Já conversei com muitas pessoas que me perguntam como funciona esse "negócio de ganhar dinheiro pela internet". Dentre os sistemas de monetização/afiliados que usei estão UOL Afiliados, Submarino Afiliados, Google Adsense e Boo-Box. Entre os citados o que sempre trouxe muito mais retorno foi o #Adsense.
O programa do Google além de pagar em dólar (hoje o dólar está na faixa de R$3,20) ainda possui uma gama muito maior de clientes, o que aumenta a concorrência pelos espaços publicitários (sites e aplicativos) e eleva o preço dos cliques. Outro fator determinante para o sucesso do Google Adsense é a eficiência no seu algoritmo quando o assunto é mostrar as publicidades certas para pessoas certas. O que quer dizer com isso? O Google trabalha forte para que os anúncios que são mostrados a determinadas pessoas estejam na mira de interesse delas.
Mas essa publicação é para ficar elogiando o sistema de monetização do Google ou para dar dicas sobre como ganhar mais com o Adsense?
Já que a introdução foi feita, vamos ao que realmente interessa. Abaixo listo 6 pontos importantes para aumentar seus lucros utilizando o Google Adsense:
1 - Posicionar bem os anúncios (aproveite as "áreas nobres")
Posicionar bem os anúncios é primordial para ter um retorno maior. Se você tem um site e a publicidade é inserida no rodapé e quase ninguém chega lá é obvio que sua taxa de conversão não será satisfatória.
Publicidades x Leitura de site em "F"
As áreas de um site que mais trazem retorno financeiro são os espaços da lateral esquerda, topo antes de um conteúdo e no começo de uma publicação (integrado ao texto). Essa distribuição pode ser vista na imagem a cima nas cores laranja e vermelho (ou laranja escuro!). Essas áreas são mais visualizadas porque as pessoas normalmente fazem uma leitura do site em "F", começam olhando o lado esquerdo, depois a parte de cima antes da publicação e depois vão pro texto.
Como você quer que as pessoas vejam seus anúncios então é oportuno aproveitar ao máximo esses locais
2 - Utilizar anúncios maiores e do tipo imagem e texto
O próprio Google Adsense aconselha na sua ferramenta publicidades maiores e com o tipo de "imagem e texto" pois tem mais anunciantes que divulgam nesses formatos. Os tamanhos mais indicados são:
- Anúncio de 728x90
- Anúncio de 336x280
- Anúncio de 300x600
- Anúncio de 300x250
- Anúncio de 320x100 (mobile)
3 - Não exagerar nas publicidades
Além de ser extremamente chato um site que é cheio de publicidade para todos os lados ainda não é uma estratégia inteligente. Aqui menos é mais. As publicidades que aparecem nos sites chegam até eles depois de passar por um leilão. Se você estiver colocando uma quantidade grande e desnecessária de publicidade no seu site é possível que os anúncios mais lucrativos apareçam no rodapé e outros não tão atraentes fiquem nas "áreas nobres". Isso pode diminuir o número de cliques nos anúncios e seu RPC (receita por clique).
4 - Usar os anúncios de links
Essa dica foi dada em um treinamento oferecido pela própria equipe do Adsense que participei. Os anúncios de link normalmente trazem ganhos mais indiretos. É interessante colocar os anúncios de links logo abaixo das publicidades maiores, pois acabam induzindo as pessoas a olharem mais para essas áreas já que esses anúncios se assemelham a menus. Um outro ponto positivo é que mesmo que os cliques não sejam tão rentáveis, eles ajudam a aumentar o RPM (Receita por mil impressões) da página, já que são bastante clicados.
Exemplo de anúncio de link
Quanto mais o RPM aumentar, mais propagandas "boas" aparecerão no seu site. O Google entenderá que seu site tem uma taxa de conversão interessante e te beneficiará com isso.
5 - Utilizar publicidade responsiva
A publicidade responsiva é interessante pois o Google elege e imprime nos sites, dentro dos formatos que possui, os anúncios mais rentáveis. Saiba mais lendo a publicação A grande vantagem do adsense responsivo.
6 - Trabalhar os critérios no adsense e fazer testes
Ao criar um novo bloco de anúncio é possível associar critérios a ele de tal forma que permita identificar as publicidades e verificar se elas estão trazendo ou não o retorno esperado. Testar é de suma importância para melhorar os resultados.
Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, elogio ou crítica, deixa um comentário.