Uma estratégia de mídia social consiste em um planejamento de tudo o que a empresa espera alcançar nas mídias sociais. Ele determina quais ações serão tomadas e permite que a equipe de marketing consiga mensurar a efetividade do serviço.
Quanto mais específico for o seu plano, mais chances de alcançar o sucesso. Por isso é preciso que o plano tenha metas tangíveis.
Neste artigo iremos apresentar algumas técnicas que você poderá aplicar na sua empresa.
Defina as métricas de mídia social que se alinham aos objetivos da empresa
É preciso ter muito cuidado com as métricas de vaidade, já que muitas vezes as pessoas acabam se preocupando com coisas, que não impactam diretamente o seu negócio.
Um exemplo é a quantidade de curtidas em sua página. Número de curtidas e seguidores, não geram vendas.
É melhor ter 6 seguidores comprando, do que 100 que não convertem.
Por isso determinar quais serão as principais métricas, ajudará a sua empresa a alcançar as metas desejadas.
Uma das métricas mais importantes para qualquer negócio é o ROI, pois é através dele que a empresa irá entender se está tendo um resultado positivo.
O ROI é o Retorno Sobre Investimento ou Return On Investiment, que é calculado da seguinte forma:
(Ganho obtido – Investimento) / Investimento
Desta forma, é possível avaliar se determinadas ações foram benéficas ou não.
Conheça sua audiência
Em marketing é preciso conhecer ao máximo o seu público. Quem são, o que fazem, o que consomem, são algumas das perguntas que você deve responder.
O objetivo das marcas atuarem nas mídias sociais, é transformar os seguidores em clientes.
Vamos utilizar como exemplo o Facebook, que possui a Biblioteca de Anúncios, que mostra como seus concorrentes estão anunciando.
Neste momento, você irá entender o tipo de linguagem e mensagem que eles estão utilizando para atrair mais clientes.
Faça uma análise SWOT com as informações que você já possui. Se preferir, organize tudo em uma planilha, isso irá facilitar a visualização.
Visualizando os dados
Existem várias formas de visualizar os dados que foram coletados. É possível criar um dashboard no Google Data Studio ou no próprio Excel.
A Microsoft também possui o Power Bi, porém para aqueles que não possuem tanto conhecimento, o Data Studio já possibilita diversas interações e não exige nenhuma instalação.
É importante que alguns membros da equipe de marketing, tenham conhecimento sobre Big Data, para que estes dados sejam organizados e apresentados de maneira correta. Afinal, não basta ter os dados, é preciso saber quais atitudes tomar.
Análise os perfis dos concorrentes
Depois de analisar as campanhas do Facebook, é importante que você identifique quais posts dos seus concorrentes, geram maior engajamento. Com isso, você poderá encontrar oportunidades para o seu negócio.
O Buzzsumo é uma ferramenta que permite analisar as redes sociais dos seus concorrentes, e oferecem dados atuais ou de anos anteriores.
Basta clicar no campo de pesquisa, inserir o termo desejado e clicar em pesquisar.
O Buzzsumo retorna os compartilhamentos em diversas mídias sociais, e o usuário pode baixar os dados para uma planilha, o que facilita a mensuração dos dados.
Com estes dados o analistas poderão criar uma planilha com os conteúdos que viralizaram nas mídias e adaptá-los a estratégia da empresa.
Análise do site
Também é importante que a empresa monitore tudo o que acontece no próprio site, e para isso uma das melhores ferramentas é o Google Analytics.
Nele é possível identificar em quais links as pessoas clicaram, em quais páginas permaneceram por mais tempo, as imagens que mais interagiram, entre outros dados importantes para o sucesso do seu negócio.
Ter um site otimizado também é importante, afinal as pessoas estão cada vez mais impacientes com páginas que demoram para carregar e que não sejam responsivos.
Para muitos podem parecer apenas detalhes, mas eles são fundamentais para a conclusão das vendas.
Integrando com Email Marketing
Por último, mas não menos importante, é criar uma integração entre mídias sociais, site e email marketing.
Todos estes canais devem trabalhar juntos e de forma sistemática, assim sua empresa irá aumentar o número de conversões.
No exemplo abaixo iremos mostrar como personalizar um formulário de inscrição no Mailchimp, mas você poderá utilizar o serviço que desejar.
O primeiro passo é acessar a guia "Público" , clicar no menu suspenso, caso tenha mais de um público, selecione o atual.
Depois navegue até a opção "Gerenciar Público" e escolha Formulário de Inscrição.
Selecione o construtor de formulários, clique em "Forms and response emails" ou "Formulário e emails de resposta" e selecione o formulário desejado.
É possível estilizar o formulário através do menu "Design". Depois basta salvar e fechar. Pronto, seu formulário está pronto para o uso.
Conclusão
Como podemos ver, o planejamento das mídias sociais vai muito além de posts engraçados, pois existe toda uma estratégia por trás para garantir que as pessoas tomem a ação desejada.
Seja a inscrição em um evento, baixar um ebook ou qualquer outro tipo de interação que seja relevante para a empresa.
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