O corpo do ser humano é formado por partes como pele, músculos, nervos, órgãos e os ossos. Cada uma desta partes é composta de partes menores que podem ser continuamente divididas até chegarmos aos átomos, prótons e quarks.
Por sua vez, o ser humano é um ser vivo racional que faz parte do reino animal, um dos três conhecidos reinos naturais. Reinos que fazem parte da vida e do cosmo.
Você pode estar se perguntando o que isto têm haver com o conceito de ativo de serviço, mas eu explico: assim como acontece no conceito de corpo humano, um ativo se divide em recursos e habilidades, que que também se desdobram em outras partes.
Ao mesmo tempo, um ativo faz parte de um componente maior chamado serviço, que é parte do conceito de gerenciamento de serviços.
Pensando nisso, falo a seguir não apenas do conceito padrão (seco) de ativo de serviço conforme a #ITIL, mas também de suas partes, e do conceito maior do qual ele faz parte. Assim espero que você possa explorar melhor o conceito, na perspectiva de gerenciamento de serviços de TI.
Como está organizado este artigo
- O que é um ativo de serviço
- Tipos de ativo de serviço
- Do que os ativos de serviço fazem parte
- Pequena consideração final
- Mais informações
O que é um ativo de serviço
Para ITIL, um ativo de serviço é qualquer componente necessário para a entrega de um serviço, e contribui para agregar valor ao cliente deste serviço.
Dentro de um departamento de TI ¹, portanto, qualquer elemento que você poder visualizar ao seu redor é um ativo de serviço, e isso inclui seus colegas de trabalho, o sistema de ponto e a última transferência que recebeu em sua conta como pagamento salarial. O mesmo acontece no interior de uma empresa que presta serviços de TI ².
¹ ² A ITIL divide prestadores de serviços de TI em provedores internos¹ e externos². Nesta contextualização eu citei provedor de serviço interno usando a expressão departamento de TI ¹ e provedor externo como empresa que presta serviços de TI ².
Os ativos são os bens tangíveis e intangíveis da empresa. A #Infraestrutura de um CPD é um exemplo de um conjunto de bens tangíveis. O nível de experiência que um profissional da empresa tem é considerado um bem intangível. No próximo item, você verá que bens tangíveis são chamados de recursos e intangíveis de habilidades.
Tipos de ativo de serviço
Conceito de Gerenciamento de Serviços de TI
Em sua definição a #ITIL simplesmente descreve os 4 P´s (definido no item anterior deste artigo), que estão igualmente claros na imagem que adaptei da própria biblioteca. Tudo nos leva a crer, portanto, que o gestor de TI é uma espécie de tutor de ativos de serviço.
Pequena consideração final
Antes de encerrar, eu queria acrescentar uma consideração rápida.
Muitas vezes, "torcemos o nariz" para uma série de conceitos que as boas práticas ou livros de maneira geral apresentam, e por vezes até consideramos excessivos.
Por outro lado, como podemos ver, as definições acabam sendo relevantes para nosso aprendizado, gostando ou não delas. O entendimento destes pedaços (os conceitos) nos fazem entender melhor a definição do todo, isso é, a temática em geral.
Espero que assim tenha sido: que as partes que ilustrei neste artigo tenham não somente feito sentido mas o ajudado a ver com maior facilidade o que significa gerenciar serviços de tecnologia da informação.
Mais informações:
Para saber mais sobre tudo o que foi citado aqui, recomendo:
- Ativo do cliente e ativo de serviço: definições e relacionamento.
- Utilidade e Garantia do Serviço: definição detalhada e mais exemplos.
- Utilidade e Garantia ao longo do ciclo de vida: conheça como os critérios de utilidade e garantia são tratados, na prática.