Dados, Informação, Conhecimento e Valor
Para enviar as suas questões, dúvidas ou comentários para o "Consultório PortalGSTI" deverá utilizar o email: consultorio@portalgsti.com.br Consultório Portal GSTI #19 – Dados, Informação, Conhecimento e Valor! “Qual o pepel da inteligência competitiva e as redes de informação na Sociedade Global?" Competitive Intelligence & Information Warfare Association (Lisboa) Caros leitores, Esta foi a questão que foi lançada esta semana pela “Competitive Intelligence & Information Warfare Association”[1] numa palestra organizada em Lisboa e que contou com a participação de uma das figuras mais proeminentes no domínio da Engenharia Informática em Portugal, o Professor José Tribolet. Hoje não vou falar especificamente de “Inteligência Competitiva”, um tema que vindo a ganhar cada vez maior relevância no contexto da atual economia cada vez mais global, mas antes fazer uma reflexão sobre um dos aspetos mais abordados na palestra: a importância da Informação para a criação de valor por parte de indivíduos e organizações . Para que seja possível entender o valor que é possível criar com Informação é determinante que se entenda antes: o que é a Informação? . Não quero com isto estar a lançar um debate filosófico, mas existem alguns aspetos que considero importantes ressalvar, pois a experiência tem-me permitido constatar que quanto mais conhecemos as palavras que utilizamos (sobretudo quando as utilizamos em vários contextos), menos refletimos no seu significado, levando muitas vezes a falácias lógicas que dificultam a comunicação entre profissionais e impedem que os tão desejados benefícios sejam alcançados. É o que se passa com a palavra Informação. Cada vez mais ouvimos dizer que a “ Informação é o ativo mais importante do século XXI ”, que a “ Informação é um fator crítico de sucesso ”, que vivemos numa “ Sociedade da Informação ” ou que “ Informação é poder ”. Desde logo importa distinguir duas perspetivas em que a palavra Informação é utilizada e que é motivadora de uma das principais confusões: Figura 1 - Fonte: COBIT 5 Framework - Figure 35—COBIT 5 Metadata—Information Cycle Um correto entendimento do que é Informação e do seu “ciclo de vida” são fatores críticos para que se possa entender o contexto da “Inteligência Competitiva” ou, pelo menos, entender que:
[1] http://www.ciiwa.pt - Competitive Intelligence & Information Warfare Association [2] Data Management Association International (DAMA), “The DAMA Guide to the Data Management Body of Knowledge” (DMBOK), USA, 2009 Outros artigos do autor:
- Informação como Ativo – Quando a Informação é um bem transacionável, i.e. quando o poder de um indivíduo ou organização vem da retenção ou venda de uma determinada Informação; ou
- Informação como Recurso – Quando a Informação é um Recurso crítico para a criação de valor, i.e. quando a Informação permite que um indivíduo ou organização tomem as decisões corretas para criarem valor.
- Dados – Os Dados podem ser definidos como algo que é, ou representa, um facto. Os Dados podem ter vários formatos, por exemplo, texto, números, gráficos, som, vídeo;
- Informação – Informação representa Dados num determinado contexto. O contexto é responsável por dar um significado aos Dados, determinar o formato em que os dados são apresentados e a relevância dos Dados num determinado contexto de uso;
- Conhecimento – O “Process Reference Model COBIT 5” dedica um Processo específico para a “Gestão do Conhecimento” no domínio do Contruir, Adquirir e Implementar (BAI). Uma das práticas deste processo permite um correto entendimento da relação entre Informação e Conhecimento: “Organizar e contextualizar Informação em Conhecimento” (BAI08.03): “ Organizar as informações com base em critérios de classificação. Identificar e criar relações significativas entre elementos de informação e possibilitar o seu uso ”;
- Valor – A criação de Valor é o principal objetivo de qualquer Organização e pode ser descrito como a satisfação das necessidades dos stakeholders , garantindo uma otimização do custo dos recursos relacionados e riscos relacionados.
- Não é por uma Organização ter mais Dados que tem mais Informação;
- De nada vale ter Informação se ela não representar Conhecimento (ou inteligência); e
- (Talvez o mais importante!) O Conhecimento não é um fim em si mesmo porque a Organização terá de ter os mecanismos necessários para criar valor a partir desse Conhecimento.
- Diretor de Sistemas de Informação;
- Diretor de Tecnologias de Informação;
- Diretor de Tecnologias de Informação e Comunicações;
- Diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação;
- Diretor de Sistemas Informáticos;
- Diretor de Sistemas ;
- Diretor de Tecnologias;
- Diretor de Informática;
- Diretor de Serviços Informáticos; ou
- CIO.
[1] http://www.ciiwa.pt - Competitive Intelligence & Information Warfare Association [2] Data Management Association International (DAMA), “The DAMA Guide to the Data Management Body of Knowledge” (DMBOK), USA, 2009 Outros artigos do autor:
- LAB GSTI 2.0: Como o COBIT 5 pode ajudar o Papai Noel
- BYOD com Blackberry ou iPhone? Com COBIT 5!
- Os 12 mandamentos para o Profissional de Segurança