O conceito de Crowdsourcing, como visualizar o fenômeno em ambientes corporativos, na web e até sob perspectivas como publicidade, qualidade de software, entre outras
Para quem ainda não tem intimidade com esta palavra, o Crowdsourcing pode ser traduzido com uma busca de informações e inteligência através de ações colaborativas de um grupo variado de pessoas, que podem variar de pequenos grupos até multidões.
O tema já foi referenciado no Portal GSTI neste vídeo: O que é Crowdsourcing?
Crowdsourcing: cenário, aplicação e seus desdobramentos
Tópicos de aprendizado: o conceito geral, sobre a produção coletiva, cenários e formas de uso do processo de crowdsourcing.
Autores
ROBERTA CASTALDONI ZANONA Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – SP - Brasil roberta.castaldoni@etec.sp.gov.br HELENA GEMIGNANI PETEROSSI Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – SP - Brasil helenamestrado@centropaulasouza.sp.gov.br JOB ALVES BRANDÃO Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – SP - Brasil jobjunior@gmail.com
Colaboracao em massa: crowdsourcing
Tópicos de aprendizagem: a origem, a aplicação dentro das empresas e sobre a economia de colaboração.
Autores
Luís C. Bittencourt Reinaldo Mendes de Moraes Filhoy.
Colaboracao em massa: crowdsourcing ( download aqui )
O crowdsourcing: perspectiva na Web 2.0 e cidadania
Tópicos : web, pesquisa e educação, comparação da terminologia com outros conceitos e alguns cases, entre eles do do webcidadania.
Autora
Vivian OLIVEIRA1, mestranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que era mestranda na ocasião de publicação do artigo.
O crowdsourcing a frente da mídia colaborativa e democrática ( download aqui )
Crowd testing: o uso do Crowdsourcing para testes de sofwtare
Tópicos : introdução ao Crowd testing, como inserir o Crowd testing no processo de testes de software, case.
Autores
Moisés Armani Ramírez, que é Analista de Testes de Software.
Crowd testing: o poder da multidão em prol da qualidade de software ( download aqui )
O crowdsourcing na publicidade
Tópicos : introdução ao conceito, A tendência do CGM - consumer generated content, aplicação à publicidade e o case da MOFILM .
Autor
Maurício Thomsen.
O crowdsourcing na publicidade ( download aqui )