Publicação

Transformação Digital [dossiê HSM]

A transformação digital afetará setores que não sofrem grandes mudanças em seu modelo de negócio há séculos. 
HSM Management, edição 122, página 30.
Estamos vivendo a Terceira Onda da Internet. Após detonar as empresas de mídia com a digitalização do seu conteúdo e, logo depois, transformar o varejo com o e-commerce, a Internet protagoniza uma nova revolução que afeta mercados, indústrias e, claro, a vida das pessoas.

A palavra transformação digital está na moda hoje, mas ela começou no Brasil há 22 anos, quando a World Wide Web iniciava a sua popularização por aqui. Estávamos nos preparando e nos adaptando para o que temos hoje; vejam o trecho de um manual sobre “correio eletrônico e web”, publicado em 1997:

É bastante provável que a Internet se torne, a médio prazo, o meio mais comum de se comunicar e obter informações, seja para uso pessoal ou profissional.
Popularização da Internet: introdução ao uso de correio eletrônico e web, página 70.

Sabemos que a previsão acima foi bem conservadora, mas mostra que o potencial da Internet não era ignorado.

Se você ainda não ouviu falar na tal transformação digital, pesquise e reflita sobre como essa convergência de tecnologias afetará (ou já está afetando) o modelo de negócios da sua empresa.

E não pense, caro colega de TI, que ser um especialista em IoT, Big Data, DevOps, Inteligência Artificial ou afins irá qualificá-lo como alguém que domina a transformação digital. Tão importante quanto as tecnologias envolvidas é saber como usá-las para proporcionar uma experiência realmente positiva para os clientes da sua empresa.

Para nos ajudar a entender este momento de transformação, a edição 122 da revista HSM Management traz um dossiê sobre Transformação Digital. São quatro artigos que falam sobre como algumas empresas brasileiras estão enfrentando o desafio, além de apresentar a visão de alguns fornecedores.

Highlights dos artigos que fazem parte do dossiê:

  • A transformação digital envolve uma mudança cultural, filosófica e gerencial;
  • Não adianta investir em um app, site ou página do Facebook se a empresa continuar com uma estrutura burocrática. É preciso mudar sistemas, processos e canais;
  • Como promover a transformação em grandes empresas? MVPs, piloto em algumas áreas ou até mesmo através da criação de uma startup;
  • A transformação digital atinge todos os setores da empresa, alterando produtos, serviços, processos e modelos de negócios;
  • Somente 6% das empresas pesquisadas pela Deloitteentendem que possuem agilidade para a transformação digital;
  • Desafios para estabelecer o “mindset digital” na empresa:
1 — A área de RH precisa ser mais ágil, responsiva e colaborativa;
2 — O processo de transformação digital não é racional, e sim político;
3 — Mudança cultural.
  • A maioria dos colaboradores não tem o conhecimento e as habilidades necessárias para entender como o digital impactará o negócio;
É necessária uma reeducação para o digital do ponto de vista do negócio, não só do ponto de vista de tecnologia.

A transformação digital é um caminho sem volta, a sua empresa já está se preparando para competir digitalmente?

Saiba mais:

Obrigado e um abraço!

Comentários