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Agência de marketing: como torná-la mais produtiva

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Diego Andrade Bini

“Uma organização é uma máquina compostas de duas grandes partes: cultura e pessoas”, esse é um pequeno trecho do livro Princípios de Ray Dalio. Raymond Thomas Dalio, mais conhecido como Ray Dalio, é um bilionário americano gerente do maior fundo de investimentos tipo hedge e filantropo que atua como co-diretor de investimentos da Bridgewater Associates.  

E é a partir do trecho de Ray que uma agência de marketing digital deve se basear para tornar-se mais produtiva. Por quê? Porque uma organização, independente de qual tipo seja, para ser produtiva e alcançar o sucesso, precisa seguir princípios básicos e assim, fortalecer toda sua estrutura de trabalho.

A produtividade não está atrelada apenas a metas, organização, comunicação, reuniões e métricas, ela vai muito além disso. Portanto, é bastante interessante que as agências conheçam e apliquem os conhecimentos adquiridos através desses princípios ensinados no livro de Ray, pois eles trazem uma perspectiva diferente das que são citadas diariamente por todos.

Dentre os mais importantes citados pelo autor que podem ser utilizados e aplicados por uma agência de marketing digital temos:

Uma organização tem pessoas e cultura excelentes

Para que uma agência atinja a produtividade o primeiro passo é focar em ter uma cultura forte e uma equipe formada por pessoas com caráter e capacidades excelentes.Isso porque agências que possuem esses dois fatores tornam-se progressivamente melhores com o tempo.

Além do mais, quando o assunto é marketing as palavras criatividade e inovação são intrínsecas. E para ter criatividade e pensar em inovação muitos funcionários precisam ganhar confiança e liberdade para trabalhar, pois nem todos conseguem atingir as metas solicitadas sentados na mesa do escritório.

Por essa razão, ter pessoas com capacidades E caráter excelentes é essencial, isso porque essas são extremamente sinceras, transparentes e muito comprometidas com a missão da empresa. Além disso, essas pessoas possuem habilidades e aptidões necessárias para realizarem seu trabalho em alto nível. E essas características são fundamentais para quem trabalha com liberdade, pois a confiança precisa ser trabalhada e alcançada.

Comunicação e a meritocracia de ideias

O livro Princípios defende meritocracia de ideias como sendo “Um sistema que reúne pensadores brilhantes e independentes e que permite que discordem de forma produtiva para chegar ao melhor pensamento coletivo possível, resolvendo desacordos de maneira ponderada pela credibilidade”

Mais uma vez, partindo desse princípio e aplicando em uma agência de marketing, é importante que os funcionários sejam pensadores independentes capazes de explanar pontos de vista diferentes e obter boas conclusões. Assim, através de sinceridade e transparência quando frente a necessidade de inovação ou elaboração do melhor projeto possível para a agência, os funcionários serão capazes de discutir as ideias de forma independente e entrar em consenso sobre qual o melhor resultado.

Com isso, certamente a produtividade, criatividade e motivação permanecerão ativas em todos que fazem parte desse grupo, pois são estimulados a serem o melhor que podem dentro de suas organizações.  

Cultive trabalho e relações relevantes

O princípio que fala sobre trabalho e relações relevantes adequa-se perfeitamente para uma agência que precisa trabalhar e melhorar o trabalho em equipe.

Ter relações relevantes faz que as pessoas criem confianças uma nas outras e se apoiem e incentivem em momentos que grandes realizações precisam ser feitas. Para isso, as relações não podem ser forçadas e sim incentivadas, pois assim, os funcionários valorizarão essas relações e quando somadas trarão produtividade e resultados pensados no negócio e não apenas em si.

Cometer erros é aceitável mas é inaceitável não aprender com eles

Cometer erros é normal, mas a grande diferença está entre as pessoas que aprendem com eles e as que não. Essa diferença costuma diferenciar as pessoas bem-sucedidas das más.

Em seu livro Ray Dalio diz que: “Ao criar um ambiente em que seja ok errar de forma segura você logo constatará progresso e a existência de menos erros significativos. Isso é especialmente verdadeiro em organizações em que a criatividade e pensamento independente são fundamentais, já que o sucesso inevitavelmente exigirá aceitação do fracasso como parte do processo.”

Esse princípio se adapta perfeitamente dentro de uma agência de marketing digital, que precisa estar constantemente inovando e buscando encontrar a big idea que trará uma grande evolução e crescimento para a empresa.

Entretanto, é importante ter em mente que criatividade e inovação encontram-se entre erros e acertos e, como disse Thomas Edison, “Eu não fracassei. Apenas descobri dez mil jeitos que não funcionam.”.

Por fim, como você pode perceber, produtividade em uma agência de marketing digital não se restringe à “fórmula do sucesso”, criada e batida todos os dias por muitos, que fala sobre metas, otimização, comunicação, reuniões e rotina. Ela pode ser alcançada através de princípios muitos mais profundos, que mexem com toda a base e estrutura de um negócio. Com isso, a mudança de mindset é primordial para alcançar a tão desejada produtividade.


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