O que é Biblioteca de Mídia Definitiva (BMD) e Checklist de Implementação com base na ITIL
Visões Física e Lógica da Biblioteca de Mídia Definitiva
Bem vindo a mais um artigo sobre conceitos básicos de Gestão de Serviços de TI com base na Biblioteca #ITIL!
O objetivo deste artigo é simplificar - ou mesmo desmistificar - o conceito de Biblioteca de Mídia Definitiva. Para isso disponibilizo a seguir não só o conceito de BMD, mas também alguns detalhes, características, um Checklist de Implementação e alguns relacionamentos.
- Definição
- Implementação de uma Biblioteca de Mídia Definitiva (BMD)
- Considerações Finais
Definição
Uma Biblioteca de Mídia Definitiva (BMD) é um local (ou vários locais) em que as versões definitivas e autorizadas de todos os Itens de Configuração de Software são armazenadas de maneira segura. Pode conter itens de configuração associados, como licenças e documentação (daí o surgimento da nomenclatura "Mídia" em substituição a "Software" que era usada até a ITIL v2: Biblioteca de Software Definitivo).É uma Biblioteca segura, onde podemos encontrar todas as cópias máster das versões de Softwares. A BMD é uma área única de armazenamento lógico, mesmo que existam diversas localidades e é controlada pelo Gerenciamento de Configuração e Ativo de Serviço.
A BMD É deve ser registrada no Sistema de Gestão da Configuração (SGC) e utilizada na Gestão de Ativos de Software (que, para a ITIL, é um sub processo da Gestão de Ativos e Configuração, do livro Transição de Serviços de TI).
Na Prática, a empresa pode ter ambientes físicos onde guardam as copias de Softwares Desktop e outros locais de armazenamento de arquivos para sistemas WEB, separados em ambientes de Desenvolvimento, Teste e Operação. O que importa é que exista um controle de todas versões formais autorizadas dos softwares garantindo uma BMD única.
Implementação de uma Biblioteca de Mídia Definitiva (BMD)
Durante o planejamento do processo de Gestão Ativos e Configuração dos Serviços (GACS), a configuração exata da BMD deve ser definida. Vamos conhecer a seguir um Checklist com requisitos que devem ser contemplados neste planejamento para que a BMD seja devidamente implementada.- Local físico de médio porte para guardar versões máster de Aplicativos Desktop (parte física da BMD)
- Ferramentas de Gerenciamento de Configuração de Software para controle da Configuração arquivos e dos Sistemas Web (parte lógica da BMD)
- Convenção de nomenclaturas para áreas de armazenamento de arquivo e mídias físicas
- Ambientes suportados, exemplos: ambientes de Teste e de Produção.
- Medidas de segurança para submissão de Mudanças e Implantações de Softwares e suas documentações, além de procedimentos de backup e recuperação
- Escopo da BMD, exemplo: código fonte, documentos de requisitos, etc.
- Período de arquivamento ou retenção
- Planos de Capacidade para a Biblioteca de Mídia Definitiva e procedimentos para o monitoramento de seu crescimento
- Procedimentos de auditoria
- Procedimentos para garantir que a Biblioteca de Mídia Definitiva está protegida de mudanças não autorizadas ou que burlam as regras
- Procedimentos para assegurar backups da Biblioteca de Mídia Definitiva de acordo com os requisitos previstos pelo Plano de Continuidade de Serviços
Considerações Finais
Antes de encerrar este Artigo, gostaria de chamar atenção para dois aspectos que cito a seguir.// Dica : caso este primeiro aspecto não esteja claro para você, recomendo este artigo: CMS x SKMS .
Imagem Traduzida - Cabinet Office UK, ITIL Service Transition, Figura 4.10