Publicação

CRM (Customer Relationship Management): 02 apostilas

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

02 apostilas sobre CRM (Customer Relationship Management) disponíveis para download


Caros amigos,
este é mais um tema que todo profissional de TI irá conhecer mais cedo ou mais tarde, seja em um curso de graduação/pós graduação, dentro das

Ciclo ilustrativo CRM: definir, medir, analisar, melhoria e controlar
Ciclo CRM - Ilustrativo

empresas, palestras, cursos técnicos ou através de qualquer outro meio.

CRM é uma daquelas práticas que, bem ou mal, toda empresa investe. Em outras palavras, todo empresário faz um pouco de CRM, mesmo que não conheça o significado desta sigla.

Se você ainda não leu nada sobre, que tal aproveitar a oportunidade para obter um primeiro contato?

Se você já conhece algo sobre CRM e deseja ampliar sua intimidade com o assunto, esta também é uma boa chance!

Basta conferir os detalhes a seguir sobre duas apostilas selecionadas e fazer o download gratuito. Aproveite!

CRM - Sobre as Apostilas e os autores

Para contemplar o tema de forma objetiva, selecionamos 02 apostilas quais consideramos relevantes e bem estruturadas. A partir da descrição de cada uma, é possível notar que os documentos são complementares.

Apostila 01) CRM – Conceitos e Métodos de Aplicação no Marketing de Relacionamento

Este é um artigo de apenas 05 páginas, i deal para quem deseja obter um primeiro contato com o tema . Foi elaborado por 04 autores listados a seguir
  • Atílio Garrafoni Júnior (UNIMEP) garra@terra.com.br
  • Hélio Oliva Santade (UNIMEP) helio.santade@terra.com.br
  • Nadia Kassouf Pizzinatto (UNIMEP) nkp@merconet.com.br
  • Osvaldo Elias Farah (UNIMEP) osvaldofarah@terra.com.br
O artigo apresenta o CRM como um fator crítico de sucesso para as empresas modernas, e é descrito a partir de uma perspectiva voltada para o marketing .

É possível aprender os conceitos fundamentais e benefícios do CRM com este material.

CRM – Conceitos e Métodos de Aplicação ( download aqui

Apostila 02) CRM e ferramentas auxiliares no processo de marketing


Esta apostila trata-se de um trabalho de conclusão de curso do aluno de graduação Carlos Marino Marques.

Apesar do título, o foco de seu conteúdo tem uma base maior na tecnologia quando comparado com a primeira apostila. Isso ocorre, sobretudo, a partir do capítulo 05.

O autor cita outros conceitos que podem despertar sua curiosidade, tais como Data Waerehouse, OLAP e Data Mining (mineração de dados) .

CRM e ferramentas auxiliares ( download aqui

Comentários