As grandes marcas consolidadas tem uma única coisa em comum: legião de fãs. Clientes e consumidores trocam facilmente de fornecedores, mas os fãs não.
Coca Cola
As marcas que são os fenômenos mundiais mais recentes são iPhone e Red Bull. Se tratam de dois produtos que literalmente reinventaram o mercado criando novas categorias e paradigmas. Sabemos que existem bebidas menos prejudiciais que o Red Bull e smartphones mais poderosos que o iPhone, porém suas estratégias e esforços de Marketing têm sido imbatíveis em criar fãs fervorosos.
A boa notícia é que atualmente não é mais necessário ter orçamentos astronômicos para a geração de fãs, as redes sociais facilitam muito este processo. Para terem uma ideia, só a Fan Page oficial da Red Bull no Facebook tem 40 milhões de Curtidas , tirando as páginas nacionais, de fãs, de eventos, grupos etc...
Existem várias formas para atrair fãs para a Fan Page de sua marca além dos tradicionais anúncios pagos com promoções.
Uma solução muito interessante foi criada pela empresa paulista Allvivus ( www.allvivus.com ), pioneira em vídeo-commerce no Brasil. A Allvivus realiza transmissões de eventos ao vivo pela web e seus desenvolvedores inventaram um controle de acesso inédito aos vídeos que faz com que o usuário tenha que Curtir a Fan Page da Marca para poder assistir. Empresas como Sony, Adidas e Cultura Inglesa já usaram este inovador sistema que gera um relatório com dados sobre os usuários, interessantíssimo para CRM. Obviamente, eles também oferecem a opção “Pagar para Assistir” o que gera Receitas extra com enormes margens de lucros para palestrantes e artistas, que desta maneira conseguem monetizar seus seguidores.
Outra solução bem interessante é o app Yes! Ganhei ( https://www.facebook.com/yesganhei ) que organiza sorteios para empresas no Facebook e já tem 1,5 milhões de curtidas.
Atrair seguidores/fãs para suas redes sociais é muito importante para as marcas pelo poder viral de cada Curtida/Compartilhada, para conhecerem melhor seus clientes e também para ter um relatório com métricas perfeitas sobre a eficiência de suas estratégias de comunicação ao organizarem promoções, lançamentos de novos produtos e afins.
Bons negócios a todos!
Fred Santoro
33 anos, fã de esportes, música, literatura e tecnologia, claro!
MBA em Marketing pela M acquarie University (Sydney – Austrália)
e Administrador pela UFBA
Diretor da Allvivus Vídeos Lucrativos e Mídia in the Box
Consultor de Marketing para Grupo NTK Solutions – Meios de Pagamento
Foi Diretor dos eventos Carnacelona e Salvador Weekend e ganhador do Prêmio Universicria de Marketing Esportivo do E.C. Bahia em 2000.
Instagram: @fredsantoro
fredsantoro.blogspot.com.br
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