No começo existiam as videolocadoras, porém, ao longo dos anos, a era digital surgiu trazendo novas possibilidades. De repente se tornou fácil comprar DVDs, games e HQs em uma loja virtual, sem necessitar sair de casa.
Quem chegou a esse planeta no início do século XXI, talvez não saiba o quanto a TV a cabo e o videocassete eram importantes para o consumo de entretenimento.
Era uma época em que as novidades da sétima arte saíam do cinema e iam para as videolocadoras espalhadas pelas cidades. Era um período em que você tinha um horário definido para assistir as suas séries favoritas na TV.
Porém, de carona com a internet, a Computação em Nuvem e outros recursos digitais, veio algo que mudou esse cenário. Veio o streaming! Mas afinal, quais são hoje em dia os melhores serviços de streaming de filmes e séries?
Para saber mais a respeito desse assunto, vale dar uma conferida nos tópicos que separamos a seguir.
Entenda o que é Streaming
Streaming é como chamamos a tecnologia que é capaz de enviar dados por meio da internet sem efetuar o download do conteúdo em seu computador ou em algum dispositivo. E quando falamos de conteúdo de streaming não estamos nos referindo apenas a filmes e séries de TV.
Os arquivos enviados com mais frequência abrangem conteúdos de imagem e áudio, sendo vídeos curtos, longos e músicas. Além disso, há outras alternativas no universo do streaming, tais como textos, games e apresentações de slides.
Por isso, o Youtube (no caso dos vídeos) e o Spotify (quando o assunto é música) são exemplos de serviços de streaming.
Além disso, o streaming freou também a pirataria. Até há alguns anos, o download de filmes, livros, HQs e músicas eram frequentes em vários sites de compartilhamento pirata. Hoje o streaming reduziu bastante a procura por eles.
Contudo, se levarmos em conta que baixar o seu seriado preferido em sites desconhecidos é um convite para infectar o seu computador com algum malware, o streaming então se consolidou como uma alternativa mais segura.
Da mesma forma, é interessante também analisar a qualidade, pois os modernos dispositivos móveis apresentam displays cada vez melhores, reforçando que os usuários estão ainda mais exigentes com a questão dos os pixels nas telas.
Saiba quais são os melhores serviços de streaming de filmes e séries
Quando o assunto é streaming de filmes e séries, é normal que o primeiro nome a saltar à mente seja a Netflix.
Talvez você não saiba, mas a Netflix veio ao mundo em 1997. Nessa época ela funcionava como um serviço de entrega de DVD por meio dos Correios.
Exatos 10 anos depois, a empresa migrou para o lado streaming da força, graças aos avanços da internet que permitiram essa mudança. A partir daí a Netflix se tornou uma grande referência em se tratando desse tipo de serviço.
Porém, hoje em dia é possível dizer que existe vida além da Netflix. Inclusive, o streaming se mostrou uma tecnologia bastante lucrativa, afinal, o público cada vez mais acessa a internet e quer assistir filmes e ouvir música pela web.
Por essa razão, várias empresas querem abocanhar uma boa fatia desse mercado. Não por acaso o cardápio de serviços streaming atualmente está mais variado. Por isso, saiba quais são os melhores abaixo.
Disney+
O império do Mickey entrou com tudo no segmento de streaming. Só o fato de possuir no acervo de conteúdos materiais referentes às franquias Marvel, Pixar e Star Wars já torna a Disney+ um concorrente de peso.
O catálogo chegou ao Brasil em 2020, no dia 17 de novembro. E desde então já obteve bons índices de audiência e assinantes.
O catálogo desse serviço conquista o público pela nostalgia não apenas devido aos clássicos Disney (como a animação Rei Leão), mas também pelos recentes sucessos, como os do universo cinematográfico da Marvel, o famoso UCM.
A Disney+ apresenta uma interface amigável, facilitando a navegação dos usuários na busca por conteúdo. Quanto o atendimento ao cliente, o serviço também é bastante satisfatório.
Amazon Prime
A poderosa Amazon não é só famosa pela sua grande loja virtual e atuação no e-commerce. A também não perdeu tempo na corrida do streaming. Sendo assim, ela oferece o Prime Video, destinado para o audiovisual, e outras vantagens, como streaming de música e frete grátis.
O catálogo não deve em nada para os concorrentes. Há algumas séries já consagradas, como a Grey’s Anatomy, bem como produções originais, como a animação Invencible, baseada em uma história em quadrinhos.
A interface da Amazon Prime apresenta um menu que proporciona uma boa experiência do usuário. Ele funciona bem tanto no aplicativo quanto no site. O preço do serviço é um atrativo a mais, pois custa apenas R$9,90.
Outro ponto interessante da Amazon Prime é disponibilizar as avaliações que um determinado filme ou série possui no site IMDB, um dos portais mais conhecidos sobre cinema e TV.
Globoplay
A Rede Globo de Televisão também entrou no segmento do streaming por meio do Globoplay. O conteúdo conta com filmes, séries e também produções próprias da emissora.
Além disso, esse serviço de streaming ainda traz na programação atrações jornalísticas e novelas, que são um dos principais produtos da Globo.
A navegação pelo serviço da Globoplay é bastante simples. Os conteúdos estão bem distribuídos e não traz muitas dificuldades para os usuários encontrarem os seus títulos preferidos.
As categorias apresentadas aparecem bem divididas na área principal do site. Outro ponto que merece destaque é a oferta de algumas atrações ao vivo, como a programação da própria Globo e câmeras exclusivas no BBB.
Porém, para poder acessar alguns canais é necessário assinar o plano específico.
Telecine Play
E ainda falando em grupo Globo, os canais Telecine, que fazem parte da emissora, também possuem um serviço de streaming para chamar de seu.
O Telecine Play consiste em um empreendimento que uniu a Globosat e quatro poderosos estúdios de Hollywood, que são a Fox, a Paramount, a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) e a Universal.
Esse serviço de streaming é composto apenas por filmes. Um dos principais atrativos do Telecine Play é a rapidez em oferecer online as produções que acabaram de sair do cinema.
Ao todo, esse serviço oferece mais de mil filmes no catálogo. A interface é bastante amigável e apresenta categorias bem divididas. O serviço disponibiliza, inclusive, abas divididas por franquias.
Sendo assim, o usuário pode optar pelas franquias “Harry Potter”, “Exterminador do Futuro”, “Velozes e Furiosos” e várias outros grandes nomes do cinema.
Além disso, aqueles filmes que recém saíram dos cinemas são oferecidos para aluguel no site.
Apple TV
Agora é a vez da empresa do Steve Jobs atuar no segmento do streaming. Entre os vários filmes no catálogo vale citar o Aquaman, Bohemian Rhapsody, Nasce uma Estrela e outros sucessos. Inclusive também traz algumas produções próprias.
Para assistir a esse serviço de streaming, o usuário pode utilizar um iPhone ou iPod Touch com o iOS 12.3 ou superior, um iPad com o iPadOS ou um Mac rodando o mac OS Catalina.
Caso o usuário prefira, dá para usar um dos Amazon Fire, que são dispositivos concorrentes do Chromecast que plugam direto na televisão. Além disso, algumas SmartTvs mais modernas já trazem o aplicativo da Apple TV.
Apesar de ainda não ter um acervo tão vasto de atrações quanto os concorrentes a mais tempo no mercado, o preço da Apple TV é bastante atrativo. A assinatura custa apenas R$9,90.
Netflix
Sobretudo, quando a gente fala em serviços de streaming, não dá para deixar de fora a Netflix, a plataforma que abriu as porteiras para esse mercado.
O catálogo do serviço é bastante abrangente e ainda traz produções próprias e dos mais diversos países. Alguns exemplos são sucessos como as séries Dark (produção alemã) e a Cidade Invisível (produção brasileira).
Pelo fato de ser a pioneira, a interface da Netflix se tornou a base para os outros serviços do segmento. O modo como os conteúdos são apresentados é bastante intuitivo e divididos por várias categorias.
Além disso, o suporte ao cliente é bastante eficiente e o atendimento é ágil e rápido.
A batalha do streaming já iniciou
Em tempos como os atuais, em que é possível comprar vários produtos por meio de uma loja virtual, é possível também consumir entretenimento pela internet.
O modo como o público se relaciona com a cultura pop já não é mais como antigamente. O streaming, movido pelos algoritmos, entende as preferências do usuário e oferece um cardápio de opções baseadas nelas.
Além disso, pelo fato do conteúdo estar na internet, o público assiste quando e em qual dispositivo deseja curtir o seu filme ou série preferida.
Portanto, diante de tantas opções de séries e filmes em streaming, é até difícil escolher qual assinar.