O que muitos empreendedores digitais não sabem é que é após o processo de implementação de seu e-commerce, que o trabalho realmente começa. Manter-se ativo e com bons resultados no ambiente virtual requer dedicação e estratégia contínuas.
É preciso estar atento e bem antenado acerca das necessidades da sua audiência, sabendo adequar suas ofertas às demandas do mercado, e conseguir assim, construir propostas de valor para seus consumidores.
Marketing e vendas são áreas de atuação distintas, porém estreitamente conectadas.
As vendas, em geral, contam diretamente com a habilidade do vendedor em negociar e estabelecer a confiança necessária, que deixará o consumidor confortável e seguro para adquirir aquilo que é ofertado. É também o trabalho de venda, capaz de reverter uma resposta negativa em positiva, apresentando ao cliente o real valor daquele produto ou experiência.
Já em relação ao marketing, podemos dizer que trata-se do processo de comunicação entre a marca e seu público alvo. As boas estratégias de marketing buscam comunicar com o público certo, na hora certa, informando-o da existência e confiabilidade de determinada marca, podendo, futuramente, acarretar em vendas.
Sendo assim, quais são as melhores estratégias de marketing e vendas para alavancar seu e-commerce?
Neste artigo, mostraremos algumas estratégias utilizadas e como elas podem ser aplicadas a seus negócios.
Quais são os melhores canais de marketing e vendas?
Ao falarmos das estratégias de marketing e vendas, primeiramente, devemos falar sobre quais os melhores canais para esta comunicação. Decidir quais canais de marketing utilizar, vai depender diretamente de seu público alvo.
Ao estabelecer e avaliar o perfil de audiência ideal para seu negócio, você cria melhores estratégias para alcançá-lo de maneira mais natural, transmitindo confiança e segurança.
No meio digital são diversos os canais que podem ser utilizados. Abaixo falaremos um pouco sobre cada um deles.
Marketing
Sendo o marketing, basicamente, uma forma de apresentar seus produtos e serviços e comunicar-se diretamente com uma audiência interessada, selecionamos abaixo os principais canais para atingir esses objetivos:
Social
Marketing social é a estratégia de divulgação de marca através de ações que buscam transmitir valores ou ideias de cunho social, sem, no entanto, focar diretamente na conversão em vendas.
O marketing via e-mail, visa estabelecer uma relação entre a marca e seu consumidor em potencial, através do envio de e-mails com conteúdos relevantes que podem vir a se converter em vendas.
Busca orgânica
Esta estratégia tem o objetivo de otimizar e tornar sua marca relevante em sua área de atuação, fazendo com que ela apareça naturalmente em motores de busca online, apenas pela procura de palavras chave.
Referência (referral)
O marketing de referência trata-se do famoso 'boca a boca'. É quando sua marca é divulgada através dos próprios clientes, que acabam por indicar seus produtos ou serviços a outras pessoas. Estas indicações podem ser impulsionadas através de estratégias de marketing adequadas.
Tráfego direto
Tráfego direto é quando o consumidor busca diretamente pela sua marca na internet. Para isso, no entanto, é preciso que ele já tenha algum conhecimento ou confiança prévia em seus produtos e serviços.
Mídia Paga
A mídia paga trata-se de anúncios e campanhas impulsionadas nos mecanismos de busca ou nas redes sociais. É quando a marca investe financeiramente para que seus anúncios apareçam ao público selecionado.
Vendas
O trabalho de vendas está ligado à negociação propriamente dita. Ou seja, para esta finalidade, canais voltados diretamente à comunicação com o cliente são os mais efetivos. Dentre eles, estão:
E-commerce
É uma loja virtual, onde o consumidor compra pela internet e recebe diretamente em sua casa, sem que haja a necessidade de deslocamento até uma loja física.
Marketplace
Marketplace é uma espécie de 'shopping virtual'. Trata-se de uma ambiente online em que reúnem-se diversas lojas virtuais, facilitando o processo de busca e aquisição de produtos.
Programa de Afiliados
Os afiliados são pessoas cuja função é divulgar produtos e serviços de um e-commerce, recebendo comissões pelas vendas convertidas.
Redes sociais
As redes sociais são sites de relacionamento, cujo intuito é conectar pessoas através de interesses comuns. O foco das redes sociais é a comunicação entre os usuários.
Ponto de venda e loja física
Um ponto de venda ou loja física é o local onde seu consumidor poderá ir pessoalmente para adquirir seus produtos ou serviços.
Estratégias de Marketing e vendas para e-commerce
Marketing e vendas estão diretamente conectados, um dependendo do trabalho do outro.
Para ter um bom resultado em suas vendas, suas estratégias de marketing precisam criar uma comunicação eficaz com o público alvo, desenvolvendo uma relação de confiança entre estes e sua empresa. Para tanto, é preciso focar em alguns pontos importantes:
Escolha o canal de venda certo
São diversos os meios pelos quais podemos comercializar produtos e serviços via internet. Saber escolher dentre tantas possibilidades, quais são as mais acessadas por seu público alvo, é fundamental para melhorar seu marketing e vendas.
Elabore as melhores estratégias de marketing
As melhores estratégias de marketing são aquelas em que se estabelece uma relação de confiabilidade de seus produtos e serviços para os consumidores potenciais. Pensar em marketing e vendas para seu e-commerce, além de números, é pensar também na qualidade da experiência oferecida para sua audiência. Identificando suas reais necessidades e como seus produtos ou serviços podem efetivamente fazer a diferença para estes clientes.
Invista em consultoria para marketing e vendas online
Ao profissionalizar seu comércio online, investir numa consultoria especializada em marketing e vendas online pode ser a principal diferença para melhores resultados.
Todo o trabalho de análise da performance de seu e-commerce ficará a cargo de uma equipe de especialistas em marketing, potencializando assim as estratégias utilizadas e os resultados obtidos.
Realize boas campanhas de marketing
Conforme falamos anteriormente, uma boa estratégia de marketing é fundamental para estabelecer uma relação sólida com seu público alvo, criando assim uma conexão que o fará lembrar positivamente de sua marca.
Ao criar boas campanhas de marketing, você tem maiores chances de atingir novos consumidores e construir novas conexões, possibilitando converter em vendas futuras.
Precifique os seus produtos da maneira certa
Precificar seus produtos não é uma tarefa simples. Um produto com preço dissonante é capaz de arruinar até as melhores campanhas de marketing e vendas.
O preço de seus produtos deve estar diretamente alinhado ao valor que eles agregam ao consumidor, e ao seu mercado de atuação.
Valores muito acima ou muito abaixo do mercado comprometem a confiabilidade de sua marca.