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Como melhorar seus artigos antigos e conseguir visitas

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Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

Na “carreira” de um blogueiro, sempre existem aqueles textos que são melhores e mais bem aceitos pelos leitores: recebem mais visitas e sempre estão na ativa. Aqui, por exemplo, eu nunca deixo de citar os posts principais sempre que possível. São esses tipos de posts antigos que precisam ser otimizados. Os textos mais importantes do seu blog geralmente recebem um alto índice de visitas, principalmente dos mecanismos de busca. Mas podem ser otimizados ainda mais, para que você possa aproveitar ao máximo essa capacidade de geração de tráfego que tais posts antigos (ainda) podem proporcionar.

Estas técnicas envolvem um pouco de SEO e de reescrita dos seus posts antigos, mas nada que lhe tome mais do que 20 a 30 minutos para cada texto. Conheça, aqui, as principais técnicas que você pode usar para melhorar seus posts antigos seguindo uma linha de pensamento única e fácil de incrementar. Vou colocar tudo em formato de passo-a-passo, assim ninguém irá se perder ou ficar com preguiça de dar pelo menos uma otimizada em um pequeno post antigo!

Obs.: Antes de tudo, pode ser interessante você já pegar um texto antigo de seu blog para ir seguindo os passos aqui descritos e aprendendo um pouco mais com tudo isso. Considere um texto que já receba algumas visitas vindas do Google e que seja bastante comentado e também passível de ser mais otimizado (principalmente para subir de posições nas pesquisas do Google, se ainda não estiver na primeira).
1 – Otimizar palavras-chave

Já falei sobre Otimização de Palavras-chave aqui várias vezes. Geralmente, quando escrevemos um texto, não damos muita importância em descobrir quais as palavras-chave que geram mais tráfego  em pesquisas no Google e que, possivelmente, possam ser atraídas para nosso post. Assim, na hora de reotimizar um post antigo, você pode acabar descobrindo novas palavras-chave para utilizar, muito mais atraentes do que as já utilizadas.

Para fazer isto, vá à Ferramenta de Palavras-chave do Adwords e faça algumas pesquisas por sinônimos das palavras-chave que você utilizou em seu texto antigo. Tenha também a certeza de que você pode ficar bem posicionado nas pesquisas para estas palavras-chave. Faça uma rápida pesquisa no Google e análise o On Page SEO dos links das primeiras posições e algumas informações como PageRank e quantidade de links apontando para a página.

2 – Reescrever o texto

Agora, pegue a melhor palavra-chave que você encontrou fazendo o exercício anterior (mas que tem capacidades de atingir a primeira posição para sua pesquisa) e incorpore-a nas seguintes partes do seu post antigo:

    Título;
    Introdução;
    Último parágrafo;
    Meio do conteúdo (o máximo de repetições que puder, contanto que o seu texto permaneça com uma boa leitura).
    Subtítulos (se houverem).

Para textos longos (400+ palavras), pode-se usar até mesmo 5 a 10 repetições da palavra-chave principal. Mas aí vai de você: se o seu blog for pessoal, uma tarefa como esta pode tornar-se inviável para certos textos (mas isso não quer dizer que você não pode, pelo menos, escolher uma palavra-chave principal um pouco melhor e colocá-la em alguns pontos do seu post antigo, ou substituir as palavras-chave já existentes para melhores).

Obs: Cuidado para não fazer article sppining com essa nova alteração do Google, essa está técnica foi condenada e você pode ser penalizado.

3 – Links apontando para o post antigo

Depois de fazer a otimização de palavras-chave dentro do seu texto, vá atrás de outros textos que possam ter um conteúdo idêntico ou semelhante ao texto que está melhorando agora. Então, tente criar links apontando para este texto, utilizando sua palavra-chave principal como âncora (“linkando” esta palavra-chave e fazendo-a apontar para este post antigo que está sendo melhorado). Experimente angariar 5 novos links (ou mais, se quiser) apontando para o seu texto a ser melhorado. Outra alternativa é a de melhorar os Posts Relacionados de seu blog, fazendo-os ficarem o mais relacionados possíveis.

Links internos aumentam muito o poder de um texto, pode ter certeza!

4 – Publicar em redes sociais e agregadores de notícias

Agora vamos atrás de links externos para o seu texto: publique-os nas principais Redes Sociais e Agregadores de notícias, principalmente nos que dão Links Follow para o seu texto, como o Link-Me, do Marcus Aragão.  Envie para todas as Redes Sociais e Agregadores de notícias que ainda não utilizou. Procure submeter seu post antigo para 5 a 10 sites deste tipo e, se não tiver mais opções em português, vá para as Redes Sociais em inglês.
5 – Incrementar o Conteúdo

Eu tenho a certeza de que, sempre que passar em um post deveras antigo (que foi escrito há pelo menos 3 meses atrás), encontrarei muita coisa para incrementar: ideias adicionais, bases para criar sessões novas e assim por diante. Isto é normal de pessoas que estão se atualizando sempre dentro do conteúdo sobre o qual escrevem.

Por isso, dê uma otimizada no conteúdo do seu post antigo e, também, aproveite para rankear para algumas novas palavras-chave, caso venha a criar uma nova sessão importante dentro de seu texto. Para isso, faça uma nova pesquisa de palavras-chave (volte ao primeiro passo) e encontre algumas muito fáceis de rankear (mas que tragam algum tráfego). Afinal, é algo secundário a se atingir, tal como um bônus e, por isso, não pode ser muito difícil de rankear.
6 – Links para outros blogs

É isso mesmo: já que incrementou o seu conteúdo, também pode citar alguns links relacionados que estejam em outros blogs. Assim, você estará fazendo uma tarefa adicional, angariar links para seus textos, explicado no quinto passo, porque provavelmente terá um novo trackback no blog em questão, que pode até ser Follow.
7 – Fidelizar o leitor

Já que o seu post poderá ficar melhor do que o anterior, pode ser interessante direcionar estes novos visitantes para gerar uma receita a mais, não é mesmo? Afinal, nenhum blogueiro vive apenas de escrita.
8 – Links dentro do texto

Uma boa técnica para melhorar um post antigo é diminuir a Taxa de Rejeição que ele mantém, principalmente se ela for muito alta. Para fazer essa tarefa, simplesmente vá “pingando” alguns links apontando para outros textos, dentro desse próprio post. Uma Taxa de Rejeição muito alta pode ser ditada principalmente pela falta de links internos e grande número de links externos (não só dentro dos seus posts, mas também em outra parte do seu blog, como em sua barra lateral, por exemplo).
9 – Organizar as informações

Ao longo do tempo, também costumamos organizar as informações dentro dos nossos posts de uma forma diferente. Aqui no blog, se você seguir uma lista de dicas antiga, ela está em formato enumerado à mão e com os pontos principais em negrito. Nada de Subtítulos em H2 como passei a utilizar a partir da semana passada.

Finalizando, posso dizer que com estas dicas o blog cresce e mantém-se saudável ao longo do tempo, mesmo que eu otimize pesadamente poucos posts. Siga as ideias apresentadas aqui sempre que puder e veja como as diferenças realmente surgem!

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