Por que gerenciar mudanças? (parte 2)
mudança organizacional
Amigos do Portal GSTI, vamos dar continuidade nossa abordagem falando mais um pouco sobre mudanças organizacionais.
Muitas vezes temos falhas, nas alterações ou novas implantações, justamente porque não se tem um bom projeto de suporte a mudança organizacional.
Em uma organização temos muitos ativos e é justamente de um dos principais, pessoas, que esquecemos ou muitas das vezes não damos a devida importância no momento em que necessitamos fazer mudanças nas atividades que atingirão o dia a dia.
Quando vamos trabalhar com mudanças temos que ter uma visão holística da empresa em questão e entender que quando a mudança organizacional acontece existe a importância de uma visão executiva ou seja TOP-DOWN , mas também, não menos importante, necessitamos de nos preocupar com o que chamamos de "mudança nas pessoas", ou seja temos que pensar na mudança individual nos transportando, neste momento, para o lugar dessas pessoas e ter uma visão Bottom-UP .
top down, bottom up
Nos nosso próximos posts vamos abordar os princípios da mudança organizacional, onde vamos falar de:
- Emissores e receptores;
- Resistência e zona de conforto;
- Autoridade para a mudança;
- Sistemas de valores;
- Mudança incremental versus radical;
- A resposta certa não é suficiente;
- A mudança é um processo.
Vejam também:
- Por que gerenciar mudanças?(parte1)
- Mudança de paradigma - Nossa que coisa chata, por que tenho que medir?
- Quem não se comunica se "trumbica": cinco dicas para melhorar a comunicação.
- Trabalho em equipe, mas será que estamos realmente trabalhando?
- Motivação no trabalho
- O processo de aprendizado
- Sou gestor e agora Dicas para um novo gerente