A aproximação da Microsoft com o mundo Linux está ficando cada vez mais interessante com a integração entre os dois sistemas.
Primeiro a Microsoft anunciou a introdução do Windows Subsystem for Linux para o Windows 10 e a integração do Ubuntu na loja de aplicativos oficial da Microsoft. Claro que se foi possível integrar o Ubuntu, não seria algo impossível fazer a integração do Kali Linux no Windows 10, né? :)
Para que isso fosse possível, os desenvolvedores do Kali Linux trabalharam em parceria com a equipe do Microsoft WSL para colocar o Kali Linux na Microsoft Store como uma distribuição oficial. Vale lembrar que já era possível fazer a instalação no Kali Linux no Windows 10, porém, não era de forma oficial e o processo exigia primeiro a instalação do ambiente Ubuntu.
Embora seja possível usar o Kali Linux no Windows 10 como app, existem limitações devido as restrições de ambientes e o Kali Linux no Windows permite apenas usar softwares em modo texto e não vem pré-instalados, no entanto, os aplicativos podem ser instalados pelo repositório do Kali Linux que está disponível.
Instalando o Kali Linux no Windows 10
Primeiro temos que ativar o recurso Subsistema do Windows para Linux e, já que estamos falando de um sistema Linux, vamos fazer a ativação desse recuso via linha de comando no Windows PowerShell.
Antes de começar a executar os procedimentos abaixo, salve todos os arquivos que tiver usando e feche todas as janelas já que o processo de ativação do recurso precisará reiniciar o computador.
1. Execute o Windows PowerShell como administrador e digite o seguinte comando:
Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux
2. Após a máquina ser reiniciada, acesse a Microsoft Store e pesquise pelo aplicativo Kali Linux e clique em adquirir ou acesse pelo link abaixo
https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/kali-linux/9pkr34tncv07
Depois da instalação do Kali Linux é recomendado fazer a atualização do sistema.
Atualizando o Kali Linux no WSL
A atualização do Kali Linux no WSL é feita da mesma forma que em outras instâncias do Kali. Execute os comandos:
apt-get update
apt-get dist-upgrade
Instalando ferramentas de Pentest
Como já foi falado no início desse artigo, os aplicativos do Kali Linux no Windows não vêm pré-instalados e, para isso, vou mostrar como fazer a instalação de dois softwares de pentest muito importantes.
Nmap
Para instalar o Nmap vamos executar o seguinte comando:
apt-get install nmap
Metasploit
Execute o comando a seguir para fazer a instalação do Metasploit:
apt-get install metasploit-framework
Lembre-se que as ferramentas de Pentest podem ser identificados pelo antivírus como Malware. A solução de contorno é criar exceções no antivírus ou até mesmo desabilitar o antivírus temporariamente (menos recomentado).
Agora que já instalamos e configuramos, o Kali Linux está pronto para ser usado. Caso tenha qualquer comentário, por favor, utilize a área abaixo!