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Como prospectar novos clientes usando a internet

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Diego Andrade Bini

Toda empresa ou prestador de serviços precisa aprender como prospectar novos clientes usando a internet. Se isso já era verdade antes, agora com o coronavírus se tornou ainda mais verdadeiro.

A razão disso é simples de entender. Além da enorme crise sanitária e de vidas, o coronavírus causa também impacto econômico. Na prática, são milhões de trabalhadores sem poder sair de casa pelo mundo, tendo de aprender como prospectar novos clientes usando a internet.

Por isso, se você está nessa situação e quer aprender como tirar o melhor dela, siga a leitura do artigo abaixo!

Determine quem é o seu cliente perfeito e onde ele está

O primeiro passo para aprender como prospectar novos clientes usando a internet é entender quem é o seu cliente. Isso é feito criando uma persona.

Uma persona é um perfil semifictício que descreve quem é o seu cliente ideal. Ele é semifictício pois é alguém que não existe (ficção), mas que descreve características de pessoas reais.

Por exemplo, suponha que você seja um advogado com especialidade em Direito do Consumidor e quer montar uma estratégia para prospectar clientes afetados pelo coronavírus.

Sua persona, por exemplo, seria algo como o seguinte:

“Ana, 34 anos, promotora de eventos. Ganha uma faixa de R$10.000,00 por mês e gosta muito de viajar. Tinha planejado em 2019 uma viagem internacional para a Itália, que seria realizada em abril de 2020. No entanto, com o coronavírus, não pôde viajar, mas está com problemas para recuperar seu dinheiro com a companhia aérea/hotel/etc.”

Perceba como a persona traz todas as informações que você precisa saber sobre seu cliente:

● qual é o problema dele (não consegue recuperar o dinheiro da viagem cancelada);

● como você vai ajudá-lo (advogado especializado no Direito do Consumidor);

● faixa de renda (R$10.000,00);

● dados demográficos (adulto, profissão específica).

Com base nisso, será possível usar as ferramentas corretas para encontrar o seu público online.

Por falar nisso...

Use ferramentas certas de como prospectar novos clientes usando a Internet

Existem muitas ferramentas diferentes para prospectar novos clientes na Internet. Por isso é necessário conhecer a sua persona: pois cada ferramenta atene um público.

O exemplo acima mostra um advogado que atende o público consumidor. No caso dele, o melhor seria buscar por clientes nas redes sociais. No entanto, e se fosse um advogado especializado em Direito Tributário?

Imagine um profissional desses, que atende empresas de diversos tamanhos. Como ele prospectaria novos clientes? O ideal seria fazer a pesquisa de empresas no CNPJ.biz.

Essa ferramenta conta com um banco de dados atualizado com todas as empresas do país. Na prática, é possível encontrar empresas com base no código CNAE, na localização, na faixa de faturamento, se é MEI ou não e vários outros filtros.

Utilizando o CNPJ.biz, fica muito mais fácil achar aquela empresa perfeita para apresentar os seus serviços.

Viu como cada ferramenta muda com base no tipo de cliente que queremos prospectar?

Segmente suas ações nas redes sociais com base no seu público

As redes sociais servem para muita coisa, inclusive para prospectar novos clientes. Basta saber como utilizá-las adequadamente.

É importante entender o mecanismo por trás dessas plataformas para usá-las da melhor forma possível. A principal ferramenta, nesse caso, é a segmentação de usuários.

Suponha que você queira falar apenas com diretores de empresas em São Paulo. No Facebook ou no LinkedIn é possível filtrar quem receberá a sua mensagem usando a profissão e a localização das pessoas.

Por falar nisso, há diferenças de redes sociais com base em cada público e tipo de busca que você quer fazer.

Se o seu serviço é mais visual, então o ideal é usar o Instagram e prospectar clientes com anúncios pagos, Stories criativos e o uso das hashtags.

Se o seu público é de empresas ou autônomos, então o LinkedIn é o melhor lugar para prospectar, seja com Marketing de Conteúdo, seja com o uso de Inside Sales.

Já se você pretende buscar público por dores específicas, o Twitter e o Facebook são as melhores ferramentas pois permitem que você possa buscar por posts de usuários com termos específicos. Por exemplo, o advogado daquele nosso primeiro exemplo poderia buscar “viagem cancelada” para achar pessoas que estão reclamando da situação.

Invista em anúncios para conquistar os seus clientes

Tudo isso que ensinamos até agora é de graça ou quase isso. No entanto, é possível investir em anúncios também para poder encontrar novos clientes.

Na verdade, com a crise do coronavírus, se tornou muito mais importante investir em anúncios para conseguir prospectar clientes.

Plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads, além do YouTube e outros canais, se tornaram imprescindíveis para quem quer vender mais ou conseguir novos contratos.

Basta saber como utilizá-las para encontrar os melhores resultados possíveis e logo ter a agenda cheia de trabalho.



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