1 - Criando o orçamento
Use um programa que já tenha alguma familiaridade, como Word ou Excel, desde que você consiga exportar o arquivo em PDF quando acabar de fazer. Para agilizar seu trabalho, crie um modelo e siga este modelo sempre.
2 - O modelo
Utilize o tamanho A4 e se possível faça na cor preta, para facilitar a impressão pelo cliente. Pense na facilidade de leitura que o documento precisa ter, por isso utilize fontes simples e de tamanhos adequados.
Faça um documento com pelo 2 páginas. Na primeira se apresente, descreva seu portfólio, deixe claro seus contatos e onde o cliente pode encontrar mais informações sobre seu trabalho. Na segunda página você irá montar o orçamento.
3 - Não pode faltar
- A quem se dirige;
- Data;
- Serviço a ser prestado;
- Descrição das etapas para a realização do serviço;
- Prazo de execução do serviço;
- Prazo de validade do orçamento;
- Condições e métodos de pagamento.
4 - Como salvar o arquivo
Para facilitar sua organização, crie pastas organizadas por mês e por dia. Nomeie o arquivo com o assunto, serviço e nome do cliente. Assim fica fácil fazer pesquisas quando precisar.
5 - Sobre o envio
Não se esqueça de sempre enviar o orçamento via e-mail. Assim você tem a documentação de dia e hora que o cliente recebeu seu orçamento. Aproveite também o e-mail para falar um pouco mais sobre você e adicione um link com seu site ou portfólio completo.
6 - Conclusão
A gente se comunica muito por redes sociais, né? E você pode acabar recebendo pedidos de orçamento através do Facebook ou Whatsapp, por exemplo. Mas antes de responder lembre-se que um orçamento bem feito pode te ajudar a fechar bons negócios.