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Qual é o futuro da Automação de marketing?

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Tatiane Rosa

Ferr

Ferramentas de Marketing Digital


A automação de marketing está literalmente em todas as partes de nossas vidas, e acabamos de ver e experimentar o começo.

Ela permite que você peça um sanduíche do seu telefone e entregue-o à sua porta em 15 minutos sem que você tenha que pensar duas vezes antes.

Permite que grandes empresas acompanhem e acompanhem milhares de leads sem que ninguém escreva um único e-mail.

Permite que as pequenas empresas atuem como empresas com o dobro do tamanho.

E a melhor parte?

Pode acelerar o seu crescimento além do que você pensou ser possível.

A primeira revolução industrial usou água e vapor para abastecer fábricas com linhas de montagem sem fim.

A segunda revolução industrial usou eletricidade para acelerar o tempo de produção.

A terceira revolução industrial usou TI e robótica para (quase) automatizar completamente a produção.

A quarta revolução industrial… é agora.

Estamos à beira da mudança revolucionária, e eu mal posso esperar para ver como tudo se desenrola.

E quando se trata de automação de marketing, não é tanto uma revolução industrial quanto uma evolução natural.

Toda empresa precisa de marketing e inovação para sobreviver, e todo profissional de marketing na história lutou para adquirir novos clientes, fazer up / down / cross-selling de clientes atuais e manter os antigos no circuito.

Mas, a tecnologia está se movendo rapidamente — o que significa que temos que estar na vanguarda do que há de novo e sempre olhar 1–2–3 anos à frente.

É uma luta constante encontrar novas maneiras de alcançar pessoas, novas ofertas, novas táticas — porque vamos encarar:

Mesmo a melhor estratégia irá parar de entregar resultados após um certo período de tempo e todos os canais eventualmente ficarão saturados.

É difícil acompanhar as tendências e é tão difícil identificar as que valem a pena acompanhar.

E no mundo dos negócios. Você só precisa encontrar algumas ondas grandes, estratégias que funcionam ;

Aqui estão algumas previsões:

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Previsão # 1 — Criando experiências verdadeiramente únicas

Passamos da loucura de exibição de página no início dos anos 2000 para onde estamos hoje, com a experiência do usuário sendo o novo grande negócio.

Em breve, as empresas precisarão se concentrar em gerar não apenas dados, mas combiná-los com geração de leads, a fim de criar experiências de usuário verdadeiramente exclusivas.

O Facebook é o rei dos reis quando se trata de criar experiências únicas para seus usuários.

Deixe-me perguntar-lhe isto:

Um cego poderia usar seu site?

Bem, o Facebook realmente otimiza seu conteúdo para eles.

É esse tipo de experiência que as empresas terão que assumir para se tornarem verdadeiras líderes em seu espaço.

Infelizmente, a maioria das empresas não conseguirá combinar a tecnologia de ponta com o marketing e as vendas.

Em vez disso, teremos que repensar nossos funis de vendas, como promovemos nossos produtos ou serviços e como podemos identificar oportunidades de negócios em seus estágios iniciais.

Previsão # 2 — Integrações Aumentadas (& Plataformas de Dados)

Relatórios e comunicação são necessários para que qualquer equipe seja preparada para o sucesso.

As atividades em seu site precisam ser enviadas para o seu CRM e seu serviço de e-mail marketing  para que você possa conectar e vincular seus leads e prospects a determinadas fases-chave da jornada do cliente.

Seu CRM precisa conversar com seu website e saber o que está acontecendo com seus anúncios pagos, suas campanhas de influenciadores, seu conteúdo orgânico e tudo ao seu redor que poderia contribuir para uma venda.

Se sua empresa puder receber relatórios que rastreiam desde o primeiro clique até o momento em que um possível cliente assinou o contrato, você estará no paraíso dos negócios.

O problema é que a maioria das grandes suítes e plataformas de automação de marketing o prendem dentro de seu próprio ecossistema.

Previsão # 3 — Criativo não será suficiente


No passado, o trabalho de um profissional de marketing era branding, apresentando campanhas e conceitos que melhoravam a conscientização e o reconhecimento da marca para, eventualmente, aumentar as vendas.

As melhores se tornaram lendas, mas há uma razão pela qual apenas algumas delas ainda são lembradas até hoje.

Aqui está o porquê:

Criatividade e palpites não são formas confiáveis ​​de aumentar as vendas. Táticas que funcionam para uns segmentos provavelmente não funcionarão tão bem em outros.

Agora, não me entenda mal. Os criativos sempre serão necessários sempre que houver marketing, mas eles precisarão ampliar suas habilidades para colocar um número de ROI em suas campanhas.

Eles não precisarão se tornar cientistas de dados, mas está se tornando cada vez mais importante ter uma compreensão básica das estatísticas e como dividir o custo de cada lead (e ainda mais, como reduzi-lo ainda mais).

Isso significa que você precisa passar de “criativo” para analítico.

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