A mais recente edição da Pesquisa Anual sobre Tecnologia da Informação (TI), divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que 83% do mercado de softwares empresariais no Brasil está nas mãos de Totvs, SAP e Oracle. A brasileira Totvs lidera o mercado, com 37% de participação, seguida pela SAP com share de 30% e a
A mais recente edição da Pesquisa Anual sobre Tecnologia da Informação (TI), divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que 83% do mercado de softwares empresariais no Brasil está nas mãos de Totvs, SAP e Oracle.
A brasileira Totvs lidera o mercado, com 37% de participação, seguida pela SAP com share de 30% e a Oracle, com 16%. Os 17% restantes estão distribuídos entre empresas como a Infor, QAD, Senior e StarSoft.
A SAP é a favorita entre as grandes empresas, com 52% do mercado, seguida por Oracle com 21% e Totvs, com 20%. Entre as pequenas empresas, a Totvs fica na frente, com 52% de participação, deixando para trás SAP e Oracle, com 9% cada uma, e os 30% restantes estão distribuídos entre empresas menores.
A FGV ouviu 2,3 mil grandes e médias empresas que atuam no país. Cerca de 84% das empresas usam um sistema de gestão integrado ou módulos de um pacote, tais como de gestão contábil, de folha de pagamento, RH, ativos e materiais.
No segmento de inteligência analítica, que inclui business intelligence (BI), business analitycs (BA) e CRM, SAP, Oracle, Totvs, Microsoft e IBM detêm 81% dos negócios.