A implementação do sistema de código de barras garante uma série de benefícios para o lojista. É um ganho significativo não apenas no gerenciamento dos produtos, mas também financeiro.
Separamos uma relação com as principais vantagens que podem aparecer quando o sistema de código de barras correto é implementado pelo varejista.
Garantia de registro dos produtos
Uma das principais funções do código de barras é registrar todos os produtos do varejista, permitindo maior controle, seja na entrada ou saída de mercadorias. Todos os itens podem ser catalogados, sem perda de informações.
O sistema de código de barras não é novo, está no mercado brasileiro deste a década de oitenta. Antes do advento desse sistema, os lojistas e comerciantes gastavam grande tempo e recursos no registro dos seus produtos.
O registro era manual, demorado e muito duvido, uma vez que os registros eram em papel e os dados constantemente estavam sujeitos a extravio.
Atualmente o sistema é completamente automatizado. Os produtos são registrados por meio do código de barras e a leitura dos dados é realizada através de um leitor de código de barras, de forma automática.
O código DUN-14, por exemplo, permite o registro do conteúdo da caixa e do número de produtos. Isso simplifica muito na hora de fazer a leitura, já que não é necessário realizar de forma individual para cada produto.
Garantia de melhor controle de estoque
Todos os varejistas devem se preocupar com a entrada e saída de produtos. O controle de estoque é fundamental para a garantia do equilíbrio financeiro da empresa e o sucesso do empreendimento.
As entregas devem ser controladas de perto, para que todos os produtos conservem sua integridade, além da quantidade certa. As informações devem ser consistentes e seguras.
Redução de custos e de erros nos processos
Os códigos de barras funcionam de forma automática, o que gera mais segurança para o varejista. Erros são praticamente eliminados, pois a leitora do código de barras é simples.
A margem de erro em razão da digitação de códigos é quase zero. A leitura é rápida, prática e segura. Sem falar que para fazer a leitura do código de barras nenhum treinamento especial é necessário.
O varejista fica um passo à frente da concorrência
Uma das maiores tendências do mercado é a automatização dos processos. Lojistas, distribuidores e varejistas que desejam sair na frente da concorrência devem implementar ferramentas modernas e atualizadas.
Para que o varejista consiga sobreviver nesse mercado, deve estar atento ao que é mais viável, prático e econômico. O código de barras otimiza os processos, reduz o custo e facilita a vida de todo mundo.
No mundo moderno, implantar sistemas que facilitam o controle de entrada e saída de mercadorias é mais do que uma necessidade. É a única forma de garantir crescimento e rentabilidade.