Eu sou fã de apps mobile, trabalho com esses programinhas há alguns anos e sou fissurado por eles ao ponto de testar dezenas por mês. O detalhe mais importante para o sucesso de um app é que ele seja funcional . Se o app não ajudar o usuário de alguma forma, ele será inevitavelmente deletado.
Um app não pode ser só informativo, ele precisa ser útil; seja para calcular as compras do churrasco (Skol), reconhecer músicas (Shazam), paquerar (Tinder), se transformar em lanterna, controle remoto, TV, dentre outras infinitas possibilidades. Algumas razões para Marcas investirem em apps:
- Fazer parte da vida do consumidor de uma forma positiva, dando uma força nos mais diversos momentos.
- Divulgar produtos e serviços, principalmente novos para não incomodar o cliente com informações repetidas.
- Manter o usuário dentro de seu ambiente, permitindo receber notificações a qualquer momento inclusive de acordo com a localização do cliente. (ex: A Nescau pode enviar um código promocional para uma mãe assim que ela entrar num supermercado.)
- Realizar pesquisas de mercado, promoções e sampling de produtos.
- Versões mobile de sites não funcionam bem.
Outra coisa muito importante: o app tem que ser integrado pelo menos ao Facebook para gerar mais divulgação e participação. Além disso, é fundamental promover uma comunicação nas App Stores, Youtube (vídeo tutorial / institucional), Google e redes sociais além de outros meios tradicionais para o sucesso de um app.
Finalizando, para lidar com o PC, nós temos 10 dedos e para operar o smartphone, só trabalhamos com um e em algumas poucas vezes, dois dedos. Portanto, lembrem-se, todo app tem que ser muito SIMPLES !!!
Bons negócios e Grandes Ideias a todos!!!
Veja outros artigos do autor: