Na hora de escrever para a Internet, a primeira coisa que temos que pensar é que estamos escrevendo para os mecanismos de busca. Os mecanismos de busca não são toda a web, mas se o nosso objetivo é escrever para ganhar visitas, em partes dependemos totalmente deles.
Mas não se trata apenas sobre como aplicar as técnicas de SEO. Nosso objetivo é tirar o máximo de proveito dos mecanismos de busca. Este objetivo inclui os seguintes pontos:
Google sabe exatamente do que é o nosso texto, não importa qual a classificação atribuída.
Posicionar o tema do artigo (palavra chave) no mais elevado dos resultados da busca.
Cobrir todo o espectro de Long tail com a pesquisa de termos similares.
Ser estável nos rankings, os mecanismos de busca consideram que o conteúdo é útil e de qualidade (independente se é ou não).
O conceito mais difícil de entender é o de escrever para os mecanismos de busca, independentemente se o conteúdo é bom para um ser humano ou não. Isto é precisamente o que temos para digerir. Obviamente, se o conteúdo não é útil para um usuário, para Google também não será util.
O objetivo dos mecanismos de busca é imitar o comportamento dos usuários para melhorar a qualidade dos seus resultados, mas o que define a classificação dos resultados ainda é uma máquina (neste caso, uma fórmula matemática).
Então, na hora de escrever devemos ter em conta o ser humano e um o algoritmo. Escrever para uma pessoa é fácil para, já para um mecanismo de busca não é da mesma forma. Não se trata em seguir uma série de normas, mas sim o hábito de pensar automaticamente no efeito que o nosso texto terá no mecanismo de busca.
Escrevendo para os mecanismos de busca
Existem normas para uma boa escrita e para envolver os leitores. Da mesma forma, existem regras a serem seguidas para maximizar a nossa presença e aparecer nos melhores resultados dos mecanismo de busca:
O título é a parte mais importante do artigo – deve aparecer o termo ou palavra-chave principal. O título deve ser o mais curto possível e chamativo.
O primeiro parágrafo é mais importante que o ultimo – deverá aparece o termo principal, diversas expressões, palavras ou termos similares. Tomemos o exemplo neste post. Seria algo como:
Escrever para o Google
Como escrever uma visão de SEO
Normas de escrita para melhorar a nossa posição
Repita o termo principal ao longo dos parágrafos, juntamente com outras expressões similares.
Se usarmos H2 tags, que contêm os termos.
Continuar a incidir sobre o tema principal, tentando não misturar temas. Se trata de mensagens claras e geralmente curtas.
Os pontos acima se referem ao estilo, em suma, mantermos o foco sobre o tema. Ou seja, os mecanismos de busca sabem exatamente sobre o que estamos escrevendo. Agora, devemos nos centrar em dar importância do nosso texto.
Os links e a importância no que nós escrevemos
Os Mecanismos de Busca medem a importância de uma página com base nos links que ela recebe. Não só para dar-lhes um posicionamento, mas também para medir a importância de um tópico dentro de um texto. Ou seja, para um mesmo texto, podemos modificar a importação de suas palavras, o número, localização e qualidade dos links. Como no caso anterior, não se trata de linkar bem para um ser humano, mas sim para um mecanismo de busca.
Como Linkar:
As palavras linkadas são mais importantes que o resto.
Os links devem ser espalhados por todo o texto.
Os links do primeiro parágrafo, são mais importantes que o seguinte.
Devemos linkar pelo menos uma vez, com o termo principal no texto âncora.
Mais links no texto, mais valor para os mecanismos de busca.
Se os links internos forem importantes, seu valor aumenta.
Linkando para outras páginas da web que tenha a mesma relevância do texto sua importância aumenta, no que se refere ao tema da web.
Todos os links ao longo o texto deve ser relacionado ao tema tanto o seu texto ancora como suas páginas de destino. Isto é:
Se estivermos falando de um tema específico, não linkar para a Wikipédia, por exemplo, para explicar um termo que não tem nada a ver com o assunto.
Perde o valor do link com texto âncora irrelevante como aqui, ver, controlar, ou mesmo o nome do blog.
É melhor linkar com o texto âncora com o nome do item do que com o nome do blog (tanto para seu próprio artigo como para aquele que recebe o link).
Vários links com termos similares é o que devemos conseguir.
Evite sobrecarregar o texto de link.
Conclusões
É muito difícil cumprir todas as anteriores, mas também desnecessário. No entanto, uma vez que tenhamos compreendido a importância e a função das palavras e dos links, o processo é simples.
Trata-se de internalizar e compreender como funciona escrita para os mecanismos de busca. Lembre-se que estamos escrevendo para a Internet.
Com isto em mente, não deve ser difícil escrever respeitando as regras da escrita, as regras para engajar os leitores, para tornar o texto interessante e, naturalmente, saber a estrutura e onde colocar links e com qual texto âncora se constrói um texto otimizado para a Internet.
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