A responsabilidade sob os resultados da #Governança de TI dentro de uma empresa é da alta administração, seja esta representada por um CEO, comitê executivo, diretor(es) ou funções equivalentes.
A verdade é que a alta administração é responsável por toda a governança corporativa / empresarial; o que certamente envolve RH, administrativo, comercial, e também Tecnologia da Informação. Seria incoerente atribuir tal autoridade ao CIO ou Diretor de Tecnologia.
Você pode estar se perguntando: quer dizer que o chefe executivo da minha empresa deveria estar elaborando Planos Estratégicos de TI, montando relatórios sobre serviços de TI, e gerenciando o setor para que alcance os objetivos de negócio? Resposta: não!
Parece confuso? Vamos refletir...
Entendendo melhor o papel de cada um
O fato da alta administração ser responsável não significa um CEO (chefe executivo) vá - e nem deveria - colocar a mão na massa para planejar TI, desenhar processos ou mesmo decidir sozinho quais serão as diretrizes para TI.
Naturalmente, quem garante que planos estratégicos, controles e processos de TI estejam em dia é o Chefe de TI (o CIO)*. Ele mesmo executará parte deste trabalho e delegará o restante que permanecerá sob sob sua supervisão, direção e controle.
* Ou papel / função equivalente.A alta administração deve se responsabilizar pelos resultados, através de ações como:
- reunir-se constantemente com o CIO e demais partes interessadas;
- compartilhar formalmente as diretrizes, estratégias corporativas e objetivos corporativos;
- discutir com o CIO e demais partes interessadas as diretrizes prioritárias para TI;
- garantir que todas partes interessadas serão envolvidas em decisões para tais diretrizes;
- comprometer-se com as diretrizes para TI, acordando com todos envolvidos quais são as reais necessidades do negócio que devem ser buscadas por objetivos de TI;
- participar do processo de gerenciamento estratégico de TI:
- aprovar planos estratégicos / diretores de TI;
- acompanhar e influenciar os objetivos de TI de forma a garantir o alinhamento com os objetivos; corporativos;
- acompanhar o desempenho estratégico de TI;
- reportar constantemente necessidades de ajustes.
Sem a intenção de esgotar o papel da alta administração na Governança Corporativa para Tecnologia da Informação, a lista é apenas um ilustração de como esta função deve chamar pra si a responsabilidade. O que importa é compreendermos que o CEO, Comitê, ou papel similar que a represente, deve estar comprometido com o sucesso do sistema de gestão que dirige e controla TI, pois é a principal autoridade deste sistema.
Para não restarem dúvidas...
Expressando tudo isso em um exemplo: imagine que empresa acaba de falir porque pecou ao definir a estratégia de TI de forma inadequada. O CEO dessa empresa não pode se declarar imune a este fracasso e atribuir a culpa á diretoria de TI, pode?
Ora, ainda que ele não tenha qualquer habilidade com tecnologia, continuará sendo o principal responsável por garantir que o departamento de TI - e todos demais departamentos - estão indo no caminho certo!
Para saber mais, sugiro a leitura: o processo de governança de TI com COBIT e ITIL