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Por que Link Building ainda é importante e quais as 5 melhores estratégias?

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Denilson Marcos

O SEO é um campo em movimento e suas técnicas de otimização estão em constante mudança, de acordo com os algoritmos dos mecanismos de busca como o Google e seguindo as tendências de navegação dos usuários.

Dentro desse campo, o Link Building é uma das estratégias fundamentais para quem quer ficar bem posicionado nas pesquisas do Google.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda a seguir por que o link building é importante e como executar esta estratégia para um bom rankeamento do seu site ou blog.

O que é Link Building?

O link building consiste em um conjunto de estratégias para influenciar a reputação e autoridade de um site, por meio do compartilhamento de links (ou hiperlinks). Se um outro site faz uma referência a uma página do seu site, você está ganhando um backlink (também chamados de inbound links ou links de entrada).

Se há muitas páginas relevantes direcionando para a sua página e você conquistou muitos backlinks, o Google – e outros mecanismos de pesquisa – poderá reconhecer este valor e sua popularidade. E isso é o melhor dos mundos para quem quer aparecer para os usuários da web. Ser visto é igual à reconhecimento de marca e uma possível conversão.

Para que isso aconteça, existem diversas estratégias que você pode adotar e é sobre isso que vamos falar hoje.

Por que o Google ainda valoriza Link Building?

Para que as páginas da internet sejam adicionadas aos índices dos mecanismos de busca (indexadas) e apareçam para você durante uma pesquisa, os rastreadores pesquisam por palavras-chave e por links (dentre outros fatores).

Se existem vários conteúdos relevantes com links que referenciam para seu site, o Google reconhece que suas páginas podem ser úteis aos usuários. E é por isso que o link building é importante.

Há alguns anos, os robôs buscadores indexavam as páginas por ordem alfabética ou em diretórios. Com o tempo, o volume de usuários e sites fez com que aprimorassem os seus algoritmos e os links se tornaram um dos critérios nessa “competição” de quem aparece primeiro.

Estratégias de Link Building: como fazer?

Para ampliar as menções sobre seus conteúdos, você pode usar de algumas técnicas. Com suas ações de link building, você pode conseguir dois tipos de backlinks:

  • Backlink natural: quando outros sites apontam para a sua página sem que haja qualquer negociação por trás, isto é, de forma orgânica. Este é um tipo considerado valioso para os mecanismos de busca, uma vez que é mais difícil de conseguir.
  • Backlink manual: é aquele que depende de uma negociação ou troca com outras empresas para que insiram links que apontem para o seu site. Entretanto, também vale ressaltar que qualquer prática de compra de backlinks em diretório é considerada maliciosa.

Como começar?

Acompanhe:

Defina seus objetivos

Para determinar a estratégia que você irá utilizar, é importante também definir seus objetivos: o que você espera alcançar com o link building?

Isso irá orientar quais parceiros procurar, qual método adotar e quantos/quais links você deseja conquistar.

Por exemplo, com o backlink você deseja melhorar o engajamento do usuário com sua marca? Deseja ganhar em conversão e venda de produtos? Esta meta poderá ser descrita em formato de KPIs (indicadores de desempenho) e posteriormente mensuradas para avaliação dos resultados.

Encontre possíveis parceiros

Agora, crie uma lista de possíveis sites parceiros e inclua aqueles que seu público se identifica. Também é importante que os parceiros escolhidos tenham autoridade de domínio e de página para que sejam links de qualidade. Você pode consultar estes dados utilizando ferramentas como o MOZ ou o SimilarSites.

Defina as palavras-chave a serem linkadas

Liste as palavras-chave importantes utilizando um planejador de keywords e defina para quais páginas do seu blog você gostaria que outros sites direcionassem.

O texto âncora (texto exibido como link) também deve ser relacionado à página direcionada para que o robô buscador rastreie corretamente.

Qualidade vs Quantidade

Os mecanismos de busca avaliam a qualidade dos links criados. Não adianta contar com muitos backlinks para o seu site, se eles vêm de fontes não confiáveis ou com pouca relevância, ok?

Links excessivos soam como “falso” para os mecanismos de busca e isso pode fazer com que sua página seja penalizada. Também é importante que os links venham de domínios diferentes, para mostrar sua popularidade.

Agora que você já entendeu estes conceitos, veja algumas estratégias:

1. Co-marketing

O co-marketing é a união entre duas marcas para gerar um conteúdo relevante. O usuário ganhará ao acessar um artigo ou mídia rica, que traga informações úteis para sua vida e que atenda às suas necessidades. Enquanto isso, as empresas parceiras ganham com acessos orgânicos e, é claro, com o link building.

Um exemplo dessa estratégia é uma pesquisa realizada em uma parceria entre os sites Melhor Plano e Minha Conexão sobre os melhores provedores de internet do ano.

Cada empresa utilizou seu respectivo know-how sobre o assunto e realizaram testes ao longo do ano para criar uma premiação que ajuda o consumidor na decisão de contratar um serviço de internet banda larga.

No conteúdo publicado no site do Melhor Plano o usuário encontrará um hiperlink para o Minha Conexão e vice-versa, o que gera tráfego para ambos.

2. Links naturais: Aposte em um conteúdo de relevância

Se os conteúdos que você publicar em seu site forem relevantes e, de fato, contribuírem para o leitor, é provável que outros sites te citem naturalmente, sem que você tenha negociado ou solicitado que isso aconteça.

Além disso, os usuários que gostarem do seu conteúdo poderão compartilhá-lo com conhecidos, gerando novos links naturais. Lembre-se que a Experiência do Usuário (UX) é o ponto mais relevante no SEO, afinal, é para ele que você está produzindo e não para o robô.

3. Links externos e Guest Posts

Durante a produção de conteúdo no seu site, procure inserir links externos, ou seja, para outros sites relevantes. Isso tornará seu artigo mais enriquecedor ao usuário e ainda é “bem visto” pelos robôs buscadores (Googlebot).

Uma alternativa é encontrar parceiros para fazer uma troca de backlinks. Você cita uma página da empresa parceira e, em troca, ela faz uma citação para a sua também.

Uma maneira de fazer esta citação é o Guest Post, quando você produz um conteúdo no site do parceiro como convidado, trazendo informações novas, que sejam de seu domínio e de interesse do usuário daquele site.

4. Marketing de influência


O marketing com influenciadores digitais tem crescido muito nos últimos anos. Há blogueiros, youtubers e criadores de conteúdo nas redes sociais com alcance superior à mídia televisiva e que convertem muitas vendas devido à sua notoriedade com os seguidores.

Investir em marketing de influência pode ser uma boa maneira de gerar links e fluxo para seu site. Para que o link seja orgânico, é importante que a parceria com o influenciador não seja uma publicidade paga.

Você pode, por exemplo, enviar produtos para teste (os famosos “recebidos”) ou contratá-lo para outras divulgações e, devido à sua boa relação com o influenciador e com a qualidade do seu produto ou conteúdo, ele acabará indicando para os seguidores. Afinal, ele também ganhará, com isso, confiança e relevância com o público.

5. Assessoria de Imprensa

A mesmo lógica vale para a boa e velha assessoria de imprensa. Ao divulgar releases sobre seus produtos, serviços, eventos e realizações como empresa, sua marca poderá ser citada em jornais e revistas online que, em geral, possuem grande audiência e autoridade de domínio e página.

Vale dizer que mesmo que as páginas façam menção à sua marca ou site sem o link, isso também será considerado pelo Googlebot. Citações provam que você pode acrescentar de alguma forma ao usuário, só não terão a mesma relevância de SEO. Por isso, vale a pena pedir o parceiro para acrescentar o link caso ele tenha citado seu site

Estas foram algumas estratégias de link building ou construção de links para ampliar a reputação do seu site frente aos mecanismos de busca.

Se as dicas foram valiosas para você, deixe seu comentário e compartilhe!




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