Os recursos e habilidades que profissionais de TI precisam para executar de forma eficiente e eficaz atividades do processo de Gerenciamento de Problemas conforme boas práticas ITIL
A gestão de problemas é um processo voltado para a qualidade que tem um papel importante no balanceamento da proatividade em relação a reatividade na operação de serviços de TI. Sua aplicação nas organizações torna-se normalmente uma prioridade assim que o departamento de TI convence-se de que já está com um nível razoável de maturidade na gestão de incidentes.
Há casos, entretanto, em que o processo é adotado prematuramente, e por este ou por outros motivos, é conduzido de forma menos eficaz e eficiente. Este cenário expõe a operação de serviços de TI ao risco de estar trabalhando com uma gestão de problemas que acaba por executar algo parecido com o que faz o gerenciamento de incidentes.
Pensando nisso, criei seis tópicos que podem ajudar a equipe de suporte de TI a avaliar a situação atual do seu processo de gestão de problemas , identificando possíveis gaps e ações necessárias. Denominei os seis tópicos a seguir como recursos e habilidades que são necessários para o Gerenciamento de Problemas . A lista não tem objetivo de pontuar todos os itens e sim apresentar aqueles que com maior frequência são avaliados como ausentes e/ou ineficazes quando o Gerenciamento de Problemas não vai bem.
06 recursos e/ou habilidades ausentes ou ineficientes que com frequência impedem o sucesso do Gerenciamento de Problemas
1) Registros adequados de incidentes
Profissionais que trabalham com a gestão de problemas precisam de um registro completo dos incidentes que funcione como base para investigação da causa raiz.Se o processo de gestão de incidentes não está bem estruturado dentro da organização de TI, os registros podem estar incompletos e/ou com informações que criem dificuldades no momento de rastreá-las ou interpretá-las.
É isso mesmo que você está pensando: amadurecer o processo de gerenciamento de incidentes pode ser um caminho para melhorar a gestão de problemas.
2) Sistema de Gerenciamento da Configuração
Se o seu processo de gestão de problemas é lento, entediante e confuso, pode ser que a causa esteja neste item. Ora, simplesmente você está investigando causas de incidentes sem o apoio de uma visão lógica, o que se parece com investigar causas de acidentes aéreos sem poder consultar o painel de controle.O Sistema de Gestão da Configuração é essencial para eficiência em diagnósticos de problemas.