O mais famoso motor de busca de todo mundo é também responsável pelo sucesso de alguns e o insucesso de outros. Dominar essa ferramenta de pesquisa e entender sobre SEO, links patrocinados e tantas outras coisas é importante, mas as coisas vão muito mais além disso.
Os iniciantes no meio da internet acham que apenas palavras chaves ou links pode contribuir para o seu sucesso, porém na verdade vai muito além disso.
Mas afinal, o que é Autoridade para o Google?
Autoridade em geral significa que as pessoas confiam em você para lhe dar informações, seus emails e até o seu dinheiro. Basicamente essas pessoas acreditam que você é a melhor pessoa para determinado assunto, como por exemplo, você pode ser o melhor especialista em lançamentos como o Érico Rocha ou então o melhor médico de cirurgias plásticas do país como o Dr. Robert Rey.
A boa notícia disso tudo é que se as pessoas confiam em você o Google também vai confiar de maneira simples e clara.
“Se você for um médico famoso no mundo offline e se muitos sites começarem a citar o seu nome, imediatamente o seu site estará no topo das buscas e se tornará uma autoridade para o Google”
Se tornar uma autoridade pode ser um divisor de águas para você, o Google irá olhar o seu conteúdo de uma outra maneira e até os seus ganhos serão influenciados caso use o Adsense.
Existem diversos fatores que é utilizado para medir a autoridade de seu conteúdo, como o domínio (.gov é mais confiável que um .com), a quantidade de links que ele recebe, as maneiras como atrai tráfego, as citações positivas que possui em outros blogs e por ai vai.
Caro Google… em quem você confia?
É difícil saber em quem o Google confia, porém existe uma teoria em que diz que o motor de busca possui a sua lista de sites extremamente confiáveis, onde se enquadra sites como o Wikipedia, em que após poucos minutos depois de terem um artigo publicado já estão no topo das buscas.
Essa diferença entre o Wikipédia e o seu blog é com base na autoridade que ele possui no Google e os pontos que armazenou ao longo do tempo.
Esses “pontos” também é conhecido como taxa de rejeição de um blog, ou seja, quando você faz algo positivo ganha +1 ponto no Google e quando faz algo negativo perde um ponto.
Resumidamente podemos dizer, a cada ação boa que faz, o tempo que o usuário permanece em seu site e outras coisas a mais você ganha mais pontos e vai se tornando uma autoridade em seu segmento e por fim poderá ser uma autoridade aos olhos do Google.
Influencias negativas para a sua autoridade
Antes de falarmos sobre os pontos positivos e que podem melhorar o seu site e ganhar mais pontos, falaremos dos pontos negativos, o que impede que o Google conheça você como uma autoridade.
Compra de Links é a pior maneira de divulgar um site e influencia muito a sua autoridade, existe uma enorme diferença em investir em plataformas de anúncios como Google Adwork, Facebook Ads e comprar links em sites de baixa qualidade como os de autosurf por exemplo. O Google mantém uma lista de sites onde ocorre muito a compra de links e no momento que o seu link for adicionado neste site é provável que perca posições imediatamente.
Maus Parceiros é outro grande problema, no passado era comum realizarem parcerias de qualquer maneira e simplesmente não analisarem os blogs que contém os seus links, porém se você adicionar um link seu em um blog que já tem vários pontos negativos é certo que você irá perder pontos e consequentemente posições nas buscas.
Comentários Spam é uma ótima maneira para ganhar pontos negativos, copiar e colar o mesmo comentário em diversos blogs pode ser considerado como Spam e fazer com que todos os seus artigos sejam removidos das primeiras páginas do Google imediatamente.
Padrão de crescimento não natural é quando você tem um blog que recebe por exemplo mil visitas por dia e depois no outro dia começa a receber 10 mil visitas. Obviamente isso não quer dizer que se você criar um anúncio e obtiver milhares de visitas que seu blog será penalizado, porém o Google vai analisar de onde vem o tráfego e como isso foi feito.
Falta de indicações é quando você não recebe links de outros sites, ninguém fala sobre seus artigos ou semelhantes.
Qualidade do conteúdo é quando o Google checa se tudo o que escreve é realmente seu, se não está copiando de outros blogs ou pegando partes de outros posts e colocando em seu blog, o motor de busca visa os melhores conteúdos e se o seu não for bom, não existe motivo para estar no topo.
Agora que já vimos o que faz o seu blog perder pontos, o que você pode fazer para ganhar pontos?
Tráfego
Um dos principais fatores de autoridade de um blog é o seu tráfego e a sua origem é muito importante para que o Google lhe reconheça como especialista.
O Google analisa 3 fatores muito importante sobre o seu tráfego que são:
- Quantidade: São muitas as visitas que o seu blog possui?
- Crescimento: Seu tráfego está crescendo organicamente?
- Consistência: Será que seu blog consegue manter o mesmo padrão de tráfego? Ir de zero a um milhão e manter esse mesmo padrão todos os meses?
O Google conhece muito bem o seu site, mesmo que as suas visitas não venham do motor de busca, ele consegue detectar pelo Analytics essas e outras informações que ele considera importante. Outra coisa muito importante também é a marca do seu blog, quantas pessoas pesquisam diretamente pelo nome do seu blog no Google antes de acessar?
Links
Os links que recebe é um grande influenciador em seu posicionamento como autoridade para o Google. Existe diversos lugares para a conquista de links, entre eles estão:
Diretórios: Alguns diretórios são extremamente confiáveis, outros nem um pouco, é preciso analisar quais possuem conteúdo único e são rigorosamente analisados. É preciso conhecer a risca onde irá divulgar seu conteúdo.
Autoridade: Eu adoro este modelo de links que recebo, oferecem um excelente resultado e podem ser ideias para você ganhar mais respeito do Google. Nesse modelo de links inclui:
Jornais: Quando uma pessoa vê uma matéria sobre você em jornais ou revista e procura no Google por : seu nome materia jornal X.
Sites de Conhecimento: Se enquadra matérias publicadas em sites como o Wikipédia
Redes sociais: Links que vem de redes sociais como o Twitter, Facebook, Youtube e outras.
Extensões do domínio: Domínios em que as terminações são em .gov, .edu.br, .com.br e outros são mais confiáveis também e com isso ganham mais autoridade.
Outros fatores importantes ao link é:
Nicho – Os links que você recebe é de blogs do mesmo nicho?
Relevância – O local que você recebe links é relevante?
Diversidade – Você recebe links de vários blogs?
Idade – Qual a idade dos blogs que você recebe links?
Localização – Os links estão no conteúdo?
Domínio
Como você viu acima, o domínio também influencia na sua autoridade e existe alguns fatores que podem contribuir positivamente para isso.
– Idade: Quanto mais antigo for o seu domínio, mais confiável para o Google você será.
- Extensão do domínio: Algumas extensões de domínio possuem mais autoridade que outras, como .gov e .edu.br.
O seu blog
Agora que o Google já analisou todos os fatores externos de seu blog, está na hora de analisar os fatores internos, o que você faz dentro de seu blog.
Conteúdo – O seu conteúdo é único? Original mesmo? A informação que você passa pode ser encontrada em qualquer lugar ou apenas em seu blog?
Privacidade e informações de contato – Seu blog possui todas as informações de contatos? Possui uma página declarando tudo o que você capta em informações?
Usabilidade e Acessibilidade – Seu site possui uma navegação simples, fácil e objetiva? Quando alguém que não entende nada de internet, ele consegue acessar tudo sem problemas?
Carregamento – Seu blog carrega rápido em conexões lentas?
Tempo no site – Qual o tempo médio dos visitantes em seu site? Quantas páginas eles visitam? Quanto mais tempo ficarem em seu site melhor é, você oferece algo para eles ficarem bastante tempo?
A grande questão que o Google quer saber então…
Seu site adiciona algo na internet?
Resumindo
Se você ler novamente a lista acima, irá perceber que o Google em si analisa 3 coisas.
O crescimento orgânico e natural, baseado no comportamento dos usuários
Conteúdo único e de excelente qualidade
Um excelente design, inovador e de qualidade