Olá!
Continuando os estudos com o Windows Server 2016, vou mostrar um tutorial que pode ser banal, mas que é um serviço essencial, o DHCP.
Não entende o funcionamento do protocolo? dá uma lida aqui, tem uma explicação legal.
Bom, colocando a mão na massa, a parte da instalação da função é bem simples, vou por as imagens e detalhar melhor a configuração.
Função instalada, vamos ao gerenciamento do servidor DHCP.
Avance a descrição;
Defina qual credencial irá utilizar;
Será exibido o resumo, clique em Fechar.
Pronto, agora no aplicativo do DHCP, vamos criar um Novo Escopo;
Dê um nome para o escopo e se quiser, uma descrição;
Defina o endereço IP final, inicial e a máscara de sub-rede. Obs: Obviamente o servidor DHCP não tem como ter IP dinâmico, ele está usando o 10.0.2.1, deixei até o 4 reservado para outros servidores, mas eu poderia liberar do 2 em diante e fazer uma reserva de IP para aquela máquina, mas isso é uma opção.
A exclusão, é qual intervalo eu não quero que seja distribuída, no meu caso, eu poderia criar uma faixa de exclusão com o intervalo 10.0.2.8 a 10.0.2.10, no caso, não achei interessante, assim como a configuração do atraso.
A duração da concessão é o tempo que uma máquina vai ter posse daquele IP, normalmente, na metade desse tempo ela tenta renovar a concessão.
Selecione para configurar as opções agora.
Além de endereços IPs, o DHCP transmite também informações de rede, caso possua, defina o gateway padrão e o DNS e o WINS.
Selecione ativar este escopo agora.
Pronto, temos um escopo de IPs ativo.
Em Concessões Ativas, temos as informações das máquinas que buscaram configurações de rede com o nosso servidor.
Espero que tenha sido útil.
Abraço!