Se você já possui um site ou está começando agora, provavelmente já ouviu falar na expressão “palavra-chave”. Elas tem um papel essencial, no entanto, ainda existe quem não saiba de sua importância. Para sanar qualquer dúvida, criamos este artigo que irá lhe fazer um mestre das palavras chaves. Vamos dar início pelo seu conceito tradicional que nos fala a web.
“Palavras-chave são as palavras (ou um grupo delas) que descrevem o tema de um site ou o assunto de um texto, e são usadas pelas ferramentas de busca com o propósito de apresentar resultados relevantes e precisos.”
Ou seja: palavras-chaves, ou se preferir keywords (em inglês), são usadas para descrever aos motores de busca como Google, Yahoo e Bing, o assunto principal que se trata seu site ou até mesmo um artigo em específico. Esses motores de buscas usam essas palavras-chaves como um dos critérios (que são vários), para exibirem o conteúdo mais relevante e preciso a pesquisa. Sabe aquelas hashtags que você usa no Twitter, Facebook e Instagran? Tipo, #palavraschaves, #keywords e #motoresdebusca. Funciona de acordo com esse conceito.
Qual a importância da palavra chave?
Após entendermos o conceito de palavra-chave, fica bem mais simples compreender a importância delas para seu site. São elas que contribuirão, e muito, para que seu site apareça como um dos primeiros nos motores de buscas, não interessa se é site de loja virtual, portfólio de imagens ou blog pessoal.
O uso correto é um fator determinante para um bom resultado, não pense que é simplesmente adotar as palavras-chaves que BUMM! Em um passe de mágica tudo são rosas vermelhas. Antes fosse… Mas não! São elas as responsáveis por trazerem tráfego orgânico para seu site, ou seja, tráfego gratuito. Se mal utilizadas podem não surtir efeito, ou pior, podem condenar seu site para os motores de buscas. Para evitar isso, saiba como usar bem as palavras-chaves.
Como eu uso as palavras chave corretamente no meu site?
Aqui é necessário falarmos de um outro assunto que também já deves ter ouvido falar – o SEO (sigla em Inglês para Search Engine Optimization – otimização para as ferramentas de busca).
Ferramenta auxiliar ao search console https://pageoutil.com/
Essa otimização é tudo que é feito para que os mecanismos de buscas indexe bem o seu site e tenha resultados melhores no ranking. Esse trabalho que envolve vários detalhes, tem como base, adivinhe, as palavras-chaves!
Primeiramente, para realizar essa otimização, é necessário conhecer quais são essas palavras-chaves do seu site. Aparentemente, isso pode ser meio estranho, mas acontece que cada site tem o seu nicho, portanto possuem palavras-chaves diferentes. Tais palavras-chave são baseadas no tema do site, no público alvo, e assim vai…
Para criar uma relação de palavras-chave que você poderá usar em todo o seu site, veja essas duas etapas:
Quando as pessoas estão procurando algo que você oferece, o que elas costumam digitar nos mecanismos de buscas tais como Google, Yahoo, etc.? Não se esqueça que uma palavra chave pode ser composta por até três ou quarto palavras, como usar palavras chaves é uma das utilizadas neste artigo, por exemplo.
Já tendo em mãos essa lista com as palavras-chaves mais apropriadas para seu site, utilize a ferramenta de palavra-chave do Google, ou qualquer outra disponível online, para verificar a eficácia de cada uma delas. O segredo é optar por termos cujo existem interesse sobre ele, no entanto não sejam tanto procurados, assim a competição fica um pouco burlada.
Feito isso, você terá uma lista de palavras-chaves, “fresquinhas”, para serem usadas em seu site.
Onde eu uso as palavras chaves?
Existe uma serie de lugares onde as palavras-chaves podem serem utilizadas. Alguns são:
Título do site
Descrição do site
Cabeçalho e subtítulos
Conteúdo do site
Links internos e externos
Descrição das imagens
Para cada forma, existem algumas regras específicas com relação a quantidade e locais corretos onde usá-las. Mas o que você deve ter em mente, é que essas palavras-chaves devem aparecer de forma natural. Os mecanismo de buscar são formados em detectarem quando esse recurso é utilizado de forma abusiva (inseridas em grande quantidade, por exemplo), o que pode lhe gerar alguma penalidade.