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Como se posicionar ao se lançar no Mercado Digital

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Claudio Gomes Silva Leite

O posicionamento correto a quem se lança em uma carreira no meio digital é importantíssimo, isso por que em detrimento de seu correto posicionamento será construído uma visão, uma identidade no mercado, seja se está a posicionar sua marca ou seu nome como marca.

Vários aspectos podem ser destacados e colocados em foco central como importantes e indispensáveis mais aqui vamos abordar alguns deles em principal.

NO MERCADO DIGITAL QUEM É VOCÊ COMO PROFISSIONAL OU COMO EMPRESA?

Uma ponto importante é entender e ter dentro de você a real visão de quem és tu, seja como marca/empresa ou como profissional autônomo.

Se representa uma empresa, quem é sua empresa no mercado? Quais os serviços e/ou produtos que a mesma produz ou entrega? Que tipo de problema tais serviço ou produtos resolvem?

Enquanto profissional autônomo as mesmas perguntas se fazem corretas e pode ainda se acrescentar, como é avaliada a equação preço/valor dos serviços e/ou produtos entregues?

Foque naquilo que vai te trazer benefícios! Isso pode soar um tanto errado, estranho concorda? Mais quando falo isso não é com a conotação sempre se levar vantagem, o que quero é que mantenha foco no que te da resultados.

Uma coisa que a cada dia venho fazendo menos e menos é ver televisão. Isso por que muitos dos programas que a televisão aberta oferecem em meu ver não proporcionam informação de qualidade e que realmente me agregam. Olhe bem, não estou dizendo que a televisão em um todo é ruim, muito pelo contrário. A televisão tem sim seu papel, mais em minha opinião particular poucos são os programas com conteúdo de valor e que estejam em acordo com o que eu busco hoje, salvo algumas excessões.

QUAL O LUGAR DO MERCADO DIGITAL QUER OCUPAR?

Um ponto importante que muitas empresas e profissionais liberais não se preocupam é com a definição de metas e de objetivos. Os objetivos e metas tem um papel fundamental em todo o processo de um empreendedor, seja no mercado digital, seja no mundo corporativo tradicional offline. A partir da definição de metas e objetivos, fica muito mais fácil a tangibilidade de sucesso ou fracasso, ou seja, com as metas e objetivos definidos tem no decorrer de um tempo a possibilidade de se medir o alcance ou não das mesmas.

Se como meta do ano em sua carreira como profissional liberal ( palestrante para grandes empresas do ramo da aviação ) é aumentar sua equipe para 5 funcionários e ter 30% a mais de faturamento, quando chegar no fim do ano em sua reunião de fechamento, vai saber claramente se foi alcançado ou não seu objetivo. Pode ser que algumas metas possam ter sido atingidas, você se encontra com os 5 funcionários, mais o faturamento não passou dos 20% de aumento.

Defina para onde quer ir e a cada dia ao se levantar foque nisso. Sempre faça o seguinte: Esteja chovendo ou com sol, esteja você feliz ou triste, esteja você com sorte ou com azar, com saúde ou meio adoentado, todo dia dê pelo menos um passo em busca de seu objetivo.

QUAIS SÃO SEUS CONCORRENTES ( PARCEIROS ) NO MERCADO DIGITAL?

Muita gente encara os atuantes do mesmo ramo de atuação como concorrentes. Até certo ponto realmente são concorrentes, mais como empreendedor prefiro não os ver assim, isso por que eles podem me proporcionar informações novas, formas de visão de mercado diferente.

Cada empresa e/ou empreendedor tem a sua forma de ler o mercado e tomar decisões com base seu próprio modelo de negócio, nossos concorrentes ( parceiros ) também as tem. Justamente ai mora a diferença entre empreendedores de sucesso e outras nem tão bem sucedido assim. A capacidade de observar os outros e absorver o que eles tem de bom, o que eles pensam é importante e pode ser desenvolvida, até por que em meu ver acho que as habilidades podem ser hereditárias, mais em sua grande maioria são desenvolvidas em detrimento a observação, estudo e muita dedicação.

É preciso ter conhecimento de seus concorrentes (parceiros)! Quanto mais conhecer eles mais terá informações do que deve ou não fazer, com base numa analise bem detalhada vai perceber muitas falhas e pontos fortes. Em cima de tais informações pode planejar de forma mais assertiva sua estratégia de ação, focando nas lacunas como possibilidade de crescimento e nos pontos fortes como espelho, como exemplo de excelência.

POSICIONAMENTO NAS PLATAFORMAS DE PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO

Posicionamento nas Plataformas de Produção e Disseminação de Conteúdo

Uma forma simples e muito eficaz de se posicionar no mercado digital é com produção e disseminação de conteúdo, e nesse contexto é fundamental se atentar para que o conteúdo precisa ser original e relevante no sentido de resolver um problema, quebrar uma objeção.

Escolher as plataformas onde você vai disponibilizar sua produção de conteúdo é importante, isso por que é preciso uma analise no sentido de saber onde que seu público alvo se encontra. Essa analise detalhada de mercado vai fazer com que esteja mais presente onde realmente seu público está, assim sua comunicação se torna mais efetiva e assertiva chegando a quem realmente se interessa por seu conteúdo e/ou serviço.

TENHA UM BLOG!

Você precisa ter um blog?

O termo blog surgiu a algum tempo. No passado não muito longe, era visto apenas como um diário virtual onde se publicava lá suas memórias diárias em ordem cronológica em que as publicações mais novas ficavam sempre em primeiro lugar. Com o tempo a visão de blog foi assumindo novas interpretações e acabou se tornando hoje um meio utilizado em grande massa como canal de produção e disseminação de conteúdo.

Basta fazer uma leve pesquisa na grande rede de computadores que vai constatar a importância hoje dada ao blog. Praticamente todas as grandes corporações empresariais tem esse canal como fonte de disseminação de conteúdo e nesse contexto não seria correto eu e você ficarmos de fora dessa realidade.

O blog é um canal onde você facilmente pode criar em seu entorno uma comunidade. A partir de seu conteúdo as pessoas passam a te seguir, passam a ver você como referência em um determinado assunto. Mais para que isso se aconteça, é importante se atentar para alguns pontos importantes no que diz respeito a maneira certa de gerenciar e organizar todo o conteúdo e identidade de seu blog.

PONTOS RELEVANTES

Seja original e se atente para a escrita do seu conteúdo. O conteúdo deve ser escrito de forma clara para que seu leitor possa entender o que você quer passar. Se você simplesmente pega outros conteúdos e faz a chamada maquiagem de conteúdo, infelizmente o que vai acontecer é que com o passar do tempo seu público vai perceber isso e vai lhe abandonar

Tenha um frequência de publicação para que consiga educar seu leitor. Uma vez definindo a periodicidade de postagem de seu blog, as pessoas que o visitam, que seguem seu trabalho acabam que acostumando com a frequência, o que gera até mesmo uma ansiedade boa na espera de artigos, vídeos, áudio e outros formatos de mídia novos no blog.

A frequência de publicação ajuda muito no seu processo de indexação do Google, isso por que o próprio robô do Google acostuma com sua frequência. Uma vez não tenho frequência de publicação, por que o Google vai visitar seu site se ele não sabe quando você atualiza.

Tenha uma linha editorial clara e definida para o seu blog. Defina a sua persona característica. Isso vai fazer com que sua comunicação seja mais assertiva, gerando assim conteúdo voltado a esse seu publico, voltado a resolver problemas desse publico.

Ex: Se seu público alvo é mulheres solteiras com filhos, vai ter que escrever com base em problemas comuns a essas mulheres.

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Percebe como que o conteúdo precisa ser relevante a esse público?

Além de relevante deve seguir sempre uma linha tênue, ou seja, se fala sobre mulheres solteiras escreva vários artigos que resolvam problemas destas mulheres. Se isso se desfocar e começar a abordar assuntos desconexos, isso pode deixar o leitor desinteressado, pode ser que até consiga outras públicos, mais vai com certeza perder a fidelidade atual.

Preze por uma linha editorial clara e contínua e desta forma vai conseguir prender a atenção do leitor e fazer com que ele se torne fiel a você voltando ao seu blog sempre a procura de mais conteúdo. Lembre cliente bem informado e cliente comprador. Para que ele seja informado, você tem que o informar.

Tenha a mesma postura em suas mídias sociais, ou seja, é preciso definir uma linha editorial para suas redes sociais.

Qual será a frequência de publicação nas suas redes sociais?

Deixar dar teia de aranha nas suas redes é um crime e faz com que as pessoas tenham uma visão ruim a seu respeito. Utiliza as redes sociais para criar relevância, criar relacionamento com seus seguidores. Seja solucionador de problemas nas redes sociais por meio de comentários relevantes e que agreguem valor.

Adotando essa postura com certeza a posição sua diante dos seus seguidores será muito mais valorizada, você será visto como referência.

Se possível participe de eventos da sua área de atuação a seja relevante no evento. Não cometa o maior erro de muitas pessoas, não se esconda nos eventos. Claro que tudo deve ser feito com controle mais ser relevante e não se esconder vai ser muito importante no seu processo de posicionamento.

Faça muito e muito Networking, não deixe de criar conexões com “pessoas” de mesmo ramo de atuação que o seu e também de outros ramos, isso pode parecer bobeira mais as conexões podem mudar a sua vida. Ao se comunicar e fazer amizades com pessoas diferentes as parcerias de trabalho podem e vão acontecer de forma natural.

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