Desde que os blogs se tornaram “mainstream“, as empresas têm descoberto um novo canal de Marketing. Alguns blogs foram ainda mais longe e se transformaram em elementos de marca, e provaram ser uma decisão de vencer, os blogs têm o poder de dar uma voz e uma personalidade de uma empresa.
Mas, mesmo assim, os Blogs Corporativos nem sempre tem sido a melhor escolha para alguns. Assim como com qualquer outra ferramenta de marketing, ele precisa se encaixar no perfil da sua empresa, as necessidades e expectativas, para ser verdadeiramente eficaz. E um blog realmente vai ajudar a sua empresa? Pergunte a si mesmo com estas perguntas 3 essenciais antes de dar o passo e lançar um Blog Corporativo.
Pergunta 1 . Um Blog é uma necessidade ou capricho?
A decisão de lançar um blog corporativo pode ser baseada em vários fatores e vantagens comprovadas de alguns blogs corporativos. Entre eles:
Capacitar o processo de vendas;
Comentários sobre os produtos e suporte ao cliente;
Membros da equipe de especialistas em uma posição como líderes de pensamento
Melhor Posicionamento nos Mecanismos de busca;
Ferramenta de RH;
e assim por diante.
Mas o que dizer quando uma empresa decide criar um blog para um dos seguintes motivos:
“Nosso concorrente tem um blog também”;
“Cada criança tem um, podemos conseguir mantê-lo”;
“Um blog nos faz olhar mais oi-tech“
Em teoria, nenhuma das razões acima, é um mau. Nós todos temos as nossas reações ego – maiores ou menores -. O verdadeiro problema é quando estes motivos não são apoiadas por uma meta real, como os mencionados na primeira lista. O lançamento de um blog corporativo só por uma questão de fazê-lo pode realmente virar contra você e prejudicar a imagem da sua empresa.
Pergunta 2: Você tem os recursos necessários para lançar e manter um blog?
Um blog não é apenas site de apresentação. Você não pode publicar uma notícia a cada mês e achar que ele fará sucesso . No! Não! Um blog é um consumidor de recursos contínuo.
Blogs requerem recursos financeiros
Que seja em aspectos técnicos como design, desenvolvimento e hospedagem, ou para os aspectos criativos, tais como a escrita ou a investigação, criação e manutenção de um blog exige dinheiro. Certifique-se de fazer a matemática antes de entrar na blogosfera corporativa.
Blogs exigem tempo e atenção
Ao contrário de sites estáticos, blog requerem uma atenção contínua e tempo para investir em pesquisa, análise, escrita e comunicação com os leitores. Se você e / ou sua equipe não tem tempo para manter um blog, encontrar alguém que vai, ou não se chegar a ele. Além disso, sabemos que em cada empresa, o tempo é dinheiro, então lá vamos nós outra vez, mais dinheiro para investir.
Blogs necessitam de recursos humanos
Um blog corporativo pode ser mantido por uma pessoa de dentro da empresa, ou alguém familiarizado com a empresa e o processo de blogs contratada para esse fim. Eu sei que não soa bem, mas no final, o tempo de um empregado é novamente um custo financeiro para a empresa. Além disso, você também precisa de ter a pessoa certa para fazer o blog.
Blogs exigem competências analíticas e de informações
Você tem essas habilidades? Alguém na sua empresa de tê-los? Você está pronto para investir tempo em pesquisa de energia, para explorar a internet para obter informações novas e interessantes, para dar seguimento aos pareceres de outras pessoas, para formar alguns dos seus próprios?
Pergunta 3: Como é que o público percebe a sua empresa?
Considerando que estamos falando de presença online de uma empresa, a percepção de que estamos procurando analisar é a única neste meio. Como podemos observar isso?
Technorati.com Reações na blogosfera: Technorati.com
Technorati é, ao mesmo tempo um mecanismo de busca de blogs e também um sistema de agregação de conteúdo dos blogs. De acordo com as suas últimas estatísticas, o Technorati agora segue a atividade com cerca de 110 milhões de blogs, através de uma etiqueta com base do sistema, e também através de links inter-blog (pistas, blog e links roll).
Google Blog Search Reações na blogosfera:
O potente motor de busca – Google Blog Search também fornece métodos de pesquisa específicos, através de uma busca pelo nome de sua empresa que pode retornar resultados relevantes, na maioria das vezes, representando a opinião pessoal de uma pessoa ou dos membros de um blog da equipe.
Fazendo a mesma pesquisa no mecanismo de pesquisa principal no Google (ou seu equivalente variando de pais) também poderia ser útil.
O fator de risco
Com base nessas reações, podemos analisar e estimar o fator de risco que temos de enfrentar, ao lançar um blog corporativo. Consciente dos riscos envolvidos é especialmente importante quando os proprietários do blog decidir permitir o livre acesso a seção de comentários.
Se as reações de seus produtos ou serviços da empresa são maioritariamente negativos, você é obrigado a enfrentar uma abundância de comentários negativos, na maioria das vezes sem ligação com os temas de seus posts. Dê um usuário insatisfeito,e ele vai usá-las para expressar suas frustrações, não importa quão justificada.
Interpretando as respostas
Não é preciso ser um gênio para descobrir se o seu novo blog é apenas um capricho, o proprietário provavelmente irá esquecê-lo e, assim, o blog vai morrer depois de um curto período de tempo.
Além disso, sem os recursos necessários, o blog não pode ser mantido, ou mesmo lançado e quem gosta de ser julgado e acusado por “seu próprio teto”? Eu não.
Faça um favor e seja sincero ao responder a essas perguntas O sucesso de seu blog corporativo futuro depende disso.