O logotipo ou logo, é a representação visual de uma marca, composta por símbolos e palavras, que criam a sua identidade.
A identidade visual é fundamental para que uma empresa seja reconhecida no mercado, por isso é importante que a sua comunicação, esteja alinhada com a imagem que deseja transmitir.
Quando uma empresa decide criar um logo, isso não deve ser feito sem planejamento. Existem alguns elementos e regras fundamentais.
Neste artigo você entenderá o que é preciso para ter um logo profissional.
O que é logotipo?
O logo é um signo de identificação, que possibilita que às pessoas consigam diferenciá-lo, entre tantos concorrentes.
Quando o logo é acompanhado por um texto, esta combinação é chamada de logotipo. Por exemplificar, imagine o logo do Mc Donald’s (o M amarelo sem o texto) e o texto Mc Donald’s em vermelho.
É importante ressaltar que por trás deste “desenho”, existe um longo trabalho de pesquisa, que envolve muitos testes e uma equipe de designers, mercadólogos e antropólogos.
Por isso é importante contratar profissionais e empresas sérias, quando for criar um logotipo para a sua empresa.
Como criar um logo?
Para deixar às etapas de criação do logo mais clara, iremos apresentar o que você precisa saber para criar um logo profissional.
Vale lembrar que dependendo da empresa ou designer, pode existir um método próprio, porém o que iremos apresentar, são aspectos fundamentais para um logotipo.
Evite exageros
Parece clichê mas “menos é mais” e você deve evitar exageros em seu logo, para que ele não fique confuso.
O logotipo serve para sintetizar o que sua marca representa. Então evite colocar informações desnecessárias.
Logos com muitos enfeites, elementos ou detalhes, dificultam a memorização por grande parte do público, e acaba tendo um efeito reverso para a sua marca.
Isso mostra a importância do “desenho” e o textos se complementarem, sem comprometer a identificação do logo.
Também evite utilizar mais de 2 fontes de famílias diferentes, pois pode tirar a identidade da marca.
Faça uma pesquisa antes de começar
A pesquisa é uma etapa de extrema importância a criação de um logo, pois isso evita que você crie um plágio, acidentalmente.
Isso ocorre quando o designer utiliza elementos muito óbvios ou não coletou boas referências, para a composição do logotipo.
Veja a simplicidade do logo da Apple ou da Nike, são elementos que embora sejam simples, carregam alguns significados.
A vantagem de utilizar o símbolo de uma maçã por exemplo, é que sempre que às pessoas verem a fruta ou apenas a silhueta, certamente irão associar a sua marca.
Para evitar criar um logo semelhante ou idêntico ao de outras empresas, pesquise também por marcas em outros segmentos. A pesquisa é fundamental para evitar problemas judiciais no futuro.
Avalie seus concorrentes
Outras empresas oferecem serviços iguais os seus? Avalie os logotipos, as cores, elementos e toda a comunicação visual da marca.
Tente criar algo diferente, principalmente se este logo é para uma empresa que está em um mercado de alta concorrência, pois a marca precisa chamar a atenção do público.
Aproveite para observar os pontos fracos, opiniões dos consumidores, assim você poderá encontrar pontos fracos dos seus concorrentes e utilizá-los à seu favor.
Crie o logo pensando em sua persona
Todos temos os nossos gostos pessoais, porém neste momento é preciso pensar em quem irá consumir o seu produto ou serviço. O logo precisa gerar identificação com o público.
Como dentro deste público podem existir diferentes comportamentos, o ideal é criar uma persona.
Persona é a representação fictícia do cliente ideal. Quando a empresa cria esta representação, fica mais fácil construir uma marca que gere empatia com o público.
Muitas marcas se comportam como pessoas, se pensarmos no momento atual, o Magazine Luiza possui uma influenciadora digital, conhecida como a “Lu do Magalu”, que carrega características da marca.
Não sabe como criar uma persona? Utilize o “Fantástico gerador de personas” para facilitar o trabalho da sua equipe.
Teste diferentes tipos de aplicações
Quando estamos criando o manual da marca, é importante mostrar os diferentes tipos de aplicações.
Imagine que seu logo será colocado em um fundo preto. Se deixá-lo em branco, ainda será possível reconhecê-lo?
Onde sua marca pode ser aplicada? Qual o uso correto para diferentes tipos de materiais?
Estas e outras perguntas devem estar em seu manual da marca, para garantir que seu logo não será comprometido.
Conclusão
Se você chegou até aqui, provavelmente se atentou a todos os pontos abordados e já deve ter algumas ideias para o seu logo. É importante entender que é normal que o seu logotipo, seja modificado com o passar dos anos. É o caminho natural de evolução de uma marca.
Neste artigo levantamos os pontos principais, mas nada impede de colocar mais etapas, para deixar o seu logo ainda mais profissional.
Tem alguma dúvida sobre logotipos? Conte pra gente nos comentários, teremos prazer em ajudá-lo(a).