Consultório Portal GSTI #33 – Prémios CIO: O maior ganho é compartilhar!
Para enviar as suas questões, dúvidas ou comentários para o "Consultório Portal GSTI" deverá utilizar o email: consultorio@portalgsti.com.br
Para enviar as suas questões, dúvidas ou comentários para o "Consultório Portal GSTI" deverá utilizar o email: consultorio@portalgsti.com.br
Caros leitores,
prêmios CIO
O mundo mudou e com a mudança alteraram-se as regras do jogo. O segredo e a proteção da informação deixaram de ser o fator crítico de sucesso e cada vez mais organizações apostam na inovação e na partilha como formas de criarem valor num mundo cada vez maior e mais hiperconectado.
Um excelente exemplo desta nova forma de encarar os riscos como oportunidades e não como ameaças são os concursos que premiam ideias, projetos ou simplesmente boas práticas entre profissionais.
Um desses exemplos é o “ IDC CIO Awards ”, uma das competições mais reconhecidas em Portugal e que tenho a honra de participar como júri.
Um desses exemplos é o “ IDC CIO Awards ”, uma das competições mais reconhecidas em Portugal e que tenho a honra de participar como júri.
A iniciativa recebeu na edição de 2014 mais de 100 projetos de Organizações públicas e privadas que implementaram soluções relacionadas com tecnologias de informação e comunicações que contribuíram para a satisfação das necessidades dos seus stakeholders , internos e externos.
O júri valorizou os projetos que demonstraram ter conseguido melhorar e otimizar processos de negócio , inovar e criar novos produtos e serviços , desenvolver áreas de negócio, aumentar produtividade e efetividade dos colaboradores, atrair e reter clientes , expandir a utilização da informação e melhorar o processo de decisão.
O júri valorizou os projetos que demonstraram ter conseguido melhorar e otimizar processos de negócio , inovar e criar novos produtos e serviços , desenvolver áreas de negócio, aumentar produtividade e efetividade dos colaboradores, atrair e reter clientes , expandir a utilização da informação e melhorar o processo de decisão.
Os prêmios desempenham um papel fundamental na celebração do sucesso das organizações vencedoras mas são, sobretudo, uma mais-valia para toda a comunidade TIC que tem a possibilidade de trocar ideias e partilhar experiências, valorizando cada vez mais o papel dos profissionais de tecnologias de informação como parceiros na criação de valor nas organizações.
Os 10 melhores projetos de 2014 foram: Autoridade Tributária (E-circulação – Regime de Bens em Circulação); Caixa Geral de Depósitos (Projeto Hércules); Câmara Municipal de Lisboa (Na Minha Rua); Espírito Santo Informática (Easyflow e Aplicação suporte ao governo de TI); Grupo Pestana (Sistema de suporte à área de comércio eletrónico); Hospital de São João (Inteligência Clinica suportada em plataforma de Business Intelligence); Instituto Português de Oncologia do Porto (Sistema para agendamento de tratamentos em hospital de dia); Lusitania Seguros (Sistema de suporte à decisão) e Portugal Telecom (Programa de Transformação nas operações PT).
O júri atribuiu ainda 5 menções honrosas aos projetos: Banco Espírito Santo (BEStablet); Banque Privée Espírito Santo (Simulador de carteiras de investimento); Fidelidade Companhia de Seguros (Nova Plataforma Cliente Empresas); Município de Oeiras (Portal “O Meu Bairro”); e VASP (Sistema de Informatização do Ponto de Venda - Sistema Kios Kube).
E como o maior ganho está na ação de compartilhar, partilho com todos os detalhes dos projetos vencedores esperando que possam contribuir como exemplo e inspiração.
(Projetos vencedores por ordem alfabética)
Autoridade Tributária | E-circulação – Regime de Bens em Circulação
O projeto E-circulação – Regime de Bens em Circulação desmaterializou os documentos de transporte. As empresas continuam a ser obrigadas a proceder à sua emissão, mas passaram a poder comunicá-los por via eletrónica à AT, de imediato e por quatro vias distintas. Efetuada essa comunicação, a AT atribui de imediato um código numérico que acompanha a mercadoria, sem necessidade de mais procedimentos burocráticos. A AT disponibilizou 4 modalidades de comunicação. i) em tempo real, mediante websevices entre cada empresa e os sistemas da AT; ii) mediante submissão de um ficheiro, no Portal das Finanças; iii) mediante inserção direta no Portal das Finanças e iv) mediante comunicação telefónica com atendimento automático. Logo que concluída a comunicação, o sistema devolve imediatamente o código numérico que acompanha a mercadoria.
Caixa Geral de Depósitos | Projeto Hércules
Projeto de desenvolvimento de uma plataforma multicanal de suporte ao negócio de canais eletrónicos, nomeadamente Internet Banking, Mobile Banking, Contact Center e SMS.
Câmara Municipal de Lisboa | Na Minha Rua
Na Minha Rua / Gopi é um sistema de submissão de ocorrências na cidade e gestão do processo de resolução, integrado com os sistemas principais do município.
Espírito Santo Informática | Easyflow
A solução easyflow consiste num acelerador criado sobre a plataforma IBM BPM que permite aos utilizadores de negócio descobrir, implementar e monitorizar os seus processos de negócio de forma simples, ágil e autónoma do departamento de TI.
Espírito Santo Informática | Aplicação suporte ao governo de TI
Desenvolvimento de uma solução assente em MicroStrategy, que permite consolidar os dados críticos ao Governo de IT e disponibilizar a sua apresentação de forma agregada num único “interface” para consulta em ambiente mobile (iPads/IOS). A solução desenvolvida está estruturada em 6 grandes blocos - Projects: Informação relativa aos projetos em curso (datas, estados, entregáveis, etc.); Service Levels: Disponibilização dos SLAs dos principais sistemas, Support: Disponibilização e análise dos dados relativos a incidentes e problemas; Financial Controls: Execução Orçamental; Resources: Planeamento de médio prazo, com análise de capacidade; e RUE: Dados de desempenho das aplicações cliente-side e server-side; Productivity: Apresentação dos dados relativos à performance das equipas (Lean IT).
Grupo Pestana | Sistema de suporte à área de comércio eletrónico
Projeto que envolveu a integração de 6 sites numa única plataforma – Pestana.com – disponível para reservas B2C em 15 países em diferentes moedas e disponível em 5 idiomas. A nova plataforma integra os sites Pousadas.pt – reservas B2C + venda de produtos pré-comprados (vouchers) -, Pestanapriority.com – Programa de Fidelização e reservas com pontos; Travel.pestana.com – Reservas para profissionais do sector; Pestana mobile e Pousadas mobile. A plataforma está integrada com Micros Fidelio (OPERA), SAP, Microsoft Dynamics CRM e Facebook, assim como disponibiliza 3 sistemas de pagamentos para reservas pré-pagas – Deutsche Bank, RedUnicre e Ogone
Hospital de São João | Inteligência Clinica suportada em plataforma de Business Intelligence
Sistema para estudar e monitorizar toda a atividade de um Hospital, bem como as populações de doentes que a ele recorrem (de onde provem, por quem foram tratadas, que medicamentos consumiram, que exames fizeram, quanto tempo estiveram internadas, que patologia tinham, etc). Recolhe, agrega e correlaciona milhões de dados espalhados por dezenas de sistemas operacionais, gerando informação sintetizada com enorme valor acrescentado para a gestão e operação do Hospital, respondendo a mais de 60 mil perguntas /ano.
Instituto Português de Oncologia do Porto |Sistema para agendamento de tratamentos em hospital de dia
Esta aplicação tem como objetivo, gerir o agendamento dos tratamentos de todos os doentes que fazem hospital de dia. Os tratamentos em sede de hospital de dia são compostos por protocolos, com ciclos e cada um com várias sessões que podem ter diferentes durações de tempo. Sempre que é prescrito um tratamento para hospital de dia o mesmo é agendado neste aplicativo em qualquer posto da Instituição. É então agendado em bloco e de uma forma rápida todas as sessões referentes ao primeiro ciclo do doente em função das vagas devolvidas pelo sistema e cumprindo as regras do referido protocolo. A partir desse momento as marcações são visíveis por todos os profissionais no sistema de informação hospitalar. Fica também visível no processo clinico eletrónico aos vários profissionais de saúde a designação do protocolo prescrito o que permite identificar a patologia do doente/estadio da doença e alguns fármacos incluídos.
Lusitania Seguros | Sistema de suporte à decisão
Implementação de um sistema de suporte à decisão baseado na infraestrutura Exalytics e Exadata da Oracle com o objectivo de aumentar a eficiência do sistema de suporte à decisão, dotar a companhia de um sistema de BI rápido e intuitivo, assegurar o futuro dos sistemas informacionais através de uma infraestrutura e sistemas que permitam o aumento da exploração de grandes volumes de dados.
Portugal Telecom | Programa de transformação nas operações PT
Solução desenvolvida para possibilitar a mobilidade dos técnicos possibilitando a distribuição de tarefas dinâmica automática com menor intervenção humana e que tornou o agendamento com os clientes mais preciso. Através da instalação de GPS quer na frota quer nos PDA técnicos, é possível otimizar a rota efetuada pelos técnicos. A solução permite ainda que os gestores operacionais tenham acesso em tempo real ao desempenho dos técnicos, o que facilita o processo de decisão e a forma como efetuam o acompanhamento e a gestão das equipas.
Espero ter ajudado!
Bruno Horta Soares, CISA®, CGEIT®, CRISC ™ , PMP®
"The more you know, the less you no!"
Para enviar as suas questões, dúvidas ou comentários para o "Consultório PortalGSTI" deverá utilizar o email: consultorio@portalgsti.com.br
Outros artigos do autor: