Muitos alunos que prestam o Vestibular e o Enem encontram dificuldades com a matéria de Física. Para muitos vestibulandos, é a matéria mais difícil, especialmente para os que preferem estudar as Humanas. Contudo, se o aluno estudar com afinco e paciência, conseguirá se preparar para a prova de Física do Enem e do Vestibular.
Vale ressaltar que a Internet é uma ótima fonte de conhecimento e de estudo. Para o vestibulando que estiver procurando tudo sobre Física, recomendamos o portal Educabras, que contém dezenas de aulas dessa matéria, além de milhares de questões.
É importante que o vestibulando saiba que quase todos os exames vestibulares obrigam os candidatos a responder a questões de Física. Mesmo o Enem passou a testar essa matéria.
Como deve o aluno se preparar para as provas de Física? Não basta estudar apenas aulas e conceitos. É também necessário responder a questões. Muitos alunos que estudam tópicos das Ciências Exatas assimilam os conceitos, mas não conseguem responder às questões corretamente. A única forma de o aluno realmente testar se compreendeu o que estudou é praticar questões. Portanto, é imprescindível que o aluno responda a exercícios de Física de vestibulares de anos anteriores. Na realidade, essa sugestão vale para todas as matérias, mas especialmente para as Exatas. A prova de Física do Enem e do Vestibular exige que o aluno seja capaz de resolver problemas: não basta memorizar conceitos.
Para responder a questões de Física corretamente, é necessário conhecer as fórmulas e saber aplicá-las. Há exames vestibulares que fornecem ao candidato uma lista das fórmulas de Física que são necessárias para responder às questões da prova. Contudo, muitos exames vestibulares exigem que o aluno as memorize. Se ele se esquecer delas durante a prova, será praticamente impossível responder corretamente às questões dessa matéria.
Neste blog, encontra-se uma lista de 10 fórmulas de Física que são importantes para o Vestibular e o Enem. Recomendamos que todos os vestibulandos as decorem.
1. Pressão: para o cálculo de pressão de líquidos e gases, utiliza-se a seguinte fórmula:
P . v = n.R.t
P: pressão
v: volume
n: número de mols
R: constante dos gases perfeitos
T: temperatura
2. Segunda Lei de Newton: esta fórmula calcula a força resultante:
Fr = m . a
Fr: força resultante
m: massa
a: aceleração
3. Calorimetria: calcula a quantidade de calor de um corpo:
Q = m.c.T
Q: quantidade de calor
m: massa
c: calor específico
T: variação de temperatura
4. Velocidade média: a fórmula mais conhecida e que aparece frequentemente nas provas é a seguinte:
Vm = s/t
Vm = velocidade média
s: variação do espaço
t: variação do tempo
5. Empuxo:
E= d.V.g
E: empuxo
d: densidade
V: volume deslocado
g: aceleração da gravidade
6. Movimento Retilíneo Uniforme (MRU): para calcular o espaço, o tempo ou a velocidade no MRU, utiliza-se a seguinte fórmula:
S= So + V.t
S: espaço final
So: espaço inicial
V: velocidade
T: tempo
7. Velocidade de ondas: esta fórmula é utilizada para calcular a frequência das ondas:
V = λ . f
V = velocidade da onda
λ = comprimento da onda
f: frequência da onda
8. Eletricidade: esta fórmula possibilita medir a tensão e a resistência de um sistema elétrico
V = R . i
V: diferença de potencial elétrico
R: resistência elétrica
I: intensidade da corrente elétrica
9. Distância
d = v . t
d: distância
v: velocidade
t: tempo
10. Equação de Torricelli: com esta fórmula, é possível calcular a velocidade final de um corpo que se encontra em um movimento retilíneo uniformemente variado sem o conhecimento do intervalo de tempo.
vf = v0 + 2 . a . s
vf: velocidade final
v0: velocidade inicial
a: aceleração
s: variação do espaço