completamente diferente de alguém das vendas.

Pode ser que seu Perfil de comprador ideal seja realmente diferente das pessoas com quem você está interagindo na internet.

Etapa 2:

Ebooks, mídias sociais, emails? Qual formato de conteúdo envolve melhor seus prospects? Não adianta criar uma conta do Instagram se o seu público não está usando o Instagram, certo?

Entendemos como pode ser tentador tentar ser tudo para todas as pessoas (já cometemos esse erro, mas quando se trata de conteúdo, você precisa focar no perfil das personas)

Depois de definir suas personas, o que significa identificar o problema de alguém. Qual é o ponto de dor que mais os afeta em sua vida diária e como você conserta isso para eles?

O que o torna único em comparação com os outros? Claro, seu concorrente pode vender cheesecake de 200 sabores, mas você serve 200 sabores E oferece opções veganas sem glúten. E seu serviço é diferencial.

Quais são as variedades de conteúdo que ressoam com seu público? Você conhece aquela postagem do blog de 2019 que teve o maior envolvimento de todos - por que funcionou? Como você poderia fazer mais ?

Por que uma campanha anterior de marketing por e-mail obteve tantos cliques? Você precisa focar nisso novamente.

O que funcionou bem no passado, pode ser reaproveitado para um canal ou persona diferente.

O que você poderia fazer para envolver os clientes em potencial que estão no início da jornada de compra..

Esse acompanhamento é essencial. É aqui que você define os detalhes das suas próximas estratégias, revisar o que você fez antes; revisando o que funciona e o que não funciona; defina o que é único em seu negócio; e explore o que você precisa fazer melhor.  


Etapa 3

Não adianta ter um conteúdo inestimável que ninguém pode encontrar e desfrutar.  

Então, onde você vai postar? Para algumas empresas, isso é tão simples quanto compartilhar em seu próprio blog - no site principal ou em um subdomínio. O sucesso dessa tática depende de duas coisas: que suas personas acessem o conteúdo através do seu site e / ou, quão bem informado o SEO é o conteúdo, para aqueles usuários que não vão diretamente ao seu site.

Para outras empresas, captar a atenção dos usuários significa encontrá-los onde eles se encontram, em vez de esperar que venham até você.

Facebook / Instagram

O Facebook é um ótimo lugar para compartilhar suas postagens de blog, ofertas de conteúdo, guias e assim por diante. Uma ferramenta de gerenciamento de mídia social se faz muito importante para insights, planejamento e obter métricas.

LinkedIn e LinkedIn Publishing Platform

Particularmente útil para empresas B2B, compartilhar seu conteúdo nas páginas do LinkedIn  pode atingir suas principais personas-alvo; atualizações patrocinadas no LinkedIn ajudam aumentar seu alcance.

A plataforma de publicação do LinkedIn é uma plataforma útil, pois essas páginas podem ser indexadas pelo Google e outros mecanismos de pesquisa.



Postagens do Google Meu Negócio

Se o SEO local é uma parte importante de sua estratégia de marketing, garantir que seu perfil do Google Meu Negócio esteja atualizado é fundamental, além de compartilhar seu conteúdo por meio de postagens do GMB é outra maneira de obter tráfego.

E-mail

Você tem uma lista de e-mail envolvida ? Nesse caso, o envio de um boletim informativo semanal ou mensal com todo o seu conteúdo mais recente pode direcionar o tráfego. A frequência com que você enviará e-mails dependerá da frequência com que você cria novo conteúdo - você não quer enviar spam para seus contatos com links para conteúdo antigo que eles já leram.

Etapa 4:

Como construir uma estratégia de marketing de conteúdo começa com ideação de conteúdo, que por sua vez, começa com termo de busca e pesquisa de palavra-chave .

Converse com sua equipe de vendas e pessoal de atendimento ao cliente sobre os tipos de perguntas que eles recebem regularmente. Essas consultas podem se tornar a base para o conteúdo do blog.

Automatize certas tarefas de sua estratégia de conteúdo usando ferramenta de gerenciamento de mídia social, mas é imperativo que você evite postagem cruzada.

O que é postagem cruzada?

Resumidamente a postagem cruzada envolve o compartilhamento da mesma cópia exata em várias plataformas de mídia social diferentes, sem ajustar o Tweet ou a cópia da postagem para corresponder à plataforma. Por exemplo, as hashtags são muito mais eficazes e apropriadas para o Twitter e Instagram do que para o Facebook.


Etapa 5

Construir um relacionamento para marketing de conteúdo leva tempo: nem todos os principais tomadores de decisão e detentores de orçamento compreenderão o impacto que 'apenas um blog' pode ter.

Por que seu marketing de conteúdo não está funcionando?

A frustração com o baixo desempenho é comum, então nossa primeira chamada é definir 'não está funcionando' - quais métricas estão com baixo desempenho? Quais foram seus números de referência?

Além disso, considere onde sua campanha está apresentando um bom desempenho: investigue os tipos de conteúdo e métodos de compartilhamento e promoção que apresentam bom desempenho e procure pontos em comum.

O próximo fator mais importante a considerar ao revisar a eficácia de sua estratégia é saber quanto tempo você esperou para colher os resultados. O marketing de conteúdo é um planejamento longo. Não é algo imediatista; 3 meses é o tempo mínimo de espera.

Conclusão:

O marketing de conteúdo é eficaz porque, como marca, você se torna a fonte de informações de seu público. E funciona porque você captura usuários no estágio de reconhecimento da marca e os mantém até o estágio de fidelização à marca. Na verdade, o marketing de conteúdo, em média, traz 3 vezes mais leads do que os métodos tradicionais de marketing !

Ao criar conteúdo útil que atrai e mantém seu público envolvido, você pode utilizar seu site em todo o seu potencial.  Acesse nosso site sobre Marketing & Mídias sociais - MD Marketing Design.


Comentários