O QR Code (QRC- Quick Response Code ) está tendo problemas para ser um sucesso, mas vai fazer cada vez mais parte de nossas vidas.
Um grave limitador é que as agências e marcas ainda não aprenderam a explorar o potencial dos QR Codes, pois várias campanhas são mal feitas (já vi QRC até em outdoor, obrigando o cliente a ter uma escada para usar!). A imensa maioria dos QRCs presentes na publicidade brasileira não são funcionais, informativos e nem direcionam os consumidores a lugares interessantes (inclusive, vários links acabam exibindo a mesma informação do anúncio).
Além disso, sem dúvida nenhuma, o principal problema dos QRCs é que os smartphones ainda não vêm de fábrica com um leitor específico, fazendo com que milhões de pessoas não baixem nenhum app “QR code reader” por não saberem nem terem motivo.
Estou em Ibiza na Espanha e aqui estão vendendo pulseiras com QR Codes para as pessoas usarem e passarem seus dados para outros. Ainda não vende nada, mas não duvide que em poucas décadas sejamos obrigados a tatuar o nosso próprio QRC principalmente para pagamentos, controle de viagens e tratamentos de saúde.
Outra coisa que me chama a atenção aqui na Espanha é que muitos locais não aceitam o cartão de crédito American Express. Isso não faz mais sentido, estamos em 2013!!! Todo o pagamento pode ser online, é como se cada loja tivesse seu próprio Paypal e recebesse de seus clientes. A tecnologia está pronta, só falta a cultura ser viabilizada e expandida. E não estou falando de bitcoin e sim de dinheiro real mas este será o tema de um novo artigo.
Bons negócios a todos!
Fred Santoro
33 anos, fã de esportes, música, literatura e tecnologia, claro!
MBA em Marketing pela Macquarie University (Sydney – Austrália)
e Administrador pela UFBA
Diretor da Allvivus Vídeos Lucrativos e Mídia in the Box
Consultor de Marketing para Grupo NTK Solutions, meios de Pagamento
Foi Diretor dos eventos Carnacelona e Salvador Weekend e ganhador do Prêmio Universicria de Marketing Esportivo do E.C. Bahia em 2000.
Instagram: @fredsantoro
fredsantoro.blogspot.com.br