Introdução
Para qualquer profissional de computação forense, é imperativo aprender o máximo possível de técnicas forenses. Isso não apenas maximiza suas chances de lidar com uma ampla gama de situações, mas também permite que as soluções surjam mais rapidamente.
Este artigo trata sobre a técnica denominada Recuperação de Senha. Para conhecer mais técnicas de Análise Forense, acesse: Técnicas de Análise Forense Computacional.
Recuperação de senha
Refere-se à recuperação de arquivos protegidos por senha que são inúteis se as senhas forem perdidas.
Uma senha pode fornecer proteção robusta a dados ou informações confidenciais. Mas há casos em que - e diga-se de passagem, não são tão raros - que se perde senha ou o administrador a esquece. Nesses casos, a recuperação de senha é sua melhor opção para recuperar seus arquivos.
Recuperação de senha pode ser obtida quebrando a senha através de força bruta, que tenta todas as combinações possíveis permitidas para essa senha. Na maioria dos casos, isso pode consumir muito tempo. Técnicas mais inteligentes podem ser empregadas para reduzir substancialmente o número de senhas possíveis. O problema pode ser agravado se os arquivos também forem criptografados.
Exemplo de Recuperação de senha
Durante investigações criminais, uma visão comum enfrentada pela aplicação da lei são arquivos protegidos por senha no sistema do suspeito. Uma ampla variedade de utilitários está disponível para abrir esses arquivos. Entre eles, está o Passware, uma ferramenta usada pelas agências de aplicação da lei nos EUA para violar arquivos protegidos por senha.