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Como as cores influenciam as vendas online?

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Mayk Souza

Quer percebamos ou não, as cores desempenham um papel importante na decisão consciente e subconsciente de comprar um produto. Isso ocorre porque elas têm a capacidade de nos fazer sentir de uma determinada maneira e, por sua vez, podem nos levar a fazer uma aquisição ou a abandonar totalmente um carrinho de compras.

Sendo assim, entender como a cor afeta as vendas pode ajudar você a explorar uma maneira totalmente nova de impulsionar suas conversões.

A escolha da cor aumenta as vendas

A cor é um dos primeiros fatores considerados pelos consumidores e tem o poder de afetar sua percepção geral de um produto ou serviço, o que afetará suas decisões de compra. Ela pode ser usada para chamar a atenção, criar uma intenção de compra ou criar uma determinada atmosfera em lojas e outros ambientes, por exemplo.

Quer seja na construção de um novo site, páginas de vendas ou de um aplicativo para celular, na escolha de uma logo, na escolha das tintas para o interior de uma loja ou ambiente, ou ainda, na embalagem ou rótulo de um produto, a cor tem um grande efeito em sua marca.

O conhecimento e a consciência das escolhas de cores dos consumidores permitem que os profissionais de marketing e vendas identifiquem e ofereçam a composição certa para cada produto e serviço, levando em consideração o tipo do cliente, cultura de bens de consumo, gênero e emoções.

Quer um exemplo?  Pesquisas têm mostrado que cores quentes, especialmente vermelhos e laranjas, encorajam consumidores de lanchonetes a comer rapidamente e sair, é por isso que a maioria dos restaurantes de fast food são decorados com esses tons.

O que é a psicologia das cores?

As cores são um dos elementos mais importantes para uma situação de compra e venda. Se você escolher a cor “errada”, sua mensagem pode ser passada de um modo indesejado.

O olho humano pode processar cerca de 10 milhões de cores diferentes e cada uma representa um padrão emocional e um um fator psicólogo. Conhecer esses efeitos pode ser o gatilho ideal para aumentar os seus indicadores de vendas e de retenção de clientes.

Lembre-se que além da própria cor, a tonalidade também é um fator a ser levado em consideração, além das combinações delas entre si.

Por que escolher o amarelo?

Esta cor que lembra um dia feliz e ensolarado, é viva e chama a atenção. Pode estimular o cérebro a lembrar mais informações e estimula a criatividade. No marketing, o amarelo indica alegria e intensidade.

Use amarelo onde quiser que as pessoas se movam mais rápido ou em situações que exigem otimismo e alegria.

É importante observar que amarelo em excesso ou como cor principal, pode causar confusão e fadiga visual, faz com que muita energia seja gasta de uma só vez. Evite seu uso se você está tentando transmitir uma mensagem de estabilidade.

Por que escolher o azul?

O azul é uma das cores mais apreciadas em uma ampla variedade de dados demográficos. Em estudos, essa cor teve um desempenho consistente nos testes de conversão.

Os clientes também pareciam confiar em empresas que têm muito azul em suas marcas ou nas páginas de vendas.

Quanto mais escuro o tom, mais ele remete à segurança, confiança e seriedade. Quanto mais claro, mais leveza, frescor e limpeza ele evoca.

O azul pode ser aplicado e grandes negócios e investimentos corporativos que exigem confiabilidade, nas indústrias relacionadas a informática e alta tecnologia, na área de produtos masculinos, em equipamentos médicos e de limpeza.

O azul é pouco estimulante. Por isso, tenha cuidado quando quiser usar esta cor caso queira trazer sensações de urgência, apetite ou alerta.

Por que escolher o cinza?

O cinza está associado ao corporativismo, à indústria pesada ou de tecnologia de ponta. Geralmente uma cor nada excitante.

Use quando desejar passar uma imagem sóbria ou quando desejar mostrar o quanto o seu produto é sofisticado ou quer destacar seu caráter científico ou tecnológico.

Em muitas situações, o cinza pode trazer uma sensação triste e depressiva. Use com cuidado.

Por que escolher o preto?

O preto está sempre "na moda" e é uma ótima escolha de cor dependendo do seu produto e público-alvo. É o tom mais usado para apontar autoridade ou inteligência. Quando usado com moderação, pode ter um impacto dramático.

Preto é benéfico para empresas que vendem luxo, elegância e sofisticação ou querem expressar autoridade e força.

O preto PODE ser usado para estabelecer uma identidade robusta, mas não chama a atenção do espectador. Também pode aparentar hostilidade e opressão ou, ainda, luto e tristeza.

Por que escolher o verde?

Cor bastante popular, o verde reflete harmonia e deixa as pessoas com uma sensação positiva e relaxada. No geral, dá a impressão de uma marca com uma atitude amigável.
Tons mais claros levam a um clima mais relaxado, enquanto que os mais brilhantes implicam em uma energia saudável. O verde escuro é bastante associado ao dinheiro e à riqueza.

O verde é útil em casos que envolvem saúde e é uma cor benéfica para a produtos naturais e orgânicos. Ele também está altamente associado à área das finanças.

Como o verde é uma cor comumente refletida na natureza, ele realmente não se destaca. Embora atraia compradores, em excesso pode diminuir a sensação de urgência.

Você pode aprofundar seu estudo sobre psicologia das cores neste artigo aqui.

A recomendação é que você avalie os seus KPIs de vendas e faça testes com o seu público-alvo em suas áreas comerciais para entender como cada cor muda a percepção do seu consumidor. Os números podem te surpreender!

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