Quer saber como aumentar o faturamento do seu e-commerce através da terceirização de vendas? Descubra nesse guia tudo sobre o assunto!
O drop shipping é uma tendência no mercado de loja virtual, visto que é possível vender produtos sem a necessidade de tê-los em seu estoque.
Essa é talvez a melhor vantagem para quem está começando a pensar sobre como montar um e-commerce, pois assim diminui-se uma série de gastos e preocupações com a gestão do seu negócio.
Mas, usar o dropshipping na sua loja virtual pode agregar muitas outras vantagens, fazendo a sua loja ter uma maior diversidade de mercadorias e aumentar o faturamento mensal.
Porém, como se trata de um sistema de vendas ainda pouco explorado pelos empreendedores brasileiros, ainda se tem muitas dúvidas com relação a como abrir uma loja virtual de dropshipping grátis, como fazê-la funcionar de forma produtiva, enfim.
Então, independentemente do nome que você conhece esse sistema, seja e-commerce sem estoque, cross-docking, just in time, enfim, saiba que é hora de avaliar essa possibilidade para seu negócio.
É justamente por isso que elaboramos esse material exclusivo, para que você aprenda tudo sobre o assunto e saiba exatamente os segredos para fazer esse tipo de venda funcionar em sua loja online.
Então, confira a seguir nossas dicas de ouro de como começar a trabalhar com dropshipping em seu e-commerce!
1. DEFINA O QUE DESEJA REVENDER EM SUA LOJA VIRTUAL
Montar um negócio online é o sonho de muitas pessoas, visto que se consegue ganhar dinheiro pela internet.
Porém, com a infinidade de opções que temos hoje em dia, definir um nicho de atuação e os produtos adequados é uma missão e tanto.
Assim, mesmo para quem vai trabalhar com loja virtual sem estoque, é preciso pensar muito bem sobre o que deseja revender, ou seja, o que irá oferecer a seu público.
Para isso, o segredo é a tradicional pesquisa de mercado! Somente por meio da análise do que os consumidores estão procurando e comprando que será possível oferecer mercadorias de interesse.
Além disso, é importante conhecer os seus alvos e focar em produtos acessíveis à essas pessoas, pois de nada adiantará ter um público da classe C e dispor em seu e-commerce mercadorias caras demais, não acha?
Outro fator a se pensar na hora da escolha dos produtos a vender em seu sistema just in time é quanto a viabilidade das mercadorias a serem comercializadas pelo fornecedor.
Nesse sentido, quanto mais elaboradas essas forem, maiores serão os prazos de fabricação e consequentemente mais se estenderá a entrega, o que as vezes pode ser um problema e tanto para o cliente.
Por essas razões, a dica que lhe damos é que pense em produtos do dropshipping de boa demanda de mercado, que tenham reposição rápida e preço baixo, pois isso ajudará você a vender mais em sua loja virtual.
Tendo isso em mente, o próximo passo é encontrar o parceiro dropshipping ideal. Confira a seguir algumas dicas para não errar na escolha!
2. BUSQUE FORNECEDORES DE CREDIBILIDADE
Independentemente de você estar revendendo um produto que não é seu ou não, a prioridade da sua loja online sempre deve ser manter a excelência para seus clientes!
Dessa forma, para fazer a sua loja virtual sem estoque dar certo é essencial encontrar bons fornecedores, ou seja, profissionais que tenham produtos de qualidade e que sejam confiáveis.
A primeira dica que lhe damos quanto a isso é: Não feche parcerias com fornecedores internacionais, mesmo que os preços sejam tentadores!
As chances de fracasso serão grandes se apostar em no dropshipping da China (Aliexpress, por exemplo), uma vez que as probabilidades de chegar o produto com defeito, parar na alfândega ou atrasar na entrega são muito altas.
Sendo assim, se quer ter um negócio online sustentável e de boa reputação, procure por fornecedores nacionais.
Alguns critérios são importantes na hora de avaliar seu parceiro, como:
Mercadorias com preços competitivos
Logística de entrega eficiente e rápida
Produtos com boa quantidade em estoque
Fornecedor com boa reputação no mercado
Distribuidor organizado e de fácil comunicação
Avaliando esses cinco fatores, com certeza suas chances de acertar em um bom parceiro serão ótimas.
Assim, basta fazer uma pesquisa de mercado detalhada e atenciosa e somente após ter certeza que será um bom negócio, entre em contato e comece a negociar as condições, que é o próximo tópico que mostraremos a você!
3. NEGOCIE BONS PREÇOS E PRAZOS
Você não terá um bom fluxo de vendas em sua loja virtual se não tiver preços atrativos ou se atrasar as entregas, não é mesmo?
Por isso, é essencial negociar os preços e prazos com o(s) fornecedor(es) parceiro(s), para não correr o risco de ter clientes insatisfeitos.
Uma dica valiosa para essa tarefa é realizar uma pesquisa sobre a concorrência, para conversar com cada parceiro através de dados reais e precisos, pois com certeza facilitará a negociação.
Assim, conhecendo a média de preço das mercadorias de interesse dos concorrentes, será muito melhor discutir valores, até mesmo para avaliar a sua margem de lucro sobre cada venda concretizada.
Já com relação aos prazos, é preciso ter uma conversa bem clara com seu parceiro, para que você verifique se ele realmente poderá dar conta da demanda, se se preocupa e é organizado com a entrega e se pode lhe oferecer um prazo de pagamento mais facilitado.
É interessante esclarecer esses pontos, pois isso refletirá diretamente em seu negócio, pois caso uma entrega atrase ou não se tenha o produto em estoque, será a sua loja virtual que ficará com a reputação manchada.
E hoje em dia qualquer negócio digital só sobrevive se tiver uma reputação impecável, pois os clientes querem ter o melhor atendimento sempre e se não for o seu será através da concorrência!
Por isso, ter a sua loja virtual sem estoque é possível e está mais perto e fácil do que você imagina, basta que você estude melhor as oportunidades do mercado.
Nesse sentido, o dropshipping loja virtual pode ser a sua melhor opção atualmente, gerando uma maior variedade de produtos e aumentando as suas vendas!
Mas, para que isso funcione perfeitamente e você não tenha dores de cabeça desnecessárias, é preciso saber como lidar com esse sistema de vendas, procurando fornecedores confiáveis e que prezem pela qualidade do seu negócio!
Portanto, alinhando os pontos mencionados nesse artigo, com certeza seu e-commerce será um sucesso!