Desvendando o BPM parte 22 - abordagem final da transformação de processos
BPM
Amigos do Portal GSTI, nesta oportunidade finalizaremos nossa abordagem sobre a transformação de processos, não podemos deixar de lembrar que estamos nos baseando no guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® ( ABPMP ) versão 2.0. 2009.
Avaliação
- Em conjunto com a avaliação de desempenho do processo de negócio é uma boa prática a análise da avaliação do desempenho financeiro e operacional durante a fase de implementação de processo de negócio.
Controle de qualidade
- Testes funcionais de fluxo de trabalho para cada tarefa do processo, nova ou revisada, sendo ela automatizada ou manual, fazendo uma avaliação independentemente com o intuito de verificar se s uas saídas satisfazem os requisitos e se o tempo de ciclo esperado é alcançado.
- Testes de integração que avaliam a interoperabilidade entre componentes de processos inter funcionais relacionados ao BPM.
- Testes de stress que são executados para avaliar a habilidade de pessoas, software e hardware para completar transações com um alto volume de demandas, com um conjunto típico de tarefas executadas concorrentes.
- Teste de usabilidade que são executados por uma amostra dos executores representativos de processos de negócio com o intuito de identificar melhorias priorizadas para a versão atual ou uma próxima.
- Teste de aceitação que avalia a operação de todos os componentes, manuais e automatizados, incluindo a participação de usuários chaves do processo de negócio.
Papéis da implementação
- Instrutores de BPM para treinar e especializar o pessoal envolvido;
- Consultores de desenvolvimento organizacional;
- Especialistas em testes de processos de negócio;
- Gerente de Repositório de Processos de Negócio para implementar modificações requeridas em processos de negócio e regras de negócio;
Sustentando o ciclo de vida BPM
- A conclusão do PIR (avaliação pós implementação) não necessariamente indica o fiinal do ciclo de vida BPM.
- O monitoramento continuo de processos de negócio novos e/ou revisados com o intuito de identificar:
- possíveis problemas;
- Oportunidades adicionais de melhoria dos processos a serem avaliadas.
- Um dos papeis da equipe de suporte de BPM é ajudar a descobrir como também aprender com novas oportunidades assim novos problemas relacionados a processos de negócio.
Atividades típicas de manutenção de processos
- As melhorias do processo de negócio resultam em novas funcionalidades que tem em seu principal objetivo a geração de valor para os donos de processo de negócio assim como os clientes da organização.
- Executores e donos dos processos atuais(as is) também podem sugerir modificações que deverão ser avaliadas e/ou consideradas.
- O aprendizado e a experiência diária com a execução do processo de negócio pode levar a eficiência ou a oportunidades para redução do tempo de ciclo de processos assim como a diminuição dos custos operacionais podendo levar ao aumento da satisfação e lealdade dos clientes.
Finalizamos assim nossa abordagem sobre transformação de processos em nosso próximo post começaremos a abordagem sobre Organização de Gerenciamento de Processo.
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