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ITIL e a Gestão da disponibilidade

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Emerson Dorow CONTEÚDO EM DESTAQUE

Olá caro leitor!

A disponibilidade de um serviço é o mínimo esperado pelos clientes de TI , sejam eles internos ou externos. De fato, somente nos damos conta que dependemos totalmente da tecnologia quando ela não funciona, e não funcionar é considerado inconcebível nos dias de hoje.

Nesta linha, a gestão de disponibilidade tem um papel fundamental na produtividade das organizações e na satisfação dos clientes de TI. A G. Disponibilidade está dentro do estágio de desenho do serviço , entretanto, o processo está envolvido em todo o ciclo de vida do serviço . Uma vez que um serviço foi concebido, desenhado e transitado para o ambiente de produção, é preciso fazer uma gestão adequada da disponibilidade.

Conforme o próprio ITIL diz, é na operação que o cliente percebe o valor do serviço. A integração com os processos da operação é fundamental.

É uma ilusão imaginar que vamos construir um serviço de TI perfeito, livre de falhas

Mesmo os maiores e melhores provedores de infraestrutura e computação em nuvem estarão sujeitos a problemas , e a diferença da satisfação e a insatisfação dos clientes, da manutenção e a perda de clientes, é como reagimos e melhoramos a partir dos problemas.

E como garanto o máximo de disponibilidade com os recursos que tenho?

Em primeiro lugar, é importante identificar junto aos clientes quais os requisitos de disponibilidade desejados. É 99,999% provável que a disponibilidade desejada será 100%, mas procure negociar uma disponibilidade adequada para a organização dentro de um custo que ela está disposta a pagar. Mostre alguns exemplos do mercado se precisar.

Em segundo lugar, desenhe o serviço da melhor forma , procurando o arranjo de infraestrutura mais próximo para atingir a disponibilidade com o cliente. No caso da computação em nuvem, isto resulta em contratar o SLA de acordo com a necessidade da empresa.

E finalmente na operação, que é aonde o cliente percebe o valor pelo serviço, que precisamos fazer um trabalho constante de gestão acompanhar e melhorar a disponibilidade.

Mas como faço esta gestão? Por onde começo?

Não existe uma fórmula mágica, mas vou lhe dar algumas dicas que acredito que irão lhe ajudar e dar pelo menos um ponto de partida.

1) Para poder gerenciar algo você precisa medir . Elenque os 3 ou 5 serviços mais críticos da sua estrutura e comece por eles. Não tenha a ilusão que de início conseguirá medir tudo.
2) Faça a medição dos serviços escolhidos, seja de forma manual ou automática. Anote os dias, horários e tempo de duração da indisponibilidade. Um bom começo, é utilizar uma planilha excel para as anotações. Use sua criatividade para construir ela.
3) Faça um link dos processos da operação (eventos, incidentes, problemas..) com a gestão de disponibilidade.
4) Torne alguém da sua equipe responsável pelo processo. Esta pessoa será referência no assunto.
5) Crie um local para registrar os FCAs (Fato-Causa-Ação) . A cada incidente , anote o que causou a parada e a ação de correção. O plano de ação é a parte mais importante do processo!
6) Faça um report periódico (sugiro trimestral) com clientes-chave do serviço mostrando as medições e as ações que você está fazendo para melhorar o serviço. No mínimo eles vão perceber que você tem controle do ambiente e está procurando fazer o seu melhor. O ITIL sugere o gráfico MANS . Coloquei abaixo uma dica de como fazer o report.

7) Faça um report periódico (sugiro mensal) com a gestão da sua empresa para mostrar as medições e ações que você vem realizando. No mínimo eles vão perceber que você tem controle do ambiente e está procurando fazer o seu melhor. Também é uma oportunidade para você angariar recursos para melhoria da sua estrutura.
8) Ao longo do tempo torne esta documentação pública. Isto mostra transparência e aumenta a confiança dos seus stakeholders .
9) E finalmente, persista. Pense sempre na melhoria contínua . Este é um trabalho que nunca acaba, e que gera valor constante para aqueles que contratam e usam os seus serviços.

Espero ter-lhe ajudado a construir e/ou melhorar sua gestão da disponibilidade.
Você tem alguma experiência interessante? Compartilhe conosco!!

Um grande abraço,
Emerson Dorow #GTI

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